Sebrae irá capacitar mais de 200 bares e restaurantes em Minas Gerais

No estado, o segmento de alimentação fora do lar chega a movimentar cerca de 500 mil pequenos negócios

O Sebrae Minas irá oferecer suporte empresarial para mais de 200 bares e restaurantes de oito municípios mineiros. Os estabelecimentos contemplados serão aqueles que participarão da 6ª edição do concurso Comida di Buteco 2024 e serão orientados pelo programa Prepara Gastronomia. As capacitações serão promovidas até o dia 2 de abril nas cidades onde ocorrerá o evento.

Neste ano, o Sebrae Minas será um dos apoiadores do concurso em Minas Gerais, que acontecerá entre 5 de abril e 5 de maio, nas cidades de Belo Horizonte, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Uberlândia, Araguari, Juiz de Fora, Montes Claros e Poços de Caldas.

“Diante de um mercado tão competitivo, estar bem preparado e atualizado é essencial para se destacar e prosperar. Por isso, por meio do programa Prepara Gastronomia, os participantes do Comida di Buteco, maior concurso de botecos do país, terão acesso às informações para melhorar a qualidade dos seus serviços, estimular a criatividade gastronômica e criar novas experiência do cliente”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

Os donos dos estabelecimentos participantes do concurso receberão orientações de especialistas em pequenos negócios sobre técnicas de vendas, atendimento ao cliente, precificação de produtos e organização financeira. O programa também vai oferecer aos empreendedores participantes conteúdos exclusivos e gratuitos, como artigos, podcasts, vídeos e e-books com informações para aumentar o faturamento do negócio.

Os estabelecimentos do Comida di Buteco de Poços de Caldas já participaram das capacitações oferecidas pelo Prepara Gastronomia. As próximas cidades que receberão as orientações serão Belo Horizonte, Ipatinga, Uberlândia, Araguari, Montes Claros e Juiz de Fora, nesta ordem.

“Eles erão a oportunidade de trocar experiências e boas práticas, e ainda aprender com os desafios enfrentados por outros empreendedores do setor”, destaca.

No estado, o segmento de alimentação fora do lar chega a movimentar cerca de 500 mil pequenos negócios e gera mais de 800 mil empregos.

Mais de 3 mil pequenos negócios beneficiados em 2023

Em 2023, o Prepara Gastronomia capacitou mais de 3 mil pequenos negócios de alimentação em 117 cidades mineiras. Essas ações resultaram em mais de 9 milhões em negócios e na criação de 500 novos pratos. Até o final de dezembro de 2024, a previsão é que o programa atenda 4 mil empreendimentos em 150 cidades de Minas Gerais.

Além das capacitações, o programa fornece orientações para a estruturação da experiência gastronômica dos destinos turísticos, incluindo o apoio na realização de festivais gastronômicos com a participação dos negócios capacitados pelo Prepara Gastronomia. Apenas em 2023, cerca de 90 festivais e eventos gastronômicos foram realizados de norte a sul do estado em parceria com o Sebrae Minas.

“Nosso objetivo é melhorar a gestão dos empreendimentos, prepará-los para as novas demandas do mercado e valorizar as vocações e experiências gastronômicas regionais, estimulando não só a gastronomia, mas também toda a cadeia produtiva ligada ao turismo, comércio e serviços”, conclui Silva.

Com informações de Mercado&Food.
Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist