Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Integração foodservice e varejo, de quem é a decisão?

Cristina Souza de Cristina Souza
13 de setembro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Integração foodservice e varejo, de quem é a decisão?

Atualmente é possível dizer que o foodservice rompe barreiras e torna-se um dos mais importantes fios condutores na relação entre marcas e seus clientes. Novidade? Parece que não. Aqui no Brasil, em 1913, o Mappin inaugurou sua primeira loja com uma casa de chá integrada.

Assim como tudo no varejo, esse movimento acelerou e desacelerou ao longo dos anos por inúmeros os motivos: varejistas dando foco exclusivamente ao seu core business, busca por lojas com baixo custo de implantação, definições por menor complexidade operacional, falta de adesão de operadores de foodservice a essa modalidade e tantos mais.

Porém, as marcas de luxo sustentaram essa tendência como uma forma de gerar valor e construir oportunidades de relacionamento com seus clientes. Restaurante Ralph Lauren, Gucci Osteria, Thiffany Café, Porshe Bar e muito mais. Claro, sempre apoiados por grandes chefs na construção dessa jornada.

Há pelo menos dez anos vemos um reaquecimento desse movimento não só entre as marcas de luxo, mas entre varejistas em geral. Nordstrom já possui 400 operações de alimentação integradas às suas lojas e criou uma divisão food dentro da sua estrutura. Restoration Hardware baseou a estratégia de recuperação do negócio utilizando o foodservice como plataforma de hospitalidade em seus restaurantes e cafés, e hoje tem reservas disputadas.

No Brasil, a loja de brinquedos Ri Happy tomou a decisão de se tornar uma “casa de festas” e oferecer serviço de buffet apoiado por um parceiro com cobertura nacional para assegurar padronização da qualidade oferecida. Então, a família pode apreciar esse momento e presentear o aniversariante e, claro, comprar um mimo para os pequenos convidados.

Outro movimento importante que ganha tração é o direct to consumer. Facilmente, esse tipo de operação poderia ser realizada num formato de colaboração. Sim, a indústria deseja estar frente a frente com os consumidores, mas, não está pronta para cuidar de todos os detalhes que o dia a dia do foodservice exige. Contratações, treinamento, escala, serviço. E algumas indústrias se encolhem criando formato de revendas de produtos e, portanto, perdem a oportunidade de oferecer a experiência potencializada.

Mas a responsabilidade de consolidar esse movimento é de quem? Do varejista? Das redes e dos chefs? Eu não posso mais comprar um sapato sem tomar um drink? Em 2002, de todo valor que o brasileiro despendia com alimentação, 22% eram destinados para alimentação fora do lar. Em 2019, esse número passou a ser 34%. Em mercados maduros, como o americano, esse percentual passa dos 50%.

Então, sim! Existe muito potencial para o crescimento e o caminho é a integração inteligente. É necessário compatibilização de tecnologias para assegurar transparência de gestão, definição de mix adequado, estrutura simplificada e, principalmente, que tudo agregue valor para o cliente e para a marca.

Nessa edição do Latam Retail Show apresentamos o Restaurante do Futuro e nele dois parceiros que estão prontos para alçar esse tipo de voo: a Venchi, que já opera nesse formato com Eataly, e a Help Bar, que estruturou seu modelo em parceria com a Gouvêa Foodservice para seguir essa jornada. Passe no estande e conheça os insights para a jornada de construção do restaurante do futuro. Até lá!

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Puma estreia no metaverso com plataforma imersiva e NFTs de lançamentos exclusivos

Próxima Postagem

Amazon lidera estudo de ambientes preferidos pelo público para receber anúncios

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Marfrig
Economia

Marfrig e BRF anunciam fusão para fortalecer presença global

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
Amazon nos-eua-california-processa-amazon-por-violacao-da-lei-antitruste

Amazon lidera estudo de ambientes preferidos pelo público para receber anúncios

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.