Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O varejo em transição e o desafio dos shopping centers

Luiz Alberto Marinho de Luiz Alberto Marinho
15 de março de 2017
no Artigos, Malls, Shopping centers
Tempo de leitura: 2 minutos

Nos Estados Unidos grandes varejistas seguem fechando lojas. Redes como Macy’s, Sears, JCPenney e Abercrombie estão encolhendo e outras, como The Limited e American Apparel simplesmente deixaram o mercado. Mas os problemas do varejo americano não se limitam ao encerramento das operações de algumas unidades. Levantamento publicado pelo Wall Street Journal mostrou queda dramática na quantidade de visitas dos consumidores às lojas norte americanas. Vamos aos dados: o total de visitas de clientes a lojas caiu de 34,3 bilhões em 2010 para 14,2 bilhões em 2016 lá nas terras do Tio Sam. Estamos falando de 20 bilhões de visitas ao varejo que foram simplesmente eliminadas da agenda dos consumidores em apenas 6 anos. No mesmo período, a frequência de visitas a lojas virtuais aumentou, amplificando os comentários sobre o declínio do varejo físico e dos shopping centers.

Mas como falar de decadência das lojas físicas quando importantes varejistas online estão justamente investindo em pontos de venda de tijolo e cimento? E não são empresas quaisquer não. A Amazon não só está abrindo supermercados como também livrarias, veja você.

A questão é mais complexa. As lojas físicas e os shopping centers não estão morrendo. Longe disso. Mas seria ingenuidade não reconhecer que estão passando por profundas transformações, impulsionadas por aquilo que Howard Schultz, o manda-chuva da Starbucks, chamou de ‘mudanças sísmicas no comportamento dos consumidores’. Hoje as pessoas vão aos shoppings e às lojas em busca de experiências e relacionamento, dando prioridade às marcas capazes de comunicar propósito e não apenas atributos de seus produtos e serviços. A transação é consequência.

No Brasil este movimento também já chegou, embora naturalmente temperado com características locais. Aqui, os shopping centers parecem começar a entender a importância de investir em experiências e relacionamento. Algumas grandes redes varejistas seguem o mesmo caminho. O problema reside no enorme contingente de pequenos lojistas, espalhados pelo país afora, que provavelmente enfrentarão dificuldades na transição do velho para o novo varejo.

No novo cenário, a loja já não é apenas ponto de venda, e sim ponto de tudo: relacionamento, informação, socialização, personalização, diversão e até de venda.  Como venda passa a ser consequência, a equipe de loja deve ser formada por especialistas, apaixonados pelo que vendem, conectados emocionalmente à marca que representam e comprometidos em desenvolver relacionamentos com os clientes.

No entanto, estima-se que 70% dos lojistas de shopping centers no Brasil possua apenas uma loja. Boa parte deles carece de informação, recursos para investir e visão sobre como trilhar os novos rumos do varejo. Vendem o almoço para pagar o jantar. Desatar esse nó será o maior desafio dos shopping centers nos anos da retomada.

Postagem anterior

Shoppings da CCP aderem a campanha contra exploração sexual de crianças e adolescentes

Próxima Postagem

Personalidades renomadas participam de debates sobre esporte no Shopping Plaza Sul

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls, consultoria de negócios ideal para apoiar a nova geração de centros comerciais.

Relacionados Posts

Shopping Metrô Tatuapé terá espaço gourmet com Coco Bambu, Outback e Madero
Notícias

Shopping Tatuapé terá espaço gourmet com restaurantes como Coco Bambu, Outback e Madero

24 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards
Artigos

Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

22 de maio de 2025
Botafogo Praia Shopping lança espaço de self storage e amplia oferta de serviços ao público
Notícias

Botafogo Praia Shopping lança espaço de self storage e amplia oferta de serviços ao público

22 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás
Artigos

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
Próxima Postagem

Personalidades renomadas participam de debates sobre esporte no Shopping Plaza Sul

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Nuvemshop amplia portfólio com novas ferramentas para lojistas online

Nuvemshop amplia portfólio com novas ferramentas para lojistas online

25 de maio de 2025
OLX Magic usa IA para transformar marketplace em assistente de compras do consumidor

OLX Magic usa IA para transformar marketplace em assistente de compras do consumidor

25 de maio de 2025
Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

24 de maio de 2025
Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

24 de maio de 2025
JBS defende ação de setores público e privado para regularizar propriedades rurais

JBS recebe aval de acionistas para lançar ações nos EUA

24 de maio de 2025
Simples

Receita prorroga data de vencimento para pagamento do Simples apurado em abril

24 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.