Tecnologia a favor do foodservice: automação, comunicação visual e segurança

Líderes da The LED, TecToy e Truppe! discutiram o processo de automação no foodservice, que tem trazido inovação e segurança ao varejo

A tecnologia tem sido uma aliada importante do foodservice e do varejo alimentar em diversas frentes, como na adoção da automação, na transformação da comunicação visual e no aprimoramento de segurança para o negócio. O tema foi debatido durante o Connection Foodservice Pós-NRA Show 2023, promovido organizado pela Mercado&Consumo e pela Gouvêa Foodservice em Itu (SP), por líderes da The LED, da TecToy e da Truppe!

A diretora de Marketing da The LED, empresa especializada em soluções com painéis de LED, Elaine Dias, ressaltou que, apesar de os equipamentos requererem um investimento considerável, atualmente os empreendedores não precisam necessariamente comprar um painel de LED. Ela destacou que existem opções de planos de locação, permitindo aos empreendedores gerar receita com o uso do equipamento antes mesmo de realizar o primeiro pagamento por ele.

Ela também ressaltou que, ao instalar um painel de LED em um restaurante, por exemplo, é possível “substituir a comunicação visual para torná-la mais atrativa, moderna e dinâmica”. A The LED tem forte atuação com mídia out of home (OOH), a publicidade feita em ambientes externos. Outro setor de destaque é o de supermercados – a empresa tem projetos com Carrefour, Natural da Terra, Sam’s Club e Roldão, entre outros, que transformaram o espaço de publicidade na ponta de gôndola em campanhas digitais, criando oportunidade para a indústria falar diretamente com o consumidor final.

A oferta de uma boa experiência na ponta é foco também da TecToy, empresa que leva soluções de PDV e automação para o mercado. A empresa está implementando totens de autoatendimento em 600 lojas da rede de cozinha rápida Habib’s. Fornece, ainda, equipamentos para outros estabelecimentos do foodservice, como choperias, e atua com parceiros que desenvolvem soluções para os pontos de venda. “Nosso papel é trazer tecnologia de ponta, como, por exemplo, uma câmera para fazer leitura de biometria facial”, descreve Juliete Correia, diretora comercial da TecToy.

A executiva destaca que boas experiências também geram bons resultados para os negócios. Um estabelecimento que tem um toten de autoatendimento com leitura de biometria pode, por exemplo, mandar uma mensagem para o cliente assim que ele entrar na loja, oferecendo um desconto personalizado. O consumidor também pode usar o próprio smartphone para fazer a leitura de um QR Code e, assim, acumular pontos num programa de fidelidade. “Diversas experiências que podem gear resultado”, destaca.

Carlos Carvalho, CEO da Truppe!, empresa de tecnologia focada no desenvolvimento de pessoas, destacou a importância de as empresas investirem em tecnologia para evoluir, ganhar segurança e se destacar em meio à concorrência. “Muitas empresas que passaram pela transformação digital já estão num momento de aceleração digital”, alertou.

Além da maturidade digital, as empresas precisam se preocupar, ainda, com a imunidade digital, ressaltou o executivo. Dados do Gartner mostram que o Brasil é o quarto país em número de ciberataques. O executivo salienta a necessidade de criar ferramentas e processos para transformar a empresa e garantir sua segurança. Ele ressalta que, sem proteção e preparação adequadas, há uma alta possibilidade de um ciberataque repentino. “É muito importante proteger os dados. A imunidade vai garantir isso; a imunidade vai trazer uma visão mais segura para esse ambiente”, finalizou o CEO.

Com informações de Mercado&Consumo Media Labs.
Imagem: @thinkup

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist