Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

“Varejistas têm perdido característica de se aproximar do cliente”, afirma especialista

O tempo de tela, segundo Ricardo Rocha, tem sido um dos fatores que impedem o sucesso dos negócios

Felipe Mario de Felipe Mario
12 de março de 2025
no Destaque do dia, Eventos, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Abrin: varejistas têm perdido a característica de se aproximar do cliente, afirma Ricardo Rocha

Com a digitalização dos negócios e o crescimento do e-commerce, o consumidor tem tido menos contato direto com os varejistas. Com isso, o setor tem perdido a prática de se aproximar do cliente, analisa Ricardo Rocha, head da InvestLabs e ex-head de Plataforma Seller do Magalu.

Segundo Rocha, os varejistas têm enfrentado dificuldades para manter proximidade com os clientes, entender suas demandas e gerenciar a comunicação. As observações foram feitas no segundo dia da feira internacional de brinquedos Abrin, durante o painel “O que o case ‘Parceiro Magalu’ pode ensinar para o mercado de brinquedos? Lições do maior case phygital de varejo do Brasil”.

“É justamente porque ficamos à distância, gerindo a partir das telas – as mesmas que tanto queremos tirar das crianças –, que isso se tornou a prática mais comum nos negócios hoje. O dono da empresa passa mais tempo diante da tela do que com o cliente”, afirma.

Ele complementa: “Pegue o tempo que você passa assistindo TV, no celular e no computador e some. Agora veja se ao menos 10% desse tempo é dedicado a ouvir o cliente e entender as demandas do mercado. Talvez seja por isso que muitos negócios não estão decolando.”

Fechamento de empresas

Durante o painel, o executivo apresentou dados sobre a longevidade das empresas no Brasil. De acordo com ele, 80% das empresas fecham as portas antes de completar uma década. As causas são diversas, sendo a principal a falta de preparo pessoal.

“Isso acontece porque o dono não está aprendendo, porque não está buscando capacitação. O fator número um para o fechamento das empresas no Brasil não é a falta de clientes, de vendas ou de dinheiro, mas sim a incapacidade do empresário de se conectar, se comunicar e gerir minimamente o seu negócio em contextos econômicos sempre mutáveis”, enfatiza Rocha.

Entre os fatores que contribuem para o fechamento dessas empresas estão um planejamento deficiente, falhas na gestão e a falta de capital de giro. “O negócio cresce e, justamente por isso, a empresa fecha. Porque o dono não se prepara, não se atualiza, não busca novas tecnologias e novos conhecimentos”, afirma.

Experiência de compra das novas gerações

O preço é um dos grandes motivadores de compra, mas, de acordo com Rocha, não é o fator decisivo na escolha do consumidor ao adquirir um produto ou serviço. Segundo ele, as novas gerações estão buscando cada vez mais atendimento de qualidade e uma experiência diferenciada.

“As pessoas querem experiência. Quando você vai viajar, a primeira coisa que pesquisa no site são as estrelinhas e os comentários, associando isso ao preço. Mas as novas gerações fazem isso de maneira natural, é quase instintivo. A primeira coisa que procuram não é o preço, e sim a experiência”, afirma.

Ele também explica que as próprias ferramentas de busca atualmente ranqueiam os resultados com base na experiência do usuário.

Imagem: Mercado&Consumo

Postagem anterior

Dexco inaugura flagship na Av. Paulista com conceito de loja de arquitetura e decoração

Próxima Postagem

Stellantis contrata 400 engenheiros para seu novo centro tecnológico em MG

Felipe Mario

Felipe Mario

Relacionados Posts

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude
Economia

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio
Varejo

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee
Economia

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio
Economia

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio
Shopping centers

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães
Supermercados

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025
Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet
Tecnologia

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

9 de maio de 2025
Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z
Tecnologia

Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

9 de maio de 2025
Próxima Postagem
Stellantis contrata 400 engenheiros para seu novo centro tecnológico em MG

Stellantis contrata 400 engenheiros para seu novo centro tecnológico em MG

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.