Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Do consumo à doação: como o varejo pode impactar o mundo com produtos sociais

Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi de Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi
13 de julho de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Da portinha do mercado no bairro à grande companhia com lojas espalhadas por todo o Brasil. Não importa o tamanho, se é varejo, então é um “negócio de gente” e que, todos os dias, tem uma oportunidade ímpar de impactar pessoas. Agora imagine usar toda essa potência de consumo para impactar o mundo positivamente? É exatamente isso que diversas marcas têm feito por meio dos produtos sociais, que oferecem ao consumidor a chance de se tornar um doador, por meio do já famoso “compre e doe”.

Mas como isso funciona na prática? Existem muitas formas de se fazer um produto social e alguns dos melhores exemplos foram mapeados pelo Guia MOL de Produtos Sociais, que acaba de ganhar a sua segunda edição. A publicação, que é produzida pelo Instituto MOL, braço social do Grupo MOL, traz um ranking dos produtos que se destacaram em 2022, a partir de critérios como comunicação, transparência e potencial de impacto.

Basta dar uma olhada nos destaques do ranking para perceber que, embora o nome seja um só – produto social -, há muitos rótulos possíveis. Ou seja, a forma como esse produto se apresenta e gera impacto pode ser bem diversa. Um exemplo trazido pelo Guia MOL é o da marca Visa, que já arrecadou mais de R$ 460 milhões para instituições de impacto social, por meio da “doação transacional”. Esse modelo é quando uma transação financeira em um meio de pagamento gera doação sem envolver a criação de um produto específico.

Outra marca em destaque no ranking do guia é a Absolut, que doou R$ 103 mil para organizações de apoio à causa LGBTQIAPN+, durante uma campanha sazonal. Parte da receita de Absolut vendida no site Drinks & Clubs durante agosto de 2022 foi doada para as instituições apoiadas. Esse tipo de produto social normalmente é vendido em lojas físicas ou online, em alguma data ou ocasião específica, em caráter de edição especial.

E há muitas outras possibilidades, como a doação de parte do lucro arrecadado com um item criado especialmente para esse fim; um percentual da venda de produtos comuns ou a comercialização de um produto feito por uma ONG. Ao todo, o Guia MOL de Produtos Sociais destacou 60 produtos diferentes que, juntos, geraram R$ 3 milhões em doações em 2022. Um verdadeiro portfólio de boas ideias para inspirar qualquer marca do varejo interessada em usar sua influência para melhorar o mundo.

Mas então é isso? Basta entender os tipos de produtos sociais, se inspirar em exemplos de destaque, lançar no mercado e pronto? Quase isso. Há ainda uma responsabilidade muito importante e que temos chamado de o “calcanhar de Aquiles” do produto social, que é a transparência em relação aos valores arrecadados e ao impacto gerado. O próprio Guia MOL mostra que, embora haja avanço na forma como as marcas apresentam suas propostas de doação, ainda falham na hora de contar o resto da história. Quanto foi arrecadado? Para onde foi? Onde o consumidor pode ver todos esses resultados?

Uma campanha bem-sucedida de doação por meio de produtos sociais também passa pela prestação de contas. E, para ter certeza de que não vai falhar nessa etapa, a marca pode fazer o checklist da transparência, mapeando as principais ações que precisa tomar para deixar claras questões como suas motivações, a forma como será feita a arrecadação, para onde e como vai ser utilizada a doação. Alguns recursos interessantes nesse sentido são a criação de uma FAQ sobre a campanha; a apresentação das instituições beneficiadas, inclusive com os @ nas redes sociais, e a divulgação da entrega da doação.

Ao fazer o levantamento dos resultados, há um deles, em especial, de que as marcas não podem esquecer: a influência duradoura do ato de doar sobre seus consumidores. A verdade é que, ao dar a oportunidade aos seus clientes de doarem enquanto consomem, as marcas podem gerar um impacto que, muitas vezes, nem é mensurável. Mais que a arrecadação em si, elas podem transformar as pessoas, levando-as, por exemplo, a pensarem sobre causas que antes nunca perceberam ou a se engajarem concretamente em causas com as quais realmente se identificam. Isso é revolucionário porque não há jeito melhor de mudar o mundo senão pelas pessoas. E, convenhamos, de pessoas, o varejo entende bem.

Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi são cofundadores do Grupo MOL, ecossistema de negócios sociais que promove a cultura de doação.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Grupo Madero investe em produtos orgânicos visando alimentação saudável

Próxima Postagem

A cultura corporativa é um dos principais fatores impulsionam resultados

Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi

Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi

Roberta Faria é jornalista, empreendedora social, CEO da MOL Impacto e presidente do Instituto MOL, uma organização social dedicada a promover a cultura de doação no Brasil.

Relacionados Posts

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
A cultura corporativa é um dos principais fatores impulsionam resultados

A cultura corporativa é um dos principais fatores impulsionam resultados

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.