Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Mulheres lideram ações de impacto social no Brasil e ensinam sobre o legado das organizações

Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi de Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi
15 de março de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Pense em ESG ou ações corporativas de impacto social e você provavelmente vai – ou deveria – pensar em mulheres líderes que sustentam e conduzem essas causas em diferentes organizações. De acordo com o Credit Suisse, a proporção de mulheres em cargos de liderança na área de sustentabilidade é mais do que o dobro das posições de gestão de maneira geral.

Na Associação Brasileira de Profissionais de Sustentabilidade, 68% das pessoas associadas são mulheres. Os dados estão no ebook “Essas Mulheres Sustentáveis”, uma publicação independente, organizada por Velma Gregório e que traz textos de profissionais do mercado e da academia sobre temas de sustentabilidade.

Já a pesquisa Agenda ESG, substantivo feminino, realizada na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, em 2021, mostrou não apenas o protagonismo das mulheres na área, mas também o resultado disso. O levantamento traz dados quantitativos e qualitativos de 98 empresas brasileiras de capital aberto e aponta que as organizações com maior diversidade de gênero em cargos de alta liderança são justamente as que apresentam melhores resultados em ações de ESG.

A pesquisa também trouxe o que as mulheres da alta liderança identificaram em si como qualidades que as ajudam nessa atuação. Entre elas estão liderança democrática e aberta ao diálogo; alto nível de exigência; resiliência e capacidade de ser flexível e mudar o modelo mental. O estudo mostra que muitas delas se colocam no papel de fazer avançar a agenda da diversidade nas organizações onde atuam, justamente porque reconhecem que a posição que ocupam não está conquistada para mulheres em geral.

Um dos exemplos mais emblemáticos de mulheres líderes à frente de ações de impacto social nas empresas é Alexandra Palt, que além de vice-presidente executiva da L’Oréal, também é responsável pela área de responsabilidade corporativa da empresa. Entre as diversas ações lideradas por ela, está o programa “Por Mulheres na Ciência”, desenvolvido em parceria com a Unesco, e que apoia centenas de pesquisadoras em um período crucial de suas carreiras: durante suas teses ou estudos de pós-doutorado.

Também temos muitos exemplos de marcas brasileiras com líderes mulheres que dão lições sobre legado social e ambiental. É o caso da NUU Alimentos, fundada e presidida por Rafaela Gontijo. A empresa, do setor de congelados, está em uma jornada regenerativa para trazer impacto social para o cerrado mineiro e assumiu a responsabilidade de ter uma produção sustentável. Na empresa, 85% do time é composto por mulheres. Além disso, os fornecedores são locais, a produção tem compensação de carbono e a empresa faz um trabalho de compensação de embalagens.

Considerada “Heroína do ano” pela Abstartups e homenageada como empreendedora do ano pela EY, Dani Junco, CEO da B2Mamy, é outra importante liderança feminina à frente de um negócio de impacto social no Brasil. A B2Mamy é uma socialtech que conecta mães e mulheres em um hub, tornando-as líderes e livres economicamente. A comunidade dá às mulheres acesso a soluções e benefícios que facilitam, acolhem e impulsionam sua jornada. 

A verdade é que exemplos do protagonismo feminino em ações corporativas de impacto social não faltam. Seja por uma questão de identificação e reparação, o que leva muitas a se dedicarem a causas de apoio a outras mulheres, por exemplo, seja por conta de características associadas à consciência coletiva e democrática, à colaboração e à sensibilidade, ou por qualquer outro motivo. O fato é que elas se destacam na liderança dessas ações, movimentam o tema no Brasil e fazem história, ensinando sobre o legado das organizações.

Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi são cofundadores da Editora MOL e empreendedores sociais integrantes da rede da Fundação Schwab.

Imagem: Shutterstock

 

Postagem anterior

Dia do Consumidor: 10 dicas para oferecer a melhor experiência no varejo

Próxima Postagem

Renner acelera implantação de caixas de autoatendimento

Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi

Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi

Roberta Faria é jornalista, empreendedora social, CEO da MOL Impacto e presidente do Instituto MOL, uma organização social dedicada a promover a cultura de doação no Brasil.

Relacionados Posts

João Adibe: "Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional"
Varejo

João Adibe: “Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional”

4 de junho de 2025
New Balance inaugura loja no Shopping VillaLobos com conceito global UCC
Shopping centers

New Balance inaugura loja no VillaLobos com conceito global que une esporte e cultura

4 de junho de 2025
A solidão do líder: um convite à conexão
Artigos

A solidão do líder: um convite à conexão

4 de junho de 2025
Celular vira principal canal de compras das classes D e E, que lideram intenção de consumo
Varejo

Celular vira principal canal de compras das classes D e E, que lideram intenção de consumo

4 de junho de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados
Artigos

Tudo sobre a segurança do Pix por aproximação

4 de junho de 2025
Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference
Artigos

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

3 de junho de 2025
NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia
Varejo

NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

3 de junho de 2025
NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real
Artigos

NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

3 de junho de 2025
Próxima Postagem
Renner acelera implantação de caixas de autoatendimento

Renner acelera implantação de caixas de autoatendimento

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Carrefour vende participação minoritária na Carmila por US$ 194,5 milhões

Carrefour vende participação minoritária na Carmila por US$ 194,5 milhões

4 de junho de 2025
João Adibe: "Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional"

João Adibe: “Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional”

4 de junho de 2025
New Balance inaugura loja no Shopping VillaLobos com conceito global UCC

New Balance inaugura loja no VillaLobos com conceito global que une esporte e cultura

4 de junho de 2025
A solidão do líder: um convite à conexão

A solidão do líder: um convite à conexão

4 de junho de 2025
Celular vira principal canal de compras das classes D e E, que lideram intenção de consumo

Celular vira principal canal de compras das classes D e E, que lideram intenção de consumo

4 de junho de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados

Tudo sobre a segurança do Pix por aproximação

4 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.