Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A recuperação do setor de foodservice passa pelo aumento no preço das refeições

Ricardo Contrera de Ricardo Contrera
13 de outubro de 2023
no Artigos, Artigos Mercado&Food, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
A recuperação do setor de foodservice passa pelo aumento no preço das refeições

O valor necessário para se comer fora do lar está mais alto e isto pode ser uma boa notícia para o setor de foodservice. A pesquisa Preço Médio da Refeição Fora do Lar, de 2023, realizada pela Mosaiclab entre junho e agosto deste ano, mostrou que o valor médio de uma refeição completa para o trabalhador é de R$ 46,60.

Esse valor, que contempla um prato de comida, uma bebida, uma sobremesa ou fruta e um café, ficou 17,4% mais caro neste ano em relação a 2022. Essa pesquisa foi encomendada pela Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT) e ocorre há mais de 20 anos. São 5.470 preços coletados presencialmente, de 4.516 estabelecimentos comerciais em 22 Estados e o Distrito Federal, o que a torna a mais completa e robusta coleta de preços do setor.

Preço médio da refeição – Brasil e Regiões – Pesquisa Preço Médio da Refeição Fora do Lar – 2023 Mosaiclab / ABBT

Em uma primeira leitura dos dados chama a atenção o fato do valor ser bastante alto. Isso significa que para se alimentar, o trabalhador precisaria desembolsar R$ 1.025,20 mensalmente ou o equivalente a 35% do rendimento médio do brasileiro medido pelo IBGE, que era de R$ 2.921 na época em que se iniciou o campo da pesquisa, em junho de 2023.

Vale ressaltar que a pesquisa do preço médio mede o valor da refeição pela ótica da oferta, ou seja, o valor cobrado pelos restaurantes. A realidade, no entanto, é diferente sob a ótica do consumidor. Uma outra pesquisa da Mosaiclab, chamada Crest, com 72 mil entrevistas por ano em todo o Brasil, mede o consumo do brasileiro de refeições preparadas fora do lar, em bares, restaurantes, lanchonetes, no varejo e até mesmo em máquinas de autosserviço, mais conhecidas como vending machines.

Segundo esta pesquisa, quando filtramos o valor pago por uma refeição, durante a semana, em estabelecimentos como restaurantes, lanchonetes e autosserviço (a quilo ou buffet), os valores gastos eram menos da metade do valor ofertado pelos restaurantes, de R$ 22,37.

Por que o preço efetivamente pago pelo consumidor é menor do que o ofertado medido na pesquisa com estabelecimentos? É preciso esclarecer que a pesquisa da ABBT leva em conta uma média ponderada entre os diferentes categorias de refeição no Brasil.

São medidos os restaurantes por tipo: comercial (o popular “prato feito”), autosserviço (sistema self-service por quilo ou buffet a preço fixo), executivo (oferece sempre um cardápio do dia em promoção) e à la carte (consumidor escolhe o prato que será preparado na hora e tem algumas características diferenciadoras como maitre, recepcionista, estacionamento, carta de vinhos etc.).

No dia a dia, o consumidor não varia tanto suas escolhas, fazendo suas refeições normalmente em restaurantes mais populares, deixando o à la carte, por exemplo, para ocasiões especiais em sua maioria. O fato é que o aumento dos preços pela ótica dos estabelecimentos é uma boa notícia para o setor.

Depois de 3 anos de muita pressão sobre o setor, com aumentos de custos que foram desde os aluguéis, passando pelas matérias-primas, mão de obra e os custos de delivery, para muitos estabelecimentos esse foi o único canal de vendas em dados momentos da pandemia. Os estabelecimentos puderam finalmente repassar parte destes custos para o consumidor, que vive um momento de recuperação do seu rendimento médio, com índices de confiança nas alturas e desemprego e inflação em queda.

Embora o brasileiro ainda esteja sofrendo com uma pressão de custos, as perspectivas parecem boas e mais previsíveis para o consumo. A volta ao trabalho presencial e o arrefecimento dos modelos de trabalho híbrido ajudam nessa retomada do setor, mesmo que ainda não tenha retomado os patamares pré-pandemia.

Um outro dado da pesquisa do preço médio que saltou aos olhos é que 70% dos estabelecimentos pesquisados afirmam que o cenário futuro do seu setor de comida fora do lar vai melhorar, enquanto 25% acham que ficará como está e apenas 5% acreditam que vai piorar.

Dizem que na economia a perspectiva futura positiva prediz um futuro realmente promissor. Tudo indica que o setor está confiante e, finalmente, conseguindo repassar custos e repor margens depois de tantos anos de sofrimento. Vale acompanhar para ver se estas previsões se confirmam e se o consumidor aumentará seu ticket médio ou seguirá precavido, administrando seus gastos com as mais diversas categorias.

Ricardo Contrera é sócio-diretor da Mosaiclab.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagens: Shutterstock

 

 

 

Postagem anterior

Taco Bell inaugura primeira loja com drive-thru no Brasil

Próxima Postagem

Apple é a marca mais preparada para as transformações do futuro

Ricardo Contrera

Ricardo Contrera

Ricardo Contrera é sócio-diretor da Mosaiclab, área de inteligência da Gouvêa com a chancela “powered by”. É especialista em prospecção, análise e emprego estratégico de dados do mercado de consumo no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Apple é a marca mais preparada para as transformações do futuro

Apple é a marca mais preparada para as transformações do futuro

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

20 de maio de 2025
Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.