Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A ressignificação do papel do distribuidor de alimentos no foodservice

Cristina Souza de Cristina Souza
14 de setembro de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
A ressignificação do papel do distribuidor de alimentos no foodservice

O distribuidor de alimentos no foodservice, assim como todos os elos do segmento, passou esses últimos anos se questionando sobre os melhores caminhos para manter a conexão com seus clientes, além de assegurar o crescimento e a perpetuidade do seu negócio.

Inegavelmente o mercado brasileiro passa por um processo de profissionalização dos operadores. Ainda distante do que ocorre em mercados maduros, porém, em rota evolutiva.

Os distribuidores seguem na ampliação da transformação digital com sistemas de picking, monitoramento de rota, inteligência para predição de volumes, CRM e e-commerce.

Porém, seguem em alerta diante das mudanças do mercado de abastecimento. As indústrias criam plataformas próprias para reduzir a desintermediação, devido à quantidade de dados que possuem das transações dos operadores criam soluções de fornecimento, empresas de softwares criam clubes de compras e tudo isso vai gerando novos contornos para o setor.

Os distribuidores também possuem suas armas. São anos de relacionamento próximo aos seus clientes. Muitos ampliaram suas verticais de fornecimento para serem reconhecidos como o melhor do “one stop shop” no abastecimento de negócios de alimentação fora do lar. Apoio culinário em conjunto com indústrias ou individualmente, canais para capacitação, ou seja, todos seguem ativos para fazer a diferença.

O que houve de novo no último ano e meio, com o cenário da pandemia, foi a intensificação no abastecimento aos mercados (pequenos e médios) e padarias, que seguiram em funcionamento durante todo o período.

Além disso, houve o foco e o desenvolvimento de soluções para o dark food market, ou seja, o mercado de dark kitchens, com soluções de entregas diferenciadas, uma vez que as áreas de armazenamento dessas operações são muito pequenas. Com o crescimento dos volumes de vendas no delivery, as empresas também promoveram suporte aos clientes menos experientes nesse canal, com soluções em embalagens, e até suporte na elaboração de cardápios, por exemplo.

Mas foi preciso fazer muito mais dada a velocidade das mudanças. Compreender as dores dos operadores é fundamental. E quem melhor do que o distribuidor de alimentos, que está em contato quase que diário com os seus clientes, para compreender esses desafios?

Crédito sempre foi uma dor, intensificada pelos efeitos da crise causada pela pandemia. Para se proteger e reduzir riscos, tradicionalmente o mercado de distribuição trabalha de maneira muito cautelosa a liberação de crédito.

Porém, as taxas para operações financeiras de recebimento via “maquininhas” de cartão e para antecipação de recebíveis pressionam ainda mais o já reduzido lucro dos operadores de foodservice, reduzido pela inflação de alimentos e pela dificuldade em repassar aumentos aos consumidores.

Entendendo como oportunidade o novo cenário de Open Banking promovido pelo Banco Central, foi concebido a quatro mãos entre a Gouvêa Foodservice e a Omniroosts (unidades da Gouvêa Ecosystem) e a Bidfood Brasil, empresa membro do Grupo Bidfood, presente em 23 países e especialista no setor de distribuição de alimentos, o Bidfood Bank.

O desenho foi totalmente centrado no operador de foodservice e em caminhos para tornar sua jornada de acesso ao crédito mais simples, justa e positiva. Boa parte das antecipações de recebíveis é feita para a aquisição de mercadorias e o modelo desenvolvido permite a redução das taxas envolvidas em dois momentos dessa operação, além de acelerar as vendas por meio de serviços ao consumidor final, bem como diferenciais a serem oferecidos para a equipe.

Certamente essa iniciativa ajudará a recuperar negócios tradicionais, além de criar uma oportunidade de fortalecer a conexão da Bidfood com os novos gestores do foodservice provenientes das gerações Y e Z, que são mais digitalizados e, portanto, fazem suas compras via plataforma de e-commerce e valorizam relações digitais sem atrito, porém focadas no capitalismo consciente. Num círculo em que todos ganham mais e ganham juntos.

A ressignificação do papel dos atores do mercado do foodservice só acontecerá com protagonismo, visão de futuro e coragem para inovação.

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
Imagem: Envato

Postagem anterior

SuperPrix aposta em omnicanalidade e vê vendas subirem 170% no e-commerce

Próxima Postagem

Boticário lança “lojas de parede” em estações de metrô e terminal de ônibus

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil
Indústria

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

24 de maio de 2025
Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças

24 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
Boticário lança "lojas de parede" em estações de metrô e terminal de ônibus

Boticário lança "lojas de parede" em estações de metrô e terminal de ônibus

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

24 de maio de 2025
Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

24 de maio de 2025
JBS defende ação de setores público e privado para regularizar propriedades rurais

JBS recebe aval de acionistas para lançar ações nos EUA

24 de maio de 2025
Simples

Receita prorroga data de vencimento para pagamento do Simples apurado em abril

24 de maio de 2025
BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

24 de maio de 2025
Shopping Metrô Tatuapé terá espaço gourmet com Coco Bambu, Outback e Madero

Shopping Tatuapé terá espaço gourmet com restaurantes como Coco Bambu, Outback e Madero

24 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.