Steve Dennis: “É preciso ter a cultura da experimentação para ser memorável”

Em palestra no Latam Retail Show, especialista falou sobre a importância das lojas físicas serem usadas como centros sociais que combinam vendas a experiências

A transformação da loja física em centros sociais que combinam vendas a experiências começou bem antes do avanço do e-commerce com pandemia de covid-19: quando os celulares passaram a fazer parte do dia a dia das pessoas, elas desvincularam o ato de comprar a ir até uma loja.

“A ideia é que um dos papéis da loja seja fazer esse marketing, ser usadas como palco de venda, até com transmissões ao vivo”, afirma Steve Dennis, autor do best-seller “Remarkable Retail”, em apresentação no Latam Retail Show, que começou nesta terça-feira (13) e vai até quinta (15) no Expo Center Norte, em São Paulo. A Mercado&Consumo é parceira de mídia e fará uma cobertura especial em tempo real do evento, a partir de um estúdio montado na área de exposições.

Como exemplo do novo modelo de lojas físicas, Dennis citou a Nordstrom,  cadeia de lojas de departamentos de luxo americana, que passou a fazer experimentos com lojas unidades voltadas apenas para dar assistência de compras personalizadas. “Não há produtos para levar. Eles oferecem um ambiente para o cliente ter uma assistência de compras personalizadas, com serviços que vão comprar online”, explica.

Nascida digital, a rede de loja de moda masculina Bonobos também investiu na construção de lojas para experimentação, com o serviço “prove antes de comprar”.

Segundo Dennis, a ideia por trás desse modelo é se conectar com o cliente para se tornar memorável. “A coisa mais importante é como ser memorável para o cliente. Ser memorável é ser único, relevante e se destacar”, afirma

Para fazer essa mudança, os varejistas devem responder a três perguntas:

– É possível que você não esteja transformando seus negócios tão brutalmente para que possa ter sucesso no futuro;

– É possível que a disrrupção esteja afetando a sua marca de forma mais significativa do que você acredita;

– Mesmo que você esteja mudando muitas coisas, talvez não esteja fazendo isso rapidamente o suficiente.

Destaques do Latam Retail Show

Promovida pela Gouvêa Ecosystem, 7ª edição do Latam Retail Show volta a ser realizada presencialmente depois de dois anos. Varejistas de fora de São Paulo poderão acompanhar o LRS 2022 Show virtualmente.

Na abertura, Marcos Gouvêa de Souza, fundador e CEO da Gouvêa Ecosystem, destacou os números do evento, que terá 1,800 inscritos no congresso e 8 mil visitantes cadastrados, além de 6 mil profissionais pelas redes. Serão 218 palestrantes reunidos no evento, que contará com mais de 100 horas de conteúdo.

“Outro ponto importante é a entrega do primeiro NPS Awards 2022 – Edição Varejo, que vai reconhecer, a partir de 214 mil informações coletadas de consumidores, a percepção que eles têm sobre o nível de serviço das empresas de varejo”, diz Gouvêa.

As avaliações foram feitas entre 4 de maio a 26 de julho com 601 marcas. As 185 selecionadas na primeira fase do prêmio foram reveladas numa live em julho.

Outros destaques do evento, segundo Gouvêa, são o projeto Restaurante do Futuro, desenvolvido para sinalizar para onde está indo o foodservice, e as oito pesquisas que vão sinalizar as tendências do mercado e do novo comportamento do consumidor.

Imagens: Larissa Féria

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