TOTVS ajuda na transformação do foodservice mirando a experiência do consumidor

Sem uma evolução digital, muitos negócios de foodservice podem acabar ficando para trás em um mundo cada vez mais tecnológico

A pandemia não só acelerou inúmeros processos, principalmente no digital, como também acabou por transformar muita coisa na sociedade mundial. Indústrias, serviços, mercado de trabalho… De um jeito ou de outro o dia a dia da população foi impactado e, de certa maneira, transformado. E o foodservice e sua relação com o consumidor é um bom exemplo disso.

A pandemia acabou acelerando a adoção de tecnologias de 2020 para cá e isso fez com que negócios que antes eram puramente físicos tivessem que antecipar sua adaptação para o mundo digital, seja com novas maneiras de encarar e vender os seus produtos e serviços, seja na adoção de facilitadores da operação. Sempre respeitando a tendência de encantar o cliente.

O mercado de foodservice vem ocupando um protagonismo na geração de experiência para os consumidores. E para entregar uma boa experiência, essa combinação de digital e físico é fundamental. E quando o assunto é integração, o maior desafio está na centralização da gestão, ou seja, fazer uma gestão única do delivery e do ponto de venda físico.

A Tradicional Bolos e Tortas, rede de quitutes caseiros e cliente das tecnologias da TOTVS, é um caso de sucesso nessa busca por uma atualização de processos e estratégia de negócios. “Não dá mais para ter gestão financeira no papel. Não dá mais para só controlar fluxo de caixa. Isso não existe mais. O empresário brasileiro tem um pouco de dificuldade nessa organização gerencial, mas a tecnologia vem trazer isso aí. E a TOTVS tem muitas ferramentas que traduzem tudo isso em resultado”, afirma Vinicius Marcondes, sócio fundador da Tradicional Bolos e Tortas.

Fundada em 2011, ainda em um momento em que o digital era considerado um diferencial e não uma obrigação, a Tradicional Bolos e Tortas entendeu que se não se adaptasse ao novo momento do mercado e do consumidor, poderia ficar para trás em relação aos concorrentes diretos e a outros negócios semelhantes.

“É importante que toda empresa tenha gestão do seu estoque e do seu custo de produção. Isso é fundamental para a tomada de decisão, principalmente em relação a produtos. As informações têm que ser muito rápidas. O nosso grande desafio agora é entrar nesse novo consumidor e fazer ele se comunicar direto com a gente. Seja por delivery, seja para convidá-lo em uma condição digital ou física. Escolher o produto pelo aplicativo e vir retirar na loja. Temos que nos adaptar e nos moldar. Para não perdermos esse cliente”, garante Vinicius.

Foco no cliente

A atualização de todo o processo, principalmente na parte tecnológica, é fundamental para qualquer negócio. Mas neste momento de retomada do foco no cliente, o olhar atento ao consumidor tem que ser também encarado como prioridade, principalmente em um setor como o foodservice.

A tecnologia, especialmente relacionada a mecanismos que permitam o conhecimento do cliente, é o que está no topo da agenda dos empreendedores. Conseguir entender melhor o cliente, entender melhor os gostos dele, para que o atendimento seja cada vez mais personalizado, é fundamental.

E para esse olhar focado no cliente, a humanização segue sendo fundamental, mesmo em um mundo cada vez mais tecnológico. “No setor de foodservice, o fator humano ainda vai ser imprescindível. Em outras esferas até conseguimos trabalhar de uma forma mais tecnológica, mas para fazer um produto artesanal, como é toda a nossa linha, eu preciso de uma pessoa que quebre o ovo, que misture a farinha. Se não se perde o ‘artesanal’ e viramos uma grande fábrica. O que não nos interessa. A experiência que o nosso cliente quer é de um produto que seja diferente de um produto de rede, que são comuns em prateleiras de mercado”, revela o sócio fundador da Tradicional Bolos e Tortas.

“Agora da parte gerencial, essa automatização é uma necessidade. Hoje eu preciso de velocidade. Além do tempo para a gestão de estoque, por exemplo, tenho que arrumar um tempo para me aproximar do cliente. Principalmente de maneira digital. Então eu tenho que otimizar o meu tempo como gestor para aproveitar essas oportunidades de novos negócios. Mas o coração do foodservice não vai perder o fator humano nunca”, finaliza Vinicius.

Com informações de M&C Media Labs
Imagem: Shutterstock

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