Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Venda B2B: aponte para as necessidades mais urgentes!

Jean Rebetez de Jean Rebetez
11 de julho de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Venda B2B: aponte para as necessidades mais urgentes!

Parece senso comum nas vendas B2B mirar as necessidades mais urgentes dos seus clientes. No entanto, trabalhando com dezenas de empresas de médio e grande porte, nós, especialistas em consultoria, invariavelmente vimos muitas empresas negligenciando este fato.

É muito comum empresas trabalharem seus “prospects” por segmento, porte, personas, geografia, número de empregados, receita anual, anos de atuação, parâmetros bem estruturados e que são importantes, mas que de alguma maneira deixam de lado o que as empresas têm de dor mais urgente a resolver e que poderia resultar em resultados mais imediatos para os clientes.

Ou seja, buscar identificar as reais e urgentes necessidades dos seus clientes. Juntar toda informação necessária das reais necessidades dos seus clientes requer olhar além dos seus parâmetros típicos, passando por ter a iniciativa em falar sobre elas com seus clientes. O propósito é identificar “dores” não reveladas que impactam a produtividade ou ainda a sobrevivência deste negócio, como, por exemplo:

  1. Frustração de ações tomadas recentemente que não foram endereçadas corretamente e que poderiam acelerar o negócio.
  2. Objetivos claros, consistentes, razoáveis e mensuráveis foram estabelecidos? Os objetivos mudaram recentemente?
  3. O que está emperrando o negócio? Qual é a magnitude destes impactos?
  4. Em termos de ambiente o negócio, está experimentando alguma consolidação da indústria, algum cenário diferente está por vir?
  5. Quanto a tecnologia e automação, qual foi o impacto sentido em sua organização que pode impedir o seu desenvolvimento em comparação com seus concorrentes?

Esse “assessment” ou diagnóstico prévio é vital para a identificação das necessidades mais urgentes de um cliente e que podem ser classificadas ou priorizadas por impacto e ordem de necessidade.

  1. Aqueles com necessidades mais urgentes. Conseguimos priorizá-los no mercado em que atuamos atuando principalmente com este grupo?
  2. Necessidades não tão urgentes. Conseguimos convencer este grupo de clientes de que suas necessidades são urgentes?
  3. Necessidades já trabalhadas. Há espaço para rever, repensar o que foi endereçado, realizar uma revisão?
  4. Aqueles que não enxergam as necessidades. É possível convencê-los do quão necessárias determinadas ações são importantes para o desenvolvimento do negócio?

Importante para qualquer estratégia de vendas é testá-la. Testar novos parâmetros pode levar ao sucesso da equipe de vendas, direcionando de maneira mais precisa os esforços nesta área.

Treinamento focado em desenvolver esse novo “approach” também é essencial, instrumentalizando o olhar além dos parâmetros usuais para mirar as reais necessidades do cliente e, de fato, um olhar muito mais centrado no cliente e suas dores reais.

Jean Paul Rebetez é sócio-diretor da Gouvêa Consulting.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

NBA inaugura 25º ponto de venda no Brasil, e o país já é o terceiro com mais lojas oficiais

Próxima Postagem

McDonald’s inaugura unidade temática em homenagem à comunidade japonesa

Jean Rebetez

Jean Rebetez

Jean Paul Rebetez é sócio-diretor da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

Relacionados Posts

Conexão, ancestralidade e ingredientes do Brasil ganham espaço na alimentação
Foodservice

Conexão, ancestralidade e ingredientes do Brasil ganham espaço na alimentação

2 de junho de 2025
Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas
Artigos

Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas

2 de junho de 2025
Track&Field inaugura pop-up com TFC Food&Market em condomínio de luxo nos Jardins
Varejo

Track&Field inaugura pop-up com TFC Food&Market em condomínio de luxo em São Paulo

2 de junho de 2025
The LED combina mídia inteligente e dados para potencializar o ponto de venda
Retail Media

The LED combina mídia inteligente e dados para potencializar o ponto de venda

2 de junho de 2025
Antonio Carlos Pipponzi: "O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro"
Varejo

Antonio Carlos Pipponzi: “O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro”

1 de junho de 2025
Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita
Economia

Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita

1 de junho de 2025
Carrefour ações
Supermercados

De IPO bilionário a saída discreta, Carrefour deixa B3 com valor de mercado 44% menor

31 de maio de 2025
Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

31 de maio de 2025
Próxima Postagem
McDonald's

McDonald’s inaugura unidade temática em homenagem à comunidade japonesa

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

RD Saúde atinge a marca de 400 salas de vacinação e planeja 350 novas lojas neste ano

RD Saúde atinge a marca de 400 salas de vacinação e planeja 350 novas lojas neste ano

2 de junho de 2025
Comércio deve ter crescimento de 4,8% no faturamento no Dia dos Namorados

Comércio deve ter alta de 4,8% no faturamento no Dia dos Namorados, aponta FecomercioSP

2 de junho de 2025
Sanofi comprará a Blueprint Medicines por até US$ 9,5 bi para impulsionar fornecimento

Sanofi comprará a Blueprint Medicines por até US$ 9,5 bi para impulsionar fornecimento

2 de junho de 2025
Nestlé escolhe Aeroporto de Guarulhos para inaugurar a primeira loja da Ninho no mundo

Nestlé escolhe Aeroporto de Guarulhos para inaugurar a primeira loja da Ninho no mundo

2 de junho de 2025
diesel

Diesel cai 2,8% em maio em SP com tendência de queda entre os combustíveis

2 de junho de 2025
Petrobras reduz em 5,6% preços de gasolina para distribuidoras a partir da terça-feira, 3

Petrobras reduz em 5,6% preços de gasolina para distribuidoras a partir da terça-feira, 3

2 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.