Subway entra com pedido de recuperação judicial no Brasil após operação ser retomada pela matriz

No início do processo, SouthRock "brigou" na Justiça pelo direito de deixar a rede de lanchonetes fora do processo

A rede de fast food Subway entrou com pedido de recuperação judicial no Brasil. O pedido foi encaminhado pela SouthRock Foods e Subway Brasil à 1ª Vara de Falência e Recuperações Judiciais do Foro Central da Comarca de São Paulo.

O documento foi distribuído para o juiz Adler Batista Oliveira Nobre, que assumiu o processo de recuperação judicial da SouthRock no lugar de Leonardo Fernandes dos Santos. Segundo o protocolo, o pedido “tem conexão com a recuperação judicial do Grupo SouthRock”. Veículos de comunicação brasileiros estimam uma dívida de R$ 482 milhões pela rede.

A MERCADO&CONSUMO já havia publicado reportagem sobre o estado crítico das lojas no Brasil, que seguiam o mesmo destino da Starbucks, em 2 de fevereiro deste ano. As marcas eram operadas pela SouthRock Capital, que entrou com pedido de recuperação judicial em 30 de outubro de 2023. As dívidas do grupo são estimadas em R$ 1,8 bilhão.

No início do processo de recuperação judicial, a SoutRock conseguiu deixar a rede Subway fora ação, argumentando que somente as empresas endividadas deveriam fazer da RJ. Alguns credores questionaram a decisão da Justiça que permitiu essa possibilidade. Acreditava-se que a rede ainda gerava lucros ao grupo, uma vez que a operação é realizada, em grande parte, por franqueadores.

Mas, em novembro, a matriz norte-americana retomou os direitos da marca após o desgaste da gestora e os royalties não pagos. Em 11 de novembro de 2023, o presidente da Subway para América Latina e Caribe, Jorge Rodriguez, enviou uma carta para todos os franqueados brasileiros, informando o encerramento do contrato de “master franquia” com a empresa brasileira operada pela SouthRock.

No comunicado, o executivo informou que o contrato passou a ser atribuído ao grupo Doctor’s Associates L.L.O e nomeou Bruno de Queiroz como supervisor da transição e diretor de reestruturação da rede brasileira. Queiroz é diretor-executivo do escritório Galeazzi & Associados, o mesmo contratado pela SouthRock para reestruturar a rede de cafeteria Starbucks em outubro de 2023, portanto, no mês anterior ao pedido de recuperação judicial combinado ao fechamento de lojas e  às demissão de funcionários sem o pagamento das rescisões trabalhistas, incluídas no processo de RJ com os demais credores.

A assessoria de imprensa da SouthRock procurou a MERCADO&CONSUMO e informou o seguinte: “a SouthRock esclarece que, nesta semana, deu início ao processo de Recuperação Judicial do grupo de CNPJs que até recentemente era responsável pela gestão das franquias Subway no Brasil, devido a, entre outras circunstâncias, o cancelamento da sua licença de operação. Cabe esclarecer, ainda, que sua atividade enquanto gestora das franquias não se confunde com aquela exercida pelos franqueados da marca e operadores das lojas, não abrangidos pelo processo”.

Posicionamento da empresa

Em nota, encaminhada nesta manhã à redação, a assessoria de imprensa da SouthRock informou o posicionamento oficial da empresa.

“A SouthRock esclarece que, nesta semana, deu início ao processo de Recuperação Judicial do grupo de CNPJs que até recentemente era responsável pela gestão das franquias Subway no Brasil, devido a, entre outras circunstâncias, o cancelamento da sua licença de operação. Cabe esclarecer, ainda, que sua atividade enquanto gestora das franquias não se confunde com aquela exercida pelos franqueados da marca e operadores das lojas, não abrangidos pelo processo”.

Imagem: Shutterstock

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist