Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A importância da cibersegurança para o mercado conversacional

Carlos Carvalho de Carlos Carvalho
11 de outubro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
A importância da cibersegurança para o mercado conversacional

À medida em que a sociedade se torna cada vez mais digital, o comércio conversacional se alinha com as preferências dos consumidores por comunicações instantâneas e interações online. Com essa evolução, os aplicativos de mensagens se tornaram ferramentas de comunicação ubíqua, não apenas para interações sociais, mas também para negócios.

Ao mesmo tempo em que empresas adotaram diversos aplicativos e soluções de mensagens instantâneas para se conectarem com clientes e parceiros de negócios, precisamos estar atentos aos riscos, ao considerarmos estes novos canais de comunicação para interações comerciais como parte dos negócios.

De acordo com o recente relatório publicado pela Yalo e realizado pela International Data Corporation (IDC), 95% das empresas no Brasil utilizam o WhatsApp como ferramenta para comunicação. Com outros dados mostrando que os consumidores vêm trocando o e-mail por aplicativos de mensagens instantâneas e redes sociais, é importante notar que, embora essas plataformas tomem medidas significativas para garantir a segurança dos usuários, a cibersegurança é uma responsabilidade compartilhada.

Os usuários também devem adotar boas práticas de segurança, como o uso de senhas fortes e únicas, a ativação da autenticação de dois fatores e a vigilância contra tentativas de phishing, para garantir sua própria segurança ao usar essas plataformas de mensagens.

Com o comércio conversacional desempenhando papel fundamental na construção de relacionamentos sólidos com os clientes, na melhoria da experiência e no aumento das vendas, à medida que a tecnologia continua evoluindo e as preferências dos consumidores mudam, as empresas precisam investir em segurança digital para sustentarem essas novas estratégias de negócio, assegurando a permanência e prosperando neste mercado cada vez mais competitivo e digitalizado.

Os riscos associados ao WhatsApp, Slack, Discord e demais plataformas, como questões de segurança e conformidade, não podem ser subestimados. As empresas devem adotar uma abordagem equilibrada, utilizando essas e outras soluções de forma responsável, mantendo a segurança dos dados e garantindo o cumprimento das regulamentações.

Afinal, além das questões sobre segurança, a linha tênue entre interações úteis e spam é facilmente ultrapassada e o envio excessivo de mensagens pode alienar os clientes e levar à percepção negativa da marca.

Sem contar que mesmo criptografadas de ponta a ponta, o que significa que apenas o remetente e o destinatário podem ler o conteúdo da mensagem, ainda existem muitas preocupações sobre a segurança dos dados transmitidos por conta do vazamento de informações confidenciais, que representam um risco significativo para empresas, além das questões relacionadas ao armazenamento dessas informações. 

Outros fatores que exigem atenção e investimento em tecnologia são os benefícios da automação por meio de chatbots e assistentes virtuais, mesmo que o foco esteja na interação humana. Eles permitem que as empresas lidem com um grande volume de interações de forma eficiente, liberando tempo para interações mais complexas que exigem toque humano. A melhoria e aumento na capacidade em responder perguntas dos clientes e o fornecimento de informações em tempo real estão diretamente relacionados ao aumento na confiança dos clientes e, consequentemente, à melhoria nas taxas de conversão de vendas.

Com a sociedade se tornando cada vez mais digital, o comércio conversacional se alinha com as preferências dos consumidores por comunicações instantâneas e interações online, obrigando as empresas a investirem em cibersegurança para adotarem essa abordagem e atenderem às expectativas de seus clientes.

Ao fazê-lo da maneira correta e segura, podemos aproveitar ao máximo as vantagens destes poderosos canais de comunicação, mantendo a confiança dos clientes e protegendo a reputação da empresa no mundo digital em constante evolução.

Carlos Carvalho é CEO da Truppe!
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

A revolução da experiência do cliente: como a Inteligência Artificial está moldando o futuro

Próxima Postagem

Marca brasileira de cosméticos e perfumaria Avatim inaugura primeira loja física fora do País

Carlos Carvalho

Carlos Carvalho

Carlos Carvalho é CEO da Truppe!, empresa especializada na alocação de profissionais e apoio estratégico da área de tecnologia. Tem mais de 20 anos de experiência na área de TI, atuando em empresas nacionais e multinacionais, nas verticais de indústria, varejo, finanças, saúde, consultorias e serviços. ​

Relacionados Posts

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Avatim

Marca brasileira de cosméticos e perfumaria Avatim inaugura primeira loja física fora do País

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.