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NRF Big Show 2024: o que esperar do maior evento de varejo do mundo?

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
11 de janeiro de 2024
no Artigos, Destaque do dia, NRF Retail's Big Show
Tempo de leitura: 5 minutos
NRF Big Show 2024: o que esperar do maior evento de varejo do mundo?

Para os grandes varejistas brasileiros, o mês de janeiro tem um ponto de encontro: a NRF Big Show, o maior evento do setor no mundo. Eles estão sempre entre as maiores delegações estrangeiras em Nova York, garantindo que o português seja muito ouvido pelos corredores do Jacob Javits Center.

Há 10 anos, eu acompanho o evento e é uma oportunidade de analisar o que aconteceu na temporada de fim de ano e fazer um checkpoint, conferindo se as tendências dos anos anteriores amadureceram ou ficaram pelo caminho. Da mesma forma, o evento é a ocasião em que novas tendências ganham corpo.

Dois tipos de tendências 

Nem toda inovação do varejo é um cometa que surge, deixa um rastro enorme e vai embora. Muitas vezes, ela evolui um pouco por vez, gradativamente, ganhando força, até realmente acontecer.

Ao mesmo tempo em que o evento identifica tendências ainda “não maduras”, também consolida conhecimentos e debates de tecnologias já aplicadas e seus resultados. Por exemplo, há dois anos, no pico da variante ômicron da covid-19, a NRF Big Show discutia o então nascente Metaverso, e tratava de assuntos que hoje são extremamente relevantes e seguem em alta no varejo: transformações no Supply chain, o novo papel da loja física, ecossistemas de negócios, ESG, cultura e liderança.

Com certeza, os negócios tiveram que repensar a cadeia de suprimentos e as lojas físicas, além de incorporar questões de sustentabilidade e impacto social, ao mesmo tempo em que construíam parcerias com outras empresas e capacitavam seus líderes.

Já na edição do ano passado, o evento manteve a importância dos ecossistemas, o papel da loja, ESG e a cultura e liderança como temas essenciais para o futuro do varejo, ao mesmo tempo em que incorporou novas questões, entre elas, a hipercustomização, conveniência, qualidade dos dados, retail media e a importância estratégica dos colaboradores.

O que podemos esperar da NRF Big Show 2024?

E o que, afinal de contas, deverá ser destaque no maior evento de varejo do mundo? Com 11 palcos e 19 keynote speakers, além de 175 sessões de palestras e quase 30 mil metros quadrados de área de exposição com mais de 1.000 fornecedores de produtos e serviços, eu tenho a sensação de que pode ser uma das melhores edições da NRF Big Show dos últimos cinco anos.

E por que eu tenho toda essa expectativa?

O varejo vem em uma transformação tão intensa que precisamos, mais do que nunca, de um fórum para consolidar todas as diferentes visões sobre a inovação, a transformação, a tecnologia e as pessoas. E onde 40 mil pessoas se encontram para discutir o que vem ocorrendo no setor e projetar o futuro, as coisas acontecem.

O que certamente será destaque nesta edição do evento:

Experiências que engajem os clientes

Não basta ter produto e preço, pois esses fatores são copiáveis. A real diferença está no encantamento do cliente. Isso passa pela construção de uma experiência completa, que conecta digital e físico, passa pelos profissionais de vendas, usa intensamente a tecnologia para entender o que o consumidor deseja e depende de processos muito bem amarrados para que funcione muito bem.

O maior desafio do varejo é conseguir entregar experiências incríveis, até porque pessoas diferentes têm reações diferentes diante de uma mesma proposta de valor. O mesmo cliente pode também reagir de forma distinta, de acordo com o que ele busca em cada momento. Isso só será possível com o uso intensivo de dados e olhar fixo no indivíduo.

Hiperpersonalização

Varejistas líderes em todo o mundo estarão nos palcos do evento – e seus casos de sucesso contarão com pitadas de personalização no relacionamento com os consumidores. Esse pode ser um tema forte no evento, pois é uma demanda dos clientes. Hoje em dia, quem é genérico fica pelo caminho.

Conveniência

Essa é outra palavra mágica. Conveniência significa uma experiência simples e prática na hora de comprar um produto. Pode se traduzir, no dia a dia, por uma loja na esquina de casa, que tem tudo o que o cliente precisa, ou pela entrega super-rápida das compras online. Para acontecer, a conveniência depende de excelência operacional e de entender muito bem que produtos e serviços cada consumidor valoriza.

Social commerce

A evolução do varejo pelas mídias sociais, como o live commerce, o uso do WhatsApp para consumo e outros canais digitais, ocupa um papel essencial no relacionamento com os clientes. Por isso, será um ponto de destaque nos painéis do evento.

Retail media

O uso de plataformas digitais de mídia proprietária ganhou muito espaço no último ano, especialmente, no varejo americano. As maiores redes de supermercados têm uma operação consistente de retail media, e o Brasil já vem acompanhando essa tendência. É uma oportunidade imensa de obter mais informações sobre os clientes e monetizar essa base de informações, fazendo com que a indústria consiga apresentar suas ofertas e promoções para o público certo, na hora certa.

Inteligência Artificial

É claro que a NRF Big Show vai falar de Inteligência Artificial (IA) – tem sido assim em todo evento de negócios no mundo no último ano. Mais ainda: espero um mergulho em como ela pode ser usada, em todas as suas vertentes, para entregar melhores promoções, ofertas, produtos, eficiência operacional, comunicação com o cliente e resultados.

Mais do que conhecer a aplicação de IA Generativa, o foco deve estar em como esse arsenal de ferramentas ainda pouco conhecidas pode aumentar o nível de automação de processos do varejo, aumentando eficiência e gerando mais oportunidades para que o time de vendas se relacione melhor com os clientes, sem desconsiderar os limites éticos. E, claro, venda muito mais.

E não para por aí. Espero poder encontrar discussões que permeiem a tríade do futuro da IA: ética, aplicabilidade e regulação. Estamos passando da era da informação para a era da imaginação, em que nossa criatividade e imaginação individual e coletiva se tornam os principais criadores de valor econômico em comparação com as principais atividades da era da informação, quando a análise e o pensamento, e o armamento disso, eram os impulsionadores do valor.

O maior evento de varejo do mundo está às portas – teremos dias intensos, de muita troca de conhecimento e geração de insights. Você está preparado para transformar seu negócio neste ano?

Carlos Alves é vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

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