Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Dia do Consumidor

Dia do Consumidor: Tecnologia transforma relacionamento com consumidor

Redação de Redação
12 de março de 2020
no Dia do Consumidor, Varejista
Tempo de leitura: 2 minutos
Lançamentos de produtos de tecnologia foram acelerados na pandemia

O Dia do Consumidor é celebrado mundialmente em 15 de março para lembrar direitos fundamentais como segurança, informação, escolha e o direito a ser ouvido. Em 2019, a Unilever Brasil,  líder mundial em bens de consumo presente no país há 90 anos, recebeu mais de 2 milhões de mensagens em seus canais de comunicação.

O Consumer Engagement Centre (CEC – Centro de Engajamento do Consumidor), área responsável por esse gerenciamento, trabalha em parceria com marketing, pesquisa e desenvolvimento, qualidade e jurídico para elevar o índice de satisfação com os produtos e oferecer a melhor experiência com as marcas, o que contribui para fidelizar e estreitar o relacionamento com as pessoas.

As mídias sociais são o canal mais escolhido pelo consumidor para interagir com as marcas, representando 60% dos chamados recebidos pelo CEC. 22% preferem o telefone, 12% o e-mail e em menor quantidade existe o contato por chat.

O modo como o consumidor opina sobre os produtos e marcas que adquire se transformou nas últimas décadas com o uso da tecnologia. Em 1998, a Unilever Brasil recebia cerca de 20 mil cartas por mês. Hoje, são 20 mil menções nas redes sociais a cada 3 dias, em média.

E nesse processo de mudança do comportamento do consumidor, o uso da análise de dados e métricas é cada vez mais necessário para monitorar e acompanhar o ambiente digital.

Sugestões, elogios ou críticas postadas pelos consumidores nas redes sociais são avaliadas e contribuem para melhorar os produtos oferecidos e atender às expectativas das pessoas com mais precisão.

Betânia Gattai, gerente do Consumer Engagement Centre da Unilever Latam & Brasil, explica  que o objetivo do SAC é desenvolver a identidade da marca e fortalecer o vínculo com o consumidor. Por isso, o olhar humanizado ainda é fundamental mesmo com os recursos mais tecnológicos.

“Uma marca pode participar da vida de uma pessoa de diferentes maneiras e o nosso papel é oferecer a melhor experiência possível por meio de nossos produtos. O SAC é uma ferramenta imprescindível, pois as pessoas contribuem com ideias o tempo todo.  Estamos abertos para ouvir as sugestões e adaptar os nossos negócios às demandas do consumidor”.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Dia do consumidor: Confira 5 dicas para evitar carrinhos abandonados no seu site

Próxima Postagem

Dia do Consumidor: Cuponeria oferece descontos de até 90%

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Poucos consumidores conhecem seus direitos, mostra pesquisa do Reclame Aqui
Destaque do dia

Poucos consumidores conhecem seus direitos, mostra pesquisa do Reclame Aqui

15 de março de 2024
Avalanche de mensagens pelo Dia Mundial do Consumidor pode prejudicar performance de vendas
Destaque do dia

Avalanche de mensagens pelo Dia do Consumidor pode prejudicar vendas

15 de março de 2024
Marcas se mobilizam na Semana do Consumidor e disponibilizam cupons de até 60%
Destaque do dia

Marcas se mobilizam na Semana do Consumidor e disponibilizam cupons de até 60%

14 de março de 2024
Faturamento do Dia do Consumidor deste ano deve superar o de 2023
Destaque do dia

Faturamento do Dia do Consumidor deste ano deve superar o de 2023

12 de março de 2024
Varejo cresce 3,93% em 2024, mas Ibevar vê expansão sustentável como instável
Destaque do dia

Dia do Consumidor: 64% dos brasileiros pretendem fazer compras

12 de março de 2024
Infracommerce registra aumento do varejo online e empresas faturam 21% a mais no Dia do Consumidor
Destaque do dia

Infracommerce registra aumento do varejo online e empresas faturam 21% a mais no Dia do Consumidor

27 de março de 2023
Omnichannel pode ser um diferencial em datas como o Dia do Consumidor
Destaque do dia

Omnichannel pode ser um diferencial em datas como o Dia do Consumidor

15 de março de 2023
Shopee prepara maior campanha do semestre no Dia do Consumidor
Destaque do dia

Shopee prepara maior campanha do semestre no Dia do Consumidor

6 de março de 2023
Próxima Postagem
Dia do Consumidor

Dia do Consumidor: Cuponeria oferece descontos de até 90%

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Microsoft Brasil lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

Microsoft Brasil lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

19 de maio de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

19 de maio de 2025
Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

19 de maio de 2025
Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.