Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home ESG

ESG é prioridade para 71% das empresas brasileiras de médio porte

Relatório da Grant Thornton mostra que o Brasil se destaca em comparação com a média global

Redação de Redação
10 de setembro de 2024
no Economia, ESG, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
ESG é prioridade para 71% das empresas brasileiras de médio porte

O investimento em iniciativas de ESG é uma das prioridades para 71% das empresas brasileiras de médio porte. A constatação foi feita pela Grant Thornton na última edição do relatório trimestral International Business Report (IBR).

O estudo, realizado com 5 mil empresários de todo o mundo, apresenta uma leve queda de 2 pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre deste ano. Apesar disso, o tema demonstra sua relevância para o mercado nacional, que se destaca em comparação com as médias da América Latina (56%) e global (58%).

“Essas novas regras de reporte de sustentabilidade direcionam as discussões e prioridades da agenda ESG dentro das Companhias e contribuem muito para desenvolvimento econômico sustentável”, afirma Daniele Barreto e Silva, especialista em ESG na Grant Thornton.

As práticas ESG são consideradas uma importante ferramenta estratégica para as empresas que desejam se destacar no mercado. A inclusão do relatório de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade coloca a agenda ESG como um pilar para o crescimento dos negócios, assim como para a reputação.

“Atualmente, a prática de sustentabilidade, em grande parte das Companhias, acontece de forma vertical e não dialoga da forma devida com todas as áreas e processos. Os requisitos de reporte das normas IFRS S1 e S2 exigem uma gestão integrada de informações, que envolvem diferentes expertises, departamentos e comitês, e incentiva que a pauta seja vista de forma transversal,” complementa Daniele.

Ao medir as intenções de investimento das empresas em branding, no contexto de comunicação e reputação, o IBR aponta que 77% dos empresários brasileiros pretendem investir na área nos próximos 12 meses, um valor acima da média global (57%) e da América Latina (62%).

“Comunicar de maneira eficaz as ações e resultados, esclarecendo as correlações entre as informações de sustentabilidade materiais e as demonstrações financeiras, é fundamental para demonstrar o compromisso com práticas de menor impacto socioambiental e construir uma relação maior de confiança com os públicos de interesse, além de fortalecer a reputação e atrair mais investimentos”, acrescenta a executiva.

O comprometimento com a sustentabilidade traz impactos positivos em diversos aspectos, sendo um deles a atração e retenção de talentos. A pesquisa “A importância da agenda de ESG para universitários”, também realizada pela Grant Thornton Brasil, mostra que 77% dos entrevistados demonstram interesse em deixar de trabalhar em uma empresa que não atenda aos critérios legais e de mercado relacionados à ESG

“A nova geração tem uma preocupação muito característica com valores e convicções, por isso, a competitividade no mercado atual exige que as empresas adotem práticas sólidas e que se adequem ao futuro. Consumidores cada vez melhor informados buscam marcas que demonstrem um compromisso genuíno com a sustentabilidade, valorizando iniciativas de governança, ética e transparência”, aponta Daniele.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Aēsop, marca de luxo adquirida pela L’Oreal, encerra operações no Brasil

Próxima Postagem

Prezunic adota o formato pet friendly em mais 13 lojas da capital fluminense

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Nuvemshop amplia portfólio com novas ferramentas para lojistas online
E-commerce

Nuvemshop amplia portfólio com novas ferramentas para lojistas online

25 de maio de 2025
OLX Magic usa IA para transformar marketplace em assistente de compras do consumidor
Inovação

OLX Magic usa IA para transformar marketplace em assistente de compras do consumidor

25 de maio de 2025
Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil
Indústria

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

24 de maio de 2025
Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar
Inovação

Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

24 de maio de 2025
JBS defende ação de setores público e privado para regularizar propriedades rurais
Economia

JBS recebe aval de acionistas para lançar ações nos EUA

24 de maio de 2025
Simples
Economia

Receita prorroga data de vencimento para pagamento do Simples apurado em abril

24 de maio de 2025
BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre
Economia

BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

24 de maio de 2025
Shopping Metrô Tatuapé terá espaço gourmet com Coco Bambu, Outback e Madero
Notícias

Shopping Tatuapé terá espaço gourmet com restaurantes como Coco Bambu, Outback e Madero

24 de maio de 2025
Próxima Postagem
Prezunic adota o formato pet friendly em mais 13 lojas da capital fluminense

Prezunic adota o formato pet friendly em mais 13 lojas da capital fluminense

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Nuvemshop amplia portfólio com novas ferramentas para lojistas online

Nuvemshop amplia portfólio com novas ferramentas para lojistas online

25 de maio de 2025
OLX Magic usa IA para transformar marketplace em assistente de compras do consumidor

OLX Magic usa IA para transformar marketplace em assistente de compras do consumidor

25 de maio de 2025
Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

24 de maio de 2025
Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

24 de maio de 2025
JBS defende ação de setores público e privado para regularizar propriedades rurais

JBS recebe aval de acionistas para lançar ações nos EUA

24 de maio de 2025
Simples

Receita prorroga data de vencimento para pagamento do Simples apurado em abril

24 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.