Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Dia do Consumidor

Pequenos negócios pretendem investir para estimular vendas

Redação de Redação
12 de março de 2020
no Dia do Consumidor, Varejista
Tempo de leitura: 3 minutos
pequenos negócios

Os empresários das micro e pequenas empresas estão otimistas com a economia e com os resultados positivos de 2019 e pretendem investir mais em seus negócios este ano. É o que mostra a Pesquisa Especial de Início de Ano, feita pelo Sebrae entre os meses de janeiro e fevereiro, que levantou as estratégias empresariais para 2020.

Dos 2.683 entrevistados, 71% afirmaram que irão adotar medidas para estimular suas vendas, sendo que 33% (ou um a cada três empreendedores) planejam criar ações de propaganda e marketing como estímulo para impulsionar seus rendimentos.

A pesquisa confirma outros levantamentos feitos pelo Sebrae que mostra uma recuperação do grau de confiança na recuperação da economia, uma vez que que três em cada cinco entrevistados (60%) declaram pretender realizar algum investimento em 2020.

Em praticamente todas as segmentações avaliadas pela pesquisa, o interesse em investir em propaganda e marketing, no aumento da variedade de produtos e na realização de cursos e treinamentos se destacaram como as estratégias mais citadas para alavancar os negócios.

Os percentuais com relação aos que pretendem realizar investimento este ano, crescem na proporção em que se eleva o nível de escolaridade dos entrevistados e em função dos portes das respectivas empresas.

Os empresários de nível superior ou mais, são os que mais pretendem investir (61%), enquanto os empreendedores com curso médio aparecem na segunda colocação (60%). Quanto ao porte, o maior número dos empreendedores que pretendem investir está entre as EPPs.

Otimismo

A pesquisa revelou ainda que 17% dos proprietários de MPE querem que o governo priorize ações de controle da inflação e 14% pediram a adoção de iniciativas para controle de gastos.

Para 35% deles, o que mais tem pressionado para cima os custos de seu empreendimento são os impostos e taxas municipais. Em seguida vêm o preço dos combustíveis (15%) e custo de matérias-primas e mercadoria (que somam 12%).

Mesmo assim, os empreendedores estão otimistas, sendo que 89% (nove em cada 10) afirmam que 2020 será bem melhor que 2019, e que o ano passado foi melhor que 2018.

Um total de 48% dos comerciantes avaliaram que as vendas do Natal foram significativas e 58% destacaram que vão manter os funcionários contratados temporariamente para a data.

Segundo os donos de pequenas empresas, os principais benefícios de ser empresário são aspectos voltados à renda (32%) e à independência financeira (25%), seguidos da possibilidade de conciliar melhor trabalho e família (23%), além de aspectos relacionados à auto realização como empreendedor (16%).

60% dos empresários ouvidos na pesquisa disseram que farão investimentos em suas empresas; sendo que para 47% desses entrevistados, modernizar seu negócio é o objetivo principal para 2020.

Essa tendência está fortemente relacionada ao porte das empresas, sendo mais intensa quanto maior o tamanho dos empreendimentos.

Expectativa de investimento

  • O Microempreendedor Individual (MEI) pretende aportar em torno de R$ 20 mil, enquanto as Microempresas, R$ 50 mil e as Empresas de Pequeno Porte, até R$ 100 mil.
  • Estão no Norte (76%) o volume mais alto dos empresários que querem aumentar seus negócios em 2020, seguido pelo Nordeste (74%) e Sul e Sudeste (70%).
  • Empresários com idade acima de 55 anos pretendem investir os maiores valores, enquanto os que planejam aplicar menores quantias em seus negócios possuem até 34 anos.
  • 73% dos empreendedores entrevistados disseram que pretendem adotar alguma nova medida para estimular as vendas, contra 68% das mulheres donas de negócio.

Outros números da Pesquisa

  • Para 27% dos entrevistados, o desemprego elevado foi o problema que mais prejudicou as empresas em 2019;
  • Os outros obstáculos identificados na pesquisa foram as taxas de juros elevadas (23%) e a corrupção (22%);
  • Em 2019, a inadimplência esteve muito presente nos pequenos negócios, conforme a pesquisa, alcançando um pouco menosde um a cada quatro empresários (um índice de 23% dos entrevistados estava com suas dívidas ainda em atraso). Esse nível é um pouco menor que o observado na edição anterior do levantamento, realizado em 2018, e que totalizou 25%;
  • 64% dos empreendedores conseguiram (em 2019) negociar com seus credores. Também de acordo com o levantamento, no momento atual, 15% de entrevistados estão com pagamentos em atraso, o que representa uma evolução diante dos indicadores de 2019;
  • Para 48% dos pequenos negócios, as vendas do Natal de 2019 foram melhores que as do ano anterior;
  • Apenas 15% dos pequenos negócios contrataram empregados temporários no final do ano de 2019. Desses, 9% mantiveram os funcionários; e 6% não.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Dia do Consumidor: Cuponeria oferece descontos de até 90%

Próxima Postagem

Smartphones com até 42% de desconto na Semana do Consumidor do Mercado Livre

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Poucos consumidores conhecem seus direitos, mostra pesquisa do Reclame Aqui
Destaque do dia

Poucos consumidores conhecem seus direitos, mostra pesquisa do Reclame Aqui

15 de março de 2024
Avalanche de mensagens pelo Dia Mundial do Consumidor pode prejudicar performance de vendas
Destaque do dia

Avalanche de mensagens pelo Dia do Consumidor pode prejudicar vendas

15 de março de 2024
Marcas se mobilizam na Semana do Consumidor e disponibilizam cupons de até 60%
Destaque do dia

Marcas se mobilizam na Semana do Consumidor e disponibilizam cupons de até 60%

14 de março de 2024
Faturamento do Dia do Consumidor deste ano deve superar o de 2023
Destaque do dia

Faturamento do Dia do Consumidor deste ano deve superar o de 2023

12 de março de 2024
Varejo cresce 3,93% em 2024, mas Ibevar vê expansão sustentável como instável
Destaque do dia

Dia do Consumidor: 64% dos brasileiros pretendem fazer compras

12 de março de 2024
Infracommerce registra aumento do varejo online e empresas faturam 21% a mais no Dia do Consumidor
Destaque do dia

Infracommerce registra aumento do varejo online e empresas faturam 21% a mais no Dia do Consumidor

27 de março de 2023
Omnichannel pode ser um diferencial em datas como o Dia do Consumidor
Destaque do dia

Omnichannel pode ser um diferencial em datas como o Dia do Consumidor

15 de março de 2023
Shopee prepara maior campanha do semestre no Dia do Consumidor
Destaque do dia

Shopee prepara maior campanha do semestre no Dia do Consumidor

6 de março de 2023
Próxima Postagem
Semana do Consumidor

Smartphones com até 42% de desconto na Semana do Consumidor do Mercado Livre

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.