Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Oportunidade para 2019! Quando a categoria vira loja – Parte 2

Alexandre Machado de Alexandre Machado
12 de fevereiro de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Gestão
Tempo de leitura: 3 minutos
Oportunidade para 2019! Quando a categoria vira loja – Parte 2

Hoje falaremos mais sobre uma estratégia de extrema relevância tanto para indústrias que desejam atuar em canais diretos, quanto para varejistas multicategorias que desejam repensar canais e formatos de loja. E também como transformá-la em execução. Denominamos esse movimento estratégico de Plataforma Mono Categorias.

Jean Paul Rebetez iniciou essa conversa no artigo “Oportunidade para 2019! Quando a categoria vira loja” onde introduziu o tema e compartilhou um recente formato de loja do Grupo Pão de Açúcar, o Adega.

Antes que pense que estamos falando de Inovação já adianto que não! Estamos falando de Renovação. E o mais bacana disso é que movimentos como esse estão alinhados às grandes transformações nas empresas. Já dizia JP, “As ideias disruptivas que até então eram consideradas de longo prazo e de execução planejada, agora são aquelas ideias e iniciativas que são encaradas no curtíssimo prazo, AGILE!”.

A síntese é antes de Inovar, Renove. Ou seja, antes de partir do zero e fazer algo novo a companhia deve entender o seu propósito e ampliar o seu potencial. Ou seja, renovar-se. Muitas empresas quando pensam em inovação remetem a coisas inexistentes, algumas vezes inatingíveis, de difícil acesso ou algo muito inesperado. Esse pensamento, aliado ao desalinhamento organizacional, causa frustrações, perdas de tempo e recursos. E a difícil resposta de qual é o tempo ideal para executar o seu projeto.

Mas voltando ao tema central do artigo, essa estratégia já foi usada por empresas como Renner, quando lançou em meados de 2010/ 2011 o formato de loja exclusivo da sua marca de moda jovem Blue Steel, que anos depois passou a se chamar YouCom. Em setembro do ano passado a empresa lançou o formato físico exclusivo da marca Ashua, voltada para moda plus size, que até então era vendida somente na loja virtual.

Isso também aconteceu no final da década de 90 com a marca Bershka, do Grupo Inditex, proprietário da Zara, e que hoje possui mais de mil lojas em dezenas de países.

Se formos falar de marcas exclusivas de indústrias que viraram lojas, a quantidade de exemplos é imensa. Caso tenha tempo e interesse falamos nisso no artigo “Desintermediação que nada. Quem sai ganhando é o consumidor”.

Outro fato interessante dos exemplos recentes é que essas lojas já nascem integradas On/Off e com experiências relevantes para o consumidor na jornada de compra. E isso tem completa relação com a capacidade de conectar pessoas a produtos e serviços em qualquer lugar, sem atrito e de maneira conveniente.

Deixamos algumas perguntas para provocar reflexões:

Por que não temos muitos exemplos de categorias que viraram loja exclusiva? Não fazem sentido?

Quem é praticante de atividades outdoor, ou possui um olhar cuidadoso com o varejo, pode imaginar que seria um tremendo sucesso uma marca como a Quechua, da Decathlon, com um formato exclusivo e compacto, ”desplugado” da loja de departamentos?

Ou uma loja com a linha de produtos exclusivos para casa da marca Tramontina Design Collection?

De certo há desafios relacionados ao alinhamento organizacional e à manutenção da operação no dia-a-dia, concorrendo com as novas iniciativas. O medo de testar e aprender e a falta de conhecimento sobre atalhos para fazer mais rápido e melhor fazem parte deste processo.

Conhecer as limitações, os desafios e se permitir é o ponto de partida. Contar com equipe especializada para acelerar é o meio do caminho. Ser relevante e consistente para o consumidor é a linha de chegada.

NOTA: Nós da GS&Consult somos experts em varejo e relações de consumo. Estamos comprometidos em ajudar as marcas a avaliar e superar esses desafios e apoiamos no desenvolvimento de suas estratégias e na construção de suas operações de varejo e distribuição. Saiba mais no nosso site www.gseconsult.com.br

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Preços do varejo de moda caem em todo o país

Próxima Postagem

Peixe Urbano consolida mudanças e volta a crescer

Alexandre Machado

Alexandre Machado

Luiz Alexandre de Paula Machado é sócio-diretor da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

Relacionados Posts

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
Destaque do dia

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Peixe Urbano consolida mudanças e volta a crescer

Peixe Urbano consolida mudanças e volta a crescer

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

19 de maio de 2025
Microsoft Brasil lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

Microsoft lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

19 de maio de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

19 de maio de 2025
Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

19 de maio de 2025
Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.