A Associação Brasileira de Franchising (ABF) e o Governo do Estado de Minas Gerais firmaram uma parceria para fomentar o empreendedorismo por meio das franquias e fortalecer a relação entre as empresas franqueadoras, franqueadores e o governo estadual. O acordo, realizado por um “Memorando de Entendimento”, foi firmado durante a 31ª edição da ABF Franchising Expo, em São Paulo, na feira que reuniu 440 marcas expositoras, sendo 113 estreantes.
A iniciativa visa estimular a abertura de novas unidades franqueadas ou expansão das existentes por empreendedores locais de todo o País. O Estado reúne dois fatores fundamentais para a expansão do franchising: potencial de consumo e desejo de empreender.
Somente nesse primeiro trimestre de 2024, Minas Gerais teve um crescimento notável no setor de franquias, consolidando-se como um polo atrativo para investimentos nesse modelo de negócio. Segundo dados da ABF, na comparação com o mesmo período do ano anterior, o franchising mineiro passou de R$ 4,4 bilhões para R$ 5,2 bilhões em faturamento, registrando 18,4% de crescimento.
Entre os primeiros trimestres de 2023 e 2024, o número de unidades franqueadas em Minas saiu de 16.619 para 17.491 (5,2%). Destaque para “Alimentação” (comércio e distribuição), com 29,7% de participação e crescimento de 60,9%, acima da média nacional (19,1%). Em termos de empregos diretos, o setor de franquias passou de 140.276 para 149.367 vagas, variando 6,5% no comparativo.
De acordo com Tom Moreira Leite, presidente da ABF, “firmar essa parceria estratégica com o Governo de Minas Gerais é de fundamental importância para o desenvolvimento sustentável das franquias no Estado, que é um dos motores do setor no Brasil”. “Estamos, assim, ABF e governo mineiro, fortalecendo e apoiando a expansão de franqueadores e franqueados já estabelecidos, estimulando novos empreendedores e beneficiando os consumidores”, emendou Moreira. O presidente da entidade também destaca a busca em alinhar as ações com as políticas públicas de desenvolvimento socioeconômico do Estado mineiro em benefício de todos os atores envolvidos no ecossistema de franquias, “contribuindo para o crescimento econômico e social sustentável de Minas Gerais e do País”.
Criação de um GT
Uma das primeiras iniciativas definidas no Memorando é a criação de um grupo de trabalho. Segundo o diretor regional da ABF Minas, Antônio Bortoletto, essa ação inicial vai permitir que as empresas tenham um caminho facilitado, possibilitando, inclusive, a interiorização das marcas e o consequente desenvolvimento local.
“O franchising é a porta de entrada do empreendedorismo. Em um País com muitos aspirantes a empreendedores, o franchising desempenha um papel fundamental no estímulo à economia. Ao facilitar o acesso ao empreendedorismo, cria-se um ambiente propício para o crescimento de pequenos negócios, gerando empregos e contribuindo para o desenvolvimento econômico”, destaca Bortoletto.
De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, o setor de franquias passa a ser ainda mais impulsionado no Estado com a parceria com uma associação que tem credibilidade consolidada no mercado.
“Com o despacho, sinalizamos o compromisso do Governo de Minas com o franchising. Por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, vamos atuar com todo o sistema de desenvolvimento econômico, incluindo também o BDMG e a Fapemig. Temos um crescimento já acima da média nacional para o setor e queremos que mais franquias sejam abertas e que mais franqueadores venham para Minas Gerais”, explicou.
Imagem: Shutterstock