Um Amazon Prime Day atrasado representa um início, ainda precoce, da temporada de compras de Natal. É o que aponta reportagem da CNBC desta segunda-feira (12). O evento anual de compras se tornou um feriado por si só, tendo ficado atrás apenas da Cyber Monday e da Black Friday para compras online no ano passado, de acordo com a empresa de pesquisa de varejo NPD Group.
Os varejistas estão se preparando para começar antes do tempo as compras de fim de ano, escolhendo produtos a serem promovidos, usando ferramentas de tecnologia para gerenciar sua cadeia de suprimentos e preparando os funcionários.
Os analistas preveem que o Prime Day será o maior da história da Amazon. A receita da Amazon com o evento de e-commerce deve saltar para cerca de US$ 7,5 bilhões, de acordo a JPMorgan, um aumento de 42% em relação à receita estimada de US$ 5,3 bilhões no ano passado.
Robby Ohmes, analista de varejo de descontos do Bank of America Securities, disse que grandes e pequenos varejistas querem “participar dessa energia”. A Target terá “Deal Days” e a Best Buy iniciará as vendas da Black Friday nesses mesmos dias, assim como o Walmart, que realizará seu “Big Save Event” até o próximo domingo. “O Prime Day ajuda todos que vendem online”, disse ele. “Traz todos para a mesa e todos fazem algo especial para tentar participar.”
Dados de clientes para melhorar operações
O uso da tecnologia pelos varejistas ganhou maior importância neste período que se aproxima das festas, disse à CNBC Jill Standish, que lidera a área de varejo da Accenture. Segundo ela, quase todos os varejistas buscarão análises avançadas, assim como novas fontes de dados de clientes para melhorar as operações à medida que eles entram no período movimentado.
Eles também precisam descobrir onde colocar seu estoque, de modo que esteja disponível se os consumidores comprarem um brinquedo na loja, se for necessário entregar o produto em casa ou se apenas levá-lo até a calçada. “Se você é um varejista, estamos voando em uma névoa”, disse ela. “A única coisa que você precisa ao voar em uma névoa é a ferramenta correta.”
Os varejistas podem usar essas ferramentas sofisticadas para orientar as técnicas, desde agrupar itens semelhantes no depósito até reduzir remessas divididas, disse ela.
Dan McKone, diretor da consultoria LEK, disse que os varejistas podem contar com produtos com grandes descontos sendo vendidos a taxas mais altas e com estoque adequado. Eles podem usar a tecnologia para dar um passo adiante, identificando correlações entre o que mais os clientes normalmente colocam em sua cesta virtual quando compram um determinado item de venda. Podem, ainda, executar cenários preditivos para minimizar mercadorias fora de estoque. E podem procurar pistas nos dados de pesquisa, que indicam onde os compradores estão clicando.
Os varejistas têm sido capazes de antecipar um aumento gradual nas vendas de comércio eletrônico a cada temporada de férias, à medida que mais vendas mudam online. Este ano, disse ele, a pandemia torna isso mais um palpite.
Pessoas para “darem conta do recado”
Os grandes varejistas e a Amazon tentaram acompanhar a enxurrada de embalagens e remessas durante a pandemia. Eles estão se preparando para intensificar as compras online a partir desta semana com o Prime Day. Isso significou milhares de contratações e expectativas diferentes para os funcionários.
A Amazon se preparou para uma “temporada de pico” mais cedo e mais longa, abastecendo seus depósitos e exigindo que os funcionários trabalhassem horas extras. A empresa contratou 175 mil novos funcionários de depósito e entrega durante a pandemia, mantendo mais de 70% deles.
O Walmart está fazendo seu primeiro esforço significativo de contratação para o feriado em cinco anos, apesar de uma onda durante a pandemia. Está adicionando 20 mil funcionários sazonais que trabalharão em seus centros de distribuição. A empresa já contratou mais de 500 mil funcionários em suas unidades nos EUA desde março.
E a Target espera contratar cerca de 130 mil trabalhadores sazonais para as férias, quase o mesmo número da temporada passada, além de dar horas adicionais a seus funcionários. O dobro de funcionários se dedicará à coleta de compras no mesmo dia e à loja online em comparação com o primeiro semestre do ano. Mais funcionários trabalharão nos centros de distribuição, garantindo que os itens estejam em estoque nas lojas e prontos para envio. E os funcionários da loja receberão treinamento cruzado para que possam ajudar a levar o produto comprado no carro de um cliente ou empacotar uma caixa para enviar à sua porta.
O CEO da Target, Brian Cornell, disse que um dos principais temas da pandemia se espalhará pelos feriados: flexibilidade. Ele disse á reportagem, ainda, que o varejista e sua força de trabalho permanecerão ágeis, pois as perspectivas permanecem incertas.
Imagem: Reprodução