Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Menor desemprego exige novo salto de tecnologia no foodservice

Cristina Souza de Cristina Souza
12 de dezembro de 2023
no Artigos, Artigos Mercado&Food, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Menor desemprego exige novo salto de tecnologia no foodservice

Segundo dados do IBGE, o desemprego no Brasil, no 3º trimestre de 2023, foi de 7,7%. É o índice mais baixo desde janeiro de 2019. Esse cenário torna-se ainda mais positivo considerando o aumento da renda média apurada pela PNAD, também no terceiro trimestre de 2023, que atinge a casa dos R$ 2,9 mil, uma ótima recuperação quando comparada à de 2022. Os dados indicam boas notícias para o mercado de varejo e consumo, porém, potencializam desafios vividos no mercado de foodservice internacional e que devem pressionar o foodservice nacional.

Com mais renda e segurança gerada pelo emprego, mais consumidores devem frequentar os negócios de foodservice. Isso, sem dúvida, é uma grande notícia. O lado desafiador é que, com a redução da taxa de desemprego, existem ainda menos profissionais para o mercado de alimentação e hospitalidade, muito menos ainda se considerarmos profissionais qualificados, especialmente porque outros setores da economia também estarão mais aquecidos.

Menor desemprego exige novo salto de tecnologia no foodservice
Evolução do desemprego, segundo dados do IBGE

Nós prevemos uma grande nova onda de adoção de tecnologias para atender ao consumidor omnichannel, que é cada vez mais exigente. Além disso, o impulsionamento do modelo de operação fast casual pode ser uma ótima aposta, uma vez que combina promessa de marca e produto ao autosserviço parcial ou total.

O ano de 2020 foi marcado por um momento “open mind” dentre os empreendedores do setor. Estavam dispostos a conhecer, testar e aplicar tecnologias. A partir do segundo semestre de 2021, percebemos um arrefecimento desse movimento e, atualmente, são poucos os puristas tecnológicos em operações de casual dining ou no fine dining. Menus no QR Code combinados à versão impressa e o pedido registrado em terminais digitais fixos ou mobile são exemplos do que temos visto.

Menor desemprego exige novo salto de tecnologia no foodservice
Evolução da renda média apurada pela PNAD

É fato que os negócios de casual e fine dining oferecem maior valor agregado ao cliente, mas, especialmente pelo tipo de mão de obra requerida, é provável que vivam alta pressão na linha de custos de pessoal no seu DRE. No fine dining, o repasse talvez seja menos sensível para os clientes, mas no casual isso pode se tornar um desafio, gerando um chamado para buscar mais eficiência nas demais linhas do negócio.

As operações independentes, que na maioria se enquadram como fast food (padarias, lanchonetes, cafeterias, sorveterias, etc.) ou fast casual (empanadas, confeitarias, hamburguerias premium, etc.), precisarão redobrar sua atenção ao tema. A maioria oferece o piso salarial e, portanto, terá desafios importantes para contratar profissionais e, principalmente, para retê-los.

Outro ponto importante é que esses negócios atendem a um público extremamente sensível a preço. Assim, a tecnologia deveria ser considerada como a grande plataforma de apoio a esses negócios.

Além do atendimento em salão no qual urgem o self order e o self checkout, é necessário um trabalho forte para otimização dos processos de produção com equipamentos inteligentes, digitalizados e eliminação de etapas de produção como adoção de ingredientes pré-processados vegetais, cárneos ou lácteos, entre outros. Então, comprar costela, cozinhar e desfiar não fará mais sentido. Isso é só um exemplo, dentre tantos outros. Assim, lançar mão do que a indústria de alimentos disponibiliza no mercado faz todo sentido.

Acreditamos que os negócios fast food e fast casual, sejam eles redes independentes, sejam operações individuais ou redes de franquias, necessitarão focar no tema eficiência operacional com afinco.

Desejamos que em 2024 retomemos o contexto “open mind” voltando a abraçar a evolução tecnológica para assegurarmos a continuidade da aceleração e crescimento do foodservice brasileiro.

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagens: Shutterstock

Postagem anterior

Atacadão Dia a Dia repagina unidades e aposta em oferta de serviços

Próxima Postagem

Varejo movido a dados e inteligência marca último dia do Retail Media Show

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Venda de MIPs em supermercados tem apoio de 2 em cada 3 brasileiros, aponta Datafolha
Supermercados

Venda de medicamentos em supermercados tem apoio de 2 em cada 3 brasileiros

28 de maio de 2025
Dia do Hambúrguer
Foodservice

Dia do Hambúrguer: São Paulo lidera entre os maiores consumidores do produto no País

28 de maio de 2025
Confiança no comércio cresce e varejistas retomam planos de contratação e investimento
Varejo

Confiança no comércio cresce e varejistas retomam planos de contratação e investimento

28 de maio de 2025
Líderes do e-commerce brasileiro criam grupo para fortalecer setor com dados e networking
E-commerce

Líderes do e-commerce brasileiro criam grupo para fortalecer setor com dados e networking

28 de maio de 2025
retail media deve continuar crescendo em dois dígitos até 2028
Retail Media

Com apoio da IA, retail media deve continuar crescendo em dois dígitos até 2028

28 de maio de 2025
Expo Osaka e Cartier Women’s Pavillion, um legado de inovação e visão de futuro
Artigos

Expo Osaka e Cartier Women’s Pavillion, um legado de inovação e visão de futuro

28 de maio de 2025
L’Entrecôte de Paris acelera expansão com modelo de bistrô compacto
Foodservice

L’Entrecôte de Paris acelera expansão com modelo de bistrô compacto

28 de maio de 2025
Navegando pelas incertezas tarifárias: estratégias para o varejo em tempos de instabilidade
Artigos

Navegando pelas incertezas tarifárias: estratégias para o varejo em tempos de instabilidade

28 de maio de 2025
Próxima Postagem
Varejo movido a dados e inteligência marca último dia do Retail Media Show

Varejo movido a dados e inteligência marca último dia do Retail Media Show

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Venda de MIPs em supermercados tem apoio de 2 em cada 3 brasileiros, aponta Datafolha

Venda de medicamentos em supermercados tem apoio de 2 em cada 3 brasileiros

28 de maio de 2025
Nvidia tem lucro ajustado de US$ 19 bi com salto em receita, mas China afeta guidance

Nvidia tem lucro ajustado de US$ 19 bi com salto em receita, mas China afeta guidance

28 de maio de 2025
EUA restringem visto a quem censurar empresas de tecnologia ou residentes do país

EUA restringem visto a quem censurar empresas de tecnologia ou residentes do país

28 de maio de 2025
American Airlines reforça apoio à reestruturação da Azul e reafirma parceria com a Gol

American Airlines reforça apoio à reestruturação da Azul e reafirma parceria com a Gol

28 de maio de 2025
Nintendo, Pokémon e Roblox foram as marcas mais citadas na Gamescom Latam

Nintendo, Pokémon e Roblox foram as marcas mais citadas na Gamescom Latam

28 de maio de 2025
Cade adia julgamento do Google em processo sobre reprodução de conteúdos jornalísticos

Cade adia julgamento do Google em processo sobre reprodução de conteúdos jornalísticos

28 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.