Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

ESG, a gestão do foodservice mais profunda e amplificada

Cristina Souza de Cristina Souza
12 de abril de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Em tempos de ESG (environmental, social, governance | ambiental, social e governança) como buzzword (palavra do momento), é fundamental refletirmos sobre o quão profundas e consistentes são as nossas iniciativas empresariais.

Esse que parece ser um tema novo começou a ser fortemente propagado a partir do Brasil, na ECO-92, promovida pelas Nações Unidas, no Rio de Janeiro em 1992, onde o conceito de Desenvolvimento Sustentável foi introduzido à política mundial, com um olhar voltado para o meio ambiente. Em 2000 foram estabelecidos os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e, em 2015, eles foram desdobrados em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Ou seja, ESG deveria estar na agenda empresarial dos últimos 30 anos. Para algumas empresas nativas green isso de fato ocorreu, porém, para empresas muito grandes ou tradicionais o movimento ESG parece ocorrer de forma muito lenta e atrasada em relação à expectativa dos consumidores.

Destacando o tema de governança, temos como marco a Lei Anticorrupção nº 12.846/2013, uma lei ordinária de autoria do Poder Executivo, que trata da responsabilização objetiva administrativa e civil de empresas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira. Sem dúvida, um divisor de águas em relação à ética e seriedade empresarial brasileira. Em 2014, a Operação Lava Jato reforça o movimento brasileiro pró-governança. Claro que muitos desdobramentos posteriores criaram controvérsias, porém, a ação foi um marco, incluindo a investigação de empresas privadas.

Social e tudo o que está incluso nele – diversidade, equidade e inclusão – finalmente parecem ter subido na prioridade das discussões mínimas e máximas do nosso dia a dia. Em alguns momentos, de forma polarizada e acalorada, mas o principal é que estamos falando, refletindo e tomando decisões como empresas e sociedade. Fato é que ainda é um momento de amplo aprendizado e transformação de estruturas e mentalidade.

Mas e o meio ambiente? Sem dúvida, esse é um tema muito importante na agenda do foodservice brasileiro. Talvez, possamos dizer que é o mais importante considerando os números do desperdício nacional x pessoas com fome. Segundo o IBGE, em 2020, o Brasil alcançou 19,1 milhões de pessoas com fome, número que quase se duplicou desde 2014. Segundo levantamentos da Consultoria do Amanhã, são desperdiçadas 55,4 milhões de toneladas de alimentos ao ano. Dessas, 30% ainda no campo.

Talvez você se pergunte por que o paralelo entre fome e meio ambiente. O fato é que o Brasil hoje está no top five mundial em muitas categorias quando o tema é a produção de alimentos (carnes, aves, suínos, grãos, frutas, café), o que sem dúvida é maravilho. Porém, isso estressa nossos recursos naturais. Não estou defendendo fazermos menos, estou defendendo fazermos com mais eficiência! Parte desse desperdício está ligada à falta de investimento em infraestrutura, capacitação dos produtores, transportadores e operadores.

Amplificando a discussão sobre o consumo de recursos naturais, a origem da energia que alimenta lojas e equipamentos deve ser um novo grande alvo de análise. As iniciativas ligadas à produção de energia solar tomam corpo e, num país tropical como o Brasil, fazem todo o sentido. As contas de gás e energia elétrica impactam na perda de competitividade dos negócios de alimentação. Essa mudança de mindset pode ser fundamental para termos negócios que gerem menor impacto ambiental.

Por fim, temos que falar sobre resíduos. Se formos eficientes na gestão da produção no campo, transporte e operação, eles serão reduzidos, porém, a sua destinação ainda é extremamente polarizada. Iniciativas da gestão 360 dos resíduos é o que o consumidor espera do foodservice brasileiro. Separar o lixo e não dar o destino correto, não mensurar a geração de resíduos são erros básicos.

Empresas que fornecem equipamentos que transformam o resíduo orgânico ainda no ponto de venda em adubo orgânico ou outro subproduto que possa ser utilizado de maneira ecológica e circular acenam como um caminho promissor. Shopping centers, hotéis, indústrias e grandes operadores passam a considerar esse tipo de equipamento.

ESG é um tema longo e exige profundidade, porém, ele representa o futuro das empresas. Nossa recomendação é que ele integre a gestão por indicadores do seu negócio e que efetivamente você evolua rumo às expectativas dos consumidores e à sustentabilidade do negócio.

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Bem-vindo à época do Supply Pain

Próxima Postagem

Empresa de painel de LED “pivota” na pandemia e cresce mais de 20% ao ano no varejo

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda
Supermercados

Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
Empresa de painel de LED "pivota" na pandemia e cresce mais de 20% ao ano no varejo

Empresa de painel de LED "pivota" na pandemia e cresce mais de 20% ao ano no varejo

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Atacadão app

Atacadão alcança 5 mi no app e 2 mi no WhatsApp com foco em ofertas personalizadas

23 de maio de 2025
Culinária regional e gastronomia de rua são tendências no foodservice

Culinária regional e gastronomia de rua são tendências no foodservice

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.