Diante do anúncio da Ford de encerramento de sua produção no Brasil, o Procon de São Paulo notificou a montadora para que explique como irá garantir que os direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor sejam cumpridos. A empresa deverá responder dentro de 48 horas.
O Procon-SP pede informações sobre como será feito o atendimento aos proprietários cujos veículos estão dentro do prazo de garantia; por quanto tempo e, de que forma, serão disponibilizadas as peças de reposição para os veículos que estão fora da garantia; e se o encerramento das atividades das fábricas causará impacto no prazo de entrega dos veículos novos comprados recentemente.
A montadora deverá explicar se haverá algum ônus para os compradores de veículos novos que, em função do anúncio de encerramento, desistirem da compra, e também se haverá alteração na política de preços ou condições de compra para veículos comercializados recentemente e ainda não entregues.
Fim de uma história de mais de 100 anos
A montadora Ford anunciou, na última segunda-feira (11), que vai fechar as plantas de Camaçari (BA) e Taubaté (SP). Será mantida apenas, por alguns meses, a produção de peças para suprir o estoque de pós-venda. A fábrica da Troller, em Horizonte (CE), será fechada no último trimestre de 2021.
O mercado nacional será abastecido com veículos produzidos, principalmente, na Argentina e no Uruguai, países nos quais as operações da empresa não serão afetadas. A montadora encerrará as vendas dos modelos EcoSport, Ka e T4 assim que terminarem os estoques.
A empresa manterá apenas o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia; o Campo de Provas, em Tatuí (SP); e sua sede regional em São Paulo.
Imagem: Bigstock