Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

De portas abertas: como atrair o consumidor de volta para as lojas físicas

Caio Camargo de Caio Camargo
13 de janeiro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
consumidor

O ano de 2022 ainda será de grandes desafios para o varejo físico, mesmo com a flexibilização do comércio em 2021 graças ao avanço da vacinação, e requer do varejista uma boa dose de planejamento e criatividade para movimentar as vendas ao longo do ano. Considerando as experiências vivenciadas pelos varejistas nesses quase dois anos de pandemia, entre abre/fecha de portas e incertezas, já é possível estabelecer um termômetro do “certo” e “errado” no segmento, sendo o mais assertivo deles a de que o cliente precisar estar no centro das estratégias do negócio, valorizando sua presença e promovendo experiências cada vez mais imersivas e interativas. Sem esses elementos bem estruturados e executados, as chances de retorno são baixas.

O avanço da vacinação no Brasil aumentou as expectativas do comércio físico, especialmente no final de 2021, após o período mais restritivo da pandemia, em 2020. Na véspera do Natal, por exemplo, dados da base de clientes Linx relevaram crescimento de 4% na emissão de notas fiscais em shoppings pelo Brasil em comparação com 2020. Além disso, o levantamento do Índice de Performance do Varejo (IPV), organizado pelo venture capital HiPartners Capital & Work em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) mostrou que novembro de 2021 concentrou 15% a mais de fluxo de visitas aos shoppings centes em relação a novembro de 2020, reforçando que as pessoas estão, de fato, retornando ao hábito de comprar presencialmente.

Mas, apesar da disposição do consumidor de “sair às compras”, o cenário ainda é de cautela, especialmente diante do crescimento de casos da variante ômicron no país, e gera ansiedade e questionamentos no varejo físico de como conquistar esse consumidor, garantindo boas experiências de forma segura. Nesse ponto, vale lembrar que o on-line está conquistando mais e mais consumidores, o que apenas reafirma a importância das lojas físicas se adaptarem à digitalização de vez, integrando as duas frentes por meio da omninalidade – não adianta tentar fugir desse termo, que, para além de tendência, já se tornou um modelo de negócio. Estar onde o cliente quer é essencial também no varejo físico e demonstra que a loja é guiada pelo foco de priorizar o consumidor. Mas apenas estar presente não é suficiente: ter a marca lembrada pelas pessoas demonstra um diferencial do negócio, um legado positivo deixado durante a jornada do cliente e que, certamente, irá estimular novas experiências e novos consumidores.

Captar e manter o interesse do consumidor não é tarefa fácil, e não dependerá somente do produto ou do serviço oferecido, mas de toda a jornada – incluindo o pós-venda, que a cada ano que passa, ganha mais peso. Trabalhar em atendimentos humanizados e personalizados, reduzir o tempo de cadastros burocráticos ao ter uma base de dados otimizada, investir no máximo de meios pagamentos possível e construir um relacionamento sólido com o cliente são alguns dos principais pilares para se manter vivo no jogo. Que tal implantar sistemas que enviem e-mails push com ofertas de um produto que o consumidor se interessou quando visitou a loja física? A coleta e análise de dados permitem tais ações, e manter a loja viva na memória de quem compra. São inúmeras as estratégias para chamar atenção do consumidor, especialmente em um ambiente tão competitivo como o do universo varejista.

Caio Camargo é diretor comercial da Linx.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Faturamento do e-commerce brasileiro avança quase 80% em 2021

Próxima Postagem

O futuro do trabalho e o trabalho do futuro

Caio Camargo

Caio Camargo

Caio Camargo é especialista em inovação no varejo, com mais de 26 anos de experiência. Atua como conselheiro voluntário da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e Business Advisor, é palestrante e autor do bestseller "Arroz, Feijão & Varejo".

Relacionados Posts

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
O futuro do trabalho e o trabalho do futuro

O futuro do trabalho e o trabalho do futuro

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

20 de maio de 2025
Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.