Com um público formado por 76% de mulheres, a Vintimtim quer disputar uma fatia do mercado da cerveja e outros drinks com suas taças de vinho. Com preço médio de venda ao consumidor entre R$ 26 e R$ 30, a taça, de poliestireno cristal, pode ser levada a lugares onde garrafas e taças de vidro não chegam.
A Vintimtim busca aproveitar a praticidade da dose única e pronta, do tipo abriu bebeu, como nos modelos de tampa twist-off que apareceram nas cervejas long neck, e atrair um público que busca por produtos práticos e convenientes para o seu estilo de vida agitado, como jovens profissionais urbanos entre 25 e 45 anos que apreciam variedade e não abrem mão de tomar o seu vinho sem ter que abrir uma única garrafa.
“Estamos oferecendo uma opção a cerveja e outros drinks. O nosso negócio não é concorrer com o vinho. É concorrer com a cerveja e outros drinks. É pegar um pedacinho desse mercado”, diz Henrique Congo, presidente da Vintimtim.
A ideia é servir como uma opção para quem não bebe cerveja e para os estabelecimentos que não costumam ter uma carta de vinho. Inclusive, a Vintimtim é procurada por choperias para colocar sua taça na mesa para acompanhar quem está tomando chope.
“Algumas choperias procuram a gente porque, quando vai um casal, muitas vezes, a mulher não acompanha e acaba indo embora mais rápido porque não tem o que tomar. Também estamos em bares e restaurantes que não têm uma carta vasta de vinho, como um restaurante japonês”, diz Congo.
Modelo de negócio
Criada em 2022, a Vintimtim saiu do mercado B2B e mudou seu modelo de negócio, em julho de 2023, para expandir por meio de franquias. “Fomos para o varejo e ficamos mais perto do nosso consumidor através do franqueado, enquanto focamos no marketing, na produção e na criação de conteúdo”, afirma Congo.
Atualmente, a Vintimtim conta com 8 franquias, com a expectativa de chegar a 40 até o final deste ano. Cada franqueado recebe 10 geladeira, que podem ser colocadas em pizzarias, delivery, salão de cabeleireiro, esmaltaria, lojas de sapato, butique de carnes, lavanderias, entre outros pontos de venda.
As taças também podem ser levadas em eventos, shows, hotel, feiras, eventos, aniversário e casamentos. “Queremos quebrar o paradigma de que é preciso se sentar para tomar um vinho. Você pode beber uma taça de vinho onde estiver, enquanto estiver comprando um sapato ou esperando a roupa uma lavanderia autônoma, por exemplo”, afirma.
Recentemente, a empresa lançou carrinhos, semelhantes aos de sorvete, para a venda de taças de vinho nas praias. Com ticket médio maior, de R$ 28, foram vendidas 1 mil unidades no primeiro mês.
Expansão
Para expansão, a Vintimtim pensa em um modelo espiral, a partir de São Paulo, que possui o maior mercado em número de consumidores.
A partir de uma ferramenta geoeconômica, a empresa identifica a quantidade de consumidores, o poder aquisitivo, gênero e hábitos de consumo em determinada região. “Com essas informações, colocamos pessoas em campo para verificar um lugar que faz sentido para o nosso produto e nosso ticket. Que tenha gente, poder aquisitivo e o público que a gente procura”, afirma Congo.
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