Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Israel – Inovação de superação

Elisabete Furtado de Elisabete Furtado
12 de março de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Israel

De acordo com o Global Innovation Index1 2019, Israel integra as dez economias mais inovadoras do mundo e a primeira posição regional (Oriente Médio). Este resultado está atrelado ao depósito de patentes e é oxigenado por muitos fatores dentre os quais o maior patamar global de investimento em P&D: 4,6% do PIB superando a Coreia do Sul segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O país ocupa a 10ª posição do Start Up Ranking que analisa a cena da inovação em 188 países, mas é o primeiro na análise per capta, o que lhe garantiu o título de Nação Start Up pela comunidade empreendedora.

Estes patamares são fortalecidos pelo investimento em educação que faz com que o país se destaque no número de pesquisadores e cientistas com formação STEM: Science (Biologia, Física e Química), Tecnnology (Tecnologia), Engineering (Engenharia), Mathematics (Matemática) formações correlacionadas à promoção de inovação.

Mas muito além das questões usuais o que criou a cena da inovação em Israel é a cultura de superação forjada bravamente na dificuldade, no enfrentamento de adversidades.

Questões históricas como a diáspora, perseguição religiosa, guerras, carências estruturais, recursos naturais insuficientes são alguns aspectos de um complexo contexto. Este ambiente criou uma cultura forte, resiliente, criativa, estudiosa, dedicada, que valoriza o ensino, a pesquisa em que a única opção é a superação.

Se existe um lugar em que o Brasil possa se inspirar é Israel. Podemos aprender como podemos nos superar e criar uma cultura mais forte, como criar em nossas empresas realidades promissoras para a próxima década.

Mas para que inovar? Vivemos uma época em que a inovação é essencial para a sobrevivência empresarial. É necessário inovar não porque se fala muito deste tema, mas porque as pessoas e as empresas, os públicos alvos dos negócios, estão mudando de forma veloz e profunda.

Na prática as empresas deveriam destinar reservas anuais para mudar, transformar, experimentar em suas ofertas ao mercado: novos produtos, novos serviços, novas soluções que as façam acompanhar a contemporaneidade.

Crescimento e transformação hoje são requerimentos essenciais como ter fluxo de caixa. Inovar é um imperativo e uma questão de sobrevivência. Autores importantes de Inovação como Barbieri, J.C. e Alvares, A.C.T. (2003) sinalizam que as empresas que sobrevivem ou crescem são as que introduzem novidades tecnológicas ou organizacionais ao longo do tempo e recordam Freeman e Soete (1997) que pontuam que não inovar é morrer.

Quantas empresas desapareceram nos últimos anos? E por quê? Muitas não conseguiram acompanhar seu tempo (ser contemporâneo), não mudaram, não se inquietaram diante da necessidade de mudança.

As inovações são meios para atingir resultados podendo ser: lucratividade, crescimento ou outros objetivos que podem ser de natureza intangível ou não perceptível (como por exemplo substituição de uma matéria prima tóxica).

Resultado é chave como destacou o Fórum de Inovação EAESP/FGV (2010) ao concluir    que inovação envolve a ideia, a implementação e resultados. A inovação que não for levada à prática e que não trouxer resultados é irrelevante do ponto de vista econômico.

Em linha com esta definição Silvio Meira, um dos expoentes brasileiros de tecnologia e inovação e um dos idealizadores do C.E.S.A.R, reforça: “Inovar é emitir mais e melhores notas fiscais.”

NOTA: A GS&MD, líder em consultoria e serviços no segmento do varejo brasileiro, vem ao longo dos anos proporcionando viagens de negócios com curadoria de palestras, wrap ups, acompanhamento e full support de primeira linha no local de destino. Acesse o site para saber mais como conhecer a cena da inovação em Israel e descobrir novos caminhos para aumentar seus resultados.

1 Fonte:  INSEAD, Cornell SC Johnson College of Business e World Intellectual Property Organization.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Magalu é eleita pela Fast Company como a empresa mais inovadora do Brasil

Próxima Postagem

Páscoa 2020: varejo espera crescimento entre 5% e 10%

Elisabete Furtado

Elisabete Furtado

Elisabete Furtado é CSO da Gouvêa Experience, empresa da Gouvêa responsável pela maior comunidade de debate, educação e inspiração do varejo na América Latina.

Relacionados Posts

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Páscoa 2020

Páscoa 2020: varejo espera crescimento entre 5% e 10%

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.