Asia Shipping adquire parte da startup catarinense Dati

Dati conta com uma plataforma em nuvem com IA utilizada para simplificar e aprimorar as operações de Comex

A integradora digital de logística Asia Shipping adquiriu parte da startup catarinense Dati, que conta com uma plataforma em nuvem com Inteligência Artificial (IA) usada para simplificar e aprimorar as operações de Comex. A transação não teve seu valor revelado.

Com esse novo negócio, a Asia Shipping passará a oferecer uma plataforma digital que automatiza a rotina na importação com uso de IA, abrangendo desde o supply chain, desembaraço até a logística e internacional.

Alexandre Pimenta, CEO da Asia Shipping, conta que o investimento em tecnologia de ponta deve crescer ao longo de 2024, acompanhando a velocidade do mundo digital e a revolução promovida pela IA. “Trata-se de um serviço diferente de tudo que existe no mercado e que promete transformar o setor globalmente, ao unir todas as informações necessárias em um único local. A automação de até 87% da importação com o uso de Inteligência Artificial trará mais eficiência e agilidade para nossos clientes”, afirma.

Com o uso da IA e do Machine Learning, a plataforma da Dati gere e se comunica de forma autônoma com todo o ecossistema de importação e exportação de maneira proativa e preventiva, a partir da análise de dados.

A solução da Dati também é capaz de automatizar quase todas as operações envolvidas no departamento de comércio exterior, cobrindo a emissão do pedido de compra e geração da nota fiscal de entrada no estoque.

“Essa automação abrangente proporciona uma significativa eficiência operacional aos importadores, simplificando e acelerando todo o processo de importação, permitindo maior controle e agilidade no gerenciamento das operações de comércio exterior”, destaca Daniel Martins, CEO da Dati.

Crescimento

Em 2023, a Asia Shipping atingiu um crescimento de quase 4 vezes mais que o mercado na importação marítima full contêiner. Enquanto o crescimento do mercado foi de 6,10%, a multinacional brasileira atingiu uma taxa de 22,42%, reflexo da recuperação de algumas indústrias e do investimento em novas tecnologias – Interface de Programação de Aplicativos (APIs) e IA.

Para este ano, a Asia Shipping projeta um crescimento de pelo menos o dobro do mercado. Para atingir essa meta, alguns setores serão fundamentais: linha branca, placas fotovoltaicas (energia solar) e automotivo.

“Queremos garantir melhorias sistêmicas que impulsionem o crescimento dos negócios sem burocracia. Nossa meta é agressiva em relação à adoção de novas tecnologias e, por isso, não descartamos novas aquisições nos próximos anos”, conclui Pimenta.

Com informações de Mercado&Tech.
Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist