Samba-enredo da Portela esgota edições do livro “Um defeito de cor” na Estante Virtual

Baseado no romance histórico de Ana Maria Gonçalves, o samba da agremiação foi nota 10 no Carnaval do Rio

“Em nós, até a cor é um defeito. O imperdoável mal de nascença, o estigma de um crime”. Assim, começa o vídeo que o Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela publicou no ano passado, em seu canal no Youtube, para anunciar o samba-enredo de 2024, baseado no livro “Um defeito de cor”, da escritora brasileira Ana Maria Gonçalves. O desfile da agremiação, no Carnaval do Rio de Janeiro, esgotou todas as edições do livro que estavam disponíveis na plataforma Estante Virtual, o maior marketplace de livros do País.

Segundo informações do Magalu, as vendas cresceram 3.300% desde segunda-feira, 12, data em que a escola do bairro de Madureira passou pela Marquês de Sapucaí com o enredo inspirado na obra, lançada em 2006. Nesta quarta-feira, 14, os últimos exemplares disponíveis foram vendidos no site.

O livro conta a história de Kehinde, uma africana idosa, cega e à beira da morte, que viaja da África para o Brasil em busca do filho perdido há décadas, o poeta e escritor Luís Gama. Ao longo da travessia, ela conta como foi a sua vida, marcada por mortes, estupros, violência e escravidão.

A personagem foi inspirada na figura de Luísa Mahim, também chamada de “heroína da pátria”, por sua vida dedicada à libertação dos negros escravizados e seu papel fundamental na Revolta dos Malês, em Salvador, em 1835. É mãe de Luís Gama, considerado o “patrono da abolição” no Brasil.

A história inspirou o desfile da Portela neste Carnaval, que contou com a participação de figuras importantes na luta contra o racismo, entre elas o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, e Marinete Silva, mãe de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro assassinada em 2018.

Apesar de a escola ter enfrentado problemas técnicos em seu desfile, ficou em 5º lugar na classificação geral das escolas do grupo especial. Já o samba-enredo levou nota 10.

O Estante Virtual foi criado há 18 anos e desde 2020 faz parte do Grupo Magalu.

Assista ao vídeo que a Portela preparou para anunciar o samba-enredo de 2024.

Imagem: Reprodução

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist