Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Kidults já representam 15% das vendas de brinquedos e jogos

Público de 19 a 29 anos busca produtos que disparem gatilhos de felicidade ligados a efeitos nostálgicos

Redação de Redação
14 de março de 2023
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos

Topo Gigio, Ursinhos Carinhosos, Moranguinho e jogos clássicos, como Banco Imobiliário e Cara a Cara, que marcaram a infância de gerações, continuam a fazer sucesso nas prateleiras. E as vendas desses brinquedos são impulsionadas por um público de 19 a 29 anos. Denominado kidults, eles buscam produtos que tragam satisfação e disparem gatilhos de felicidade ligados a efeitos nostálgicos.

Essa tendência foi impulsionada principalmente na pandemia, quando as pessoas buscaram entretenimento dentro de casa, durante o isolamento social. Para atender a esse mercado, que já representa cerca de 15% da receita global de brinquedos e segue crescendo 4 pontos percentuais ao ano, segundo dados da The NPD Group, as fabricantes de brinquedos têm relançado marcas icônicas e criado produtos voltados aos kidults.

“O mercado kidult vem numa evolução ano após ano. Com a pandemia houve uma aceleração muito forte desse consumo, pois os adultos em home office buscavam atividades lúdicas para si ou para o contato com as crianças do lar”, afirma Aires Fernandes, diretor de Marketing da Estrela, que participou do painel “Kidults: a nova e lucrativa tendência da indústria de brinquedos”, durante a 39ª edição da Abrin, maior feira de brinquedos da América Latina, entre os dias 5 e 8 de março, no Expo Center Norte.

Fernandes explica que o perfil de consumidor dessa categoria está ligado a duas gerações: a Millennials, que foi a primeira a atravessar a revolução digital, e a Z, filha dos millenials, já totalmente digitalizada.

“Diferentemente de gerações anteriores, que eram preparadas para fazer carreira em empresa, formar família e ter bens, essas 2 gerações buscam produtos que tragam satisfação e disparem gatilhos de felicidade, buscando momentos de sua infância, que podem ser verdadeiros ou até fantasiosos. E esses produtos, os brinquedos, podem fazer esse disparo”, diz.

Relançamentos em parceria

Com 85 anos de participação no mercado de brinquedos no Brasil, em 2022, a Estrela aproveitou essa onda e relançou, em parceria com a Ri Happy, 10 brinquedos que fizeram sucesso em décadas passadas, como Rockita, Vertiplano, Aquaplay e Snif Snif.

 

1 do 5
- +

“Hoje temos em linha vários produtos que foram sucesso, principalmente das décadas de 70, 80 e 90. Muitos são ligados ao movimento geek e cultura pop, mas também temos linhas de jogos que fazem uma ligação de socialização com momentos de felicidade junto à família”, diz.

Embora não existam estudos a respeito sobre o movimento kidult no Brasil, Fernandes destaca que na Estrela a venda de produtos voltados a essa público representa cerca de 15%, além de fazer parte da estratégia de marketing da empresa, com relançamentos periódicos de sucessos de décadas passadas.

“Atrás de cada um desses brinquedos existe um storytelling ligado a esse produto, que será claramente o gatilho de disparo de felicidade desses adultos que visam procurar produtos para satisfazer as suas necessidades.”

Imagens: Shutterstock e Divulgação

Postagem anterior

Alimentos ou refeições congelados, visão do consumidor e foodservice

Próxima Postagem

Roldão Atacadista desenvolve Universidade Corporativa para qualificar mais de 5 mil colaboradores

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp
Inovação

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS
Economia

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês
Tecnologia

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan
Tecnologia

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais
Inovação

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação
NRA Show

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa
Tecnologia

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Roldão Atacadista desenvolve Universidade Corporativa para qualificar mais de 5 mil colaboradores

Roldão Atacadista desenvolve Universidade Corporativa para qualificar mais de 5 mil colaboradores

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.