Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Diversidade, Equidade e Inclusão. Estamos preparados para mais esse desafio?

Luiz Alberto Marinho de Luiz Alberto Marinho
9 de dezembro de 2021
no Artigos, Destaque do dia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
"Diversidade, Equidade e Inclusão. Estamos preparados para mais esse desafio?''

De um tempo para cá tem aumentado a quantidade de empresas brasileiras que citam em seus relatórios trimestrais iniciativas relacionadas com a sigla ESG (Environmental, Social & Governance, ou Ambiental, Social e Governança, em português). Algumas dessas empresas são movidas pela convicção de que devem colaborar efetivamente para o bem-estar da sociedade e do planeta. Outras, por conveniência, em função da pressão de consumidores, em especial as novas gerações, ou do mercado.

Pesquisa recente feita pela KPMG em diversos países, inclusive no Brasil, mostrou que 1 em cada 4 consumidores leva em consideração pelo menos um aspecto de ESG ao decidir por uma compra. Outro estudo, esse promovido pela PwC nos Estados Unidos, revelou que 86% dos trabalhadores dão preferência para empresas que se importam com as mesmas questões que eles. Finalmente, os investidores valorizam mais as ações de companhias com boas práticas empresariais.

Tudo isso tem feito com que empresas nacionais, incluindo varejistas e shoppings, comecem a divulgar mais suas atividades pela melhoria da vida das pessoas e do meio ambiente, o que é excelente. No entanto, em um dos aspectos mais espinhosos do ESG ainda estamos todos distantes do ideal. Falo de outra sigla, também composta por 3 letras: DEI – Diversity, Equity & Inclusion (Diversidade, Equidade e Inclusão).

Antes de mais nada, vamos definir esses três conceitos?

Diversidade é a presença em um ambiente de representantes de diferentes grupos, o que pode incluir raça, gênero, religião, orientação sexual, etnia, nacionalidade, condição socioeconômica, deficiência, idade, entre outros.

Equidade é um conceito importante, porque sugere uma revisão no discurso tradicional da meritocracia. Significa promover justiça, imparcialidade e igualdade nos procedimentos, processos e na distribuição de recursos por instituições, levando em conta as disparidades existentes na sociedade. Por esse raciocínio, exigir inglês fluente na seleção para um cargo seria perpetuar um sistema que privilegia aqueles que tiveram recursos para estudar em uma escola de idiomas.

Já a inclusão passa por assegurar que as pessoas diversas serão acolhidas e bem-vindas em um determinado ambiente, tendo as mesmas oportunidades de participar nos processos de decisão e desenvolvimento.

Você pode estar se perguntando: por que essa seria a etapa mais difícil do processo de adoção de boas práticas nas empresas. Bem, promover diversidade, equidade e inclusão pressupõe repensar conceitos enraizados em nós, como o papel de homens e mulheres na sociedade e a suposta importância de certas regiões do País em detrimento de outras. Exige respeito aos direitos de todas as pessoas, independente de suas orientações sexuais, características físicas ou capacidades. Os exemplos são intermináveis.

Aos poucos, no entanto, surgem iniciativas relevantes em favor da diversidade, equidade e inclusão em empresas brasileiras, incluindo o universo dos shoppings. Dentre elas, merece destaque a adesão da Aliansce Sonae (Also), uma das principais redes de shopping centers do País, ao MOVER (Movimento pela Equidade Racial).

Hoje, 47 companhias fazem parte do movimento, que surgiu após o assassinato de João Alberto Silveira Freitas, o Beto, por seguranças em uma loja do Carrefour. Dentre essas, várias são varejistas, como Renner, Magazine Luiza, Americanas, McDonald’s, O Boticário, Petz, GPA e o próprio Carrefour. A Also é a única do segmento de shoppings até o momento.

Dentro do programa de Diversidade, Equidade e Inclusão, a Aliansce Sonae realizou neste ano um amplo censo com funcionários próprios e terceirizados, para levantar dados demográficos e avaliar percepções relacionadas a esses temas. Com base nas informações coletadas, será desenvolvido um programa de estímulo à diversidade na empresa, incluindo os cargos de liderança.

O MOVER tem como objetivo criar 10 mil posições de liderança para profissionais negros até 2030, promovendo capacitação e conscientização sobre o tema da equidade racial no Brasil. O fato de haver tantas empresas varejistas e uma de shoppings engajadas nesta causa é animador. Profissionais negros em cargos de liderança nessas empresas podem ajudar na redução significativa da quantidade de situações de preconceito e discriminação que ainda acontecem todos os dias.

A sociedade é diversa e está em franca evolução. Fechar os olhos a essa realidade, pelo motivo que for, é o mesmo que ficar parado no tempo e correr o risco de perder relevância junto a consumidores, empregados e o próprio mercado. A hora é de discutir novas propostas, aprender e evoluir junto. E rápido.

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls.

Imagem: ShutterStock

Postagem anterior

Omnicanalidade ajuda varejistas a superar fronteiras

Próxima Postagem

Casa Riachuelo inaugura sua primeira loja de rua em São Paulo

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls, consultoria de negócios ideal para apoiar a nova geração de centros comerciais.

Relacionados Posts

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp
Inovação

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS
Economia

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês
Tecnologia

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan
Tecnologia

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais
Inovação

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação
NRA Show

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa
Tecnologia

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Casa Riachuelo inaugura sua primeira loja de rua em São Paulo

Casa Riachuelo inaugura sua primeira loja de rua em São Paulo

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.