Meta anuncia nova geração de chips de IA em corrida pelo domínio da tecnologia

A nova versão do MTIA duplica a largura de banda de computação e memória

A Meta apresentou nesta quarta, 10, sua nova geração de chips otimizados para processamento de inteligência artificial (IA). Esses componentes são projetados para impulsionar modelos de classificação e recomendação de anúncios nas plataformas Facebook e Instagram, prometendo um desempenho superior em comparação com a geração anterior.

No ano passado, a companhia já havia lançado a primeira versão do Meta Training and Inference Accelerator (MTIA), o primeiro acelerador de inferência de IA da Meta, otimizado para modelos de recomendação de aprendizagem profunda. Inferência é o processo que ocorre após o treinamento, quando um modelo de IA aplica seu conhecimento prévio para tirar conclusões a partir de novos dados.

A nova versão do MTIA duplica a largura de banda de computação e memória. A arquitetura do chip é focada em equilibrar computação, largura de banda e capacidade de memória para servir modelos de classificação e recomendação de forma mais eficiente.

O chip MTIA já está em uso nos data centers da Meta, atendendo modelos em produção. Os resultados iniciais indicam que o MTIA pode lidar com modelos de classificação e recomendação de complexidade variada, proporcionando maior eficiência em comparação às unidades de processamento gráfico (GPUs) comerciais.

O investimento em chips personalizados proprietários mostra que a companhia está buscando autossuficiência em uma indústria dependente de empresas terceiras, como a Nvidia, que despontou como a principal fornecedora de hardware para IA, apresentando um crescimento meteórico de suas ações e se tornando a 3ª empresa mais valiosa dos EUA.

Apesar dos investimentos em tecnologia própria, Mark Zuckerberg afirmou neste ano planos para comprar 350 mil chips H100 da Nvidia, uma GPU otimizada para o processamento de IA.

Com informações de Estadão Conteúdo (Henrique Sampaio).
Imagem: 

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist