Bares e restaurantes esperam aumento no faturamento durante Dia das Mães

Dívidas e empréstimos ainda pressionam os estabelecimentos

A expectativa do foodservice é boa para o Dia das Mães, comemorado neste domingo. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) realizou um levantamento que consultou empresas de todos os portes e regiões do país e revelou que 79% dos bares e restaurantes esperam aumento no faturamento em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo a pesquisa, 14% das empresas consultadas acreditam que o faturamento não deve apresentar alteração em relação ao ano anterior e 7% esperam queda nas vendas. O aumento esperado é de até 10% para 30% dos entrevistados, enquanto outros 30% esperam um aumento mais expressivo, entre 11% e 30%.

“O Dia das Mães é uma das duas datas mais importantes para o nosso setor, junto com o Dia dos Namorados. O otimismo é grande em aumentar o faturamento, mas com os pés no chão, tanto que mais da metade de quem espera aumento diz que será de até 20%. Ainda estamos em uma situação crítica, com muitos estabelecimentos operando sem lucro mês após mês”, diz o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci.

Empréstimos

O estudo também mediu também o desempenho do setor no mês de março. Houve pequena redução no número de empresas com prejuízo (de 30% em fevereiro para 27% em março), mas o número continua muito alto. Em relação aos empréstimos, 68% das empresas dizem ter captado recursos por meio do Pronampe. A inadimplência está em 16%, taxa bem acima da média do programa (de 4,3%).

A pesquisa ouviu os empresários sobre a expectativa de renegociar os débitos usando a lei sancionada pelo governo em abril. 40% disseram que tentarão renegociar o prazo dos empréstimos, 36% não pretendem fazer isso e 24% ainda não se decidiram.

“É preciso muita atenção para que as renegociações do Pronampe aconteçam sem amarras. E também estamos de olho no Senado, onde será decidida a entrada do nosso setor no Perse – as dívidas voltaram a aumentar e, sem alguma ajuda para resolver a questão dos impostos atrasados, muitos irão fechar as portas”, completa Solmucci.

Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist