Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O futuro do varejo passa por serviços e soluções

Momentum nº 956

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
14 de março de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
o-futuro-do-varejo-passa-por-servicos-e-solucoes-2

Quanto mais madura uma economia ou sociedade, maior o percentual dos serviços no seu PIB. Ou seja, quanto mais uma região, mercado ou país evoluir, maior participação terão os serviços em sua economia.

A história dos países mais desenvolvidos mostra essa evolução e no Brasil não é diferente no plano estrutural. Mas essa constatação pode ser alterada por questões conjunturais, como as oscilações provocadas por crises e situações atípicas, como a própria pandemia precipitou.

Numa amostra entre países, considerando a evolução dos serviços no PIB nos últimos 20 anos, fica claro o aumento de participação.

Na realidade brasileira não é diferente, porém, com cores locais, derivadas do forte crescimento do setor agropecuário e da sua importância estratégica para o País, ao mesmo tempo em que o setor industrial sofre pela reconfiguração estrutural da sociedade e da economia, sem falar nas questões das opções próprias desse setor.

Essa realidade impacta de forma direta os negócios como um todo, em especial os dos setores de varejo e consumo.

Um exemplo dos mais relevantes é o do setor de alimentação, envolvendo o crescimento da participação do foodservice, que inclui tudo o que é consumido e preparado fora do lar, comparativamente com o que é comprado e manuseado dentro do lar. E representa a evolução da venda de serviços para a venda de soluções, que é a combinação de produtos com serviços.

Por conta da tecnologia, que tem papel importante na reconfiguração das atividades pessoais e profissionais, a verdade é que cada vez fazemos mais com mais recursos e temos menos tempo disponível. Isso é um fator importante nessa transformação estrutural nos hábitos de alimentação.

Numa combinação de aspectos ligados à demanda pela mudança de hábitos, maior participação da mulher em atividades profissionais fora do lar, o aumento das alternativas disponíveis e a maior e melhor oferta de serviços, o percentual do foodservice no total dos dispêndios com alimentação no Brasil cresceu de 24 %, em 2002, para 34 % em 2019, último ano pré-pandemia, para manter bases comparativas iguais.  Em algumas capitais do Sudeste do País, inclusive, esse percentual já se aproxima dos 40%. Para efeito de comparação, esse número nos Estados Unidos, no pré-pandemia, estava em torno de 48%.

Ocorre que, no caso brasileiro, os tradicionais e mais importantes canais de vendas de alimentos, os super e hipermercados, não perceberam essa transformação estrutural e não desenvolveram alternativas estratégicas para ajustarem sua oferta e proposta de valor para essa mudança.

O resultado é que essa mudança estrutural da venda de produtos, que é um serviço, para a venda de soluções, que combina produtos e serviços, vem sendo atendida prioritariamente pelo setor de foodservice, através de restaurantes, fast-food, dark kitchens e muitas outras alternativas, com a oferta de soluções, combinando produtos com serviços.

Esse quadro é em boa parte diferente do que acontece nos Estados Unidos, França, Itália, Espanha e Reino Unido, onde o setor tradicional de supermercados desenvolveu alternativas para atender essa mudança de comportamento, como pode ser visto em operações da Whole Foods, Wegmans e Dominicks, nos EUA;  Tesco,  no Reino Unido; Mercadona, na Espanha; e Esselunga e Iper na Itália.

Da mesma forma como as farmácias e drogarias passaram a incorporar mais serviços na sua oferta, que vão de rápidas consultas a aplicações de vacinas e exames básicos oculares nos Estados Unidos, México e no Reino Unido, ainda temos algumas limitações aqui no Brasil, que a pandemia acelerou a mudança da oferta para atender a emergência gerada.

Mas esse crescimento dos serviços e soluções na economia de países e regiões também trouxe mudanças importantes na estratégia das indústrias fornecedoras de produtos de consumo, ampliando sua oferta e chegando no consumidor final com uma oferta diferenciada de soluções.

Os exemplos são inúmeros, mas podemos citar o movimento da JBS com o desenvolvimento de seu projeto vencedor Swift; da Unilever com as lavanderias Omo ou da P&G com sua rede de lavanderias e de lavagem de carros, nos Estados Unidos ou aqui no Brasil expandindo, inclusive, em ambos os casos, através de franquias.

O futuro do varejo passa por uma reconfiguração estrutural, onde a simples venda de produtos será, cada vez mais, complementada pela venda de serviços e soluções, tirando proveito da constância de relacionamento, conhecimento do consumidor, facilidades, proximidade, conveniência e ambiente amigável e digital.

Rigorosamente envolve o conceito de copo meio cheio e meio vazio. Tudo depende de como se vê e interpreta a realidade.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo

 

Postagem anterior

Turma da Mônica ganha loja oficial para venda de produtos no Mercado Livre

Próxima Postagem

Varejistas dão até 80% de desconto para impulsionar o Dia do Consumidor

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães
Foodservice

Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães

8 de maio de 2025
Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano
Economia

Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano

7 de maio de 2025
A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar
Artigos Mercado&Food

A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar

7 de maio de 2025
Marina Boulevard Itajaí: estratégia por trás do primeiro shopping voltado para as águas do Brasil
Shopping centers

Boulevard Marina Itajaí: A estratégia por trás do 1º shopping voltado para as águas do Brasil

7 de maio de 2025
Próxima Postagem
Varejistas dão até 80% de desconto para impulsionar o Dia do Consumidor

Varejistas dão até 80% de desconto para impulsionar o Dia do Consumidor

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.