Não existe mais barreira entre o mundo virtual e o físico

Entenda como o Apple Vision Pro, os novos óculos de Realidade Aumentada da Apple vão mudar os comportamentos interpessoais e de consumo e como as empresas precisam se adaptar a essa nova realidade

Para quem ainda não está familiarizado com o novo produto, o Apple Vision Pro são óculos que proporcionam ao seu usuário uma experiência completamente imersiva no mundo digital, fundindo-o com o ambiente real. Imagine que você está na sala da sua casa, no escritório ou até mesmo em um voo, na ponte aérea.

Basta colocar os óculos para acessar os seus aplicativos, navegar na internet, gerar conteúdo, fazer suas atividades profissionais ou assistir um filme ou sua série favorita. Tudo isso sem a limitação de uma tela, mas aproveitando todo o espaço que você tem no ambiente, com total controle sobre a luminosidade ou customizando o ambiente com a paisagem de sua preferência, dando a sensação de que está realmente em outro lugar.

Os óculos são operados por meio da sua visão. Para “navegar”, basta direcionar o seu olhar e “selecionar” com um leve movimento de pinça, na ponta dos dedos. Acredito que nessa breve descrição inicial, eu não tenha feito jus ao novo aparelho, mas você pode conferir todos os detalhes nesse vídeo de apresentação do Apple Vision Pro e conferir todas as funcionalidades com mais detalhes.

Mas como o novo aparelho impacta no nosso dia a dia e na forma de nos relacionarmos? Como isso vai alterar nossos hábitos de consumo? E quais são as possibilidades que se abrem com essa nova tecnologia? Eu arriscaria dizer que muita coisa vai mudar, uma vez que o recurso facilita a rotina e resolve problemas ou necessidades básicas do dia a dia. Vamos ver alguns exemplos práticos?

Os óculos permitem que várias telas sejam visualizadas e manuseadas simultaneamente, agilizando e aumentando a produtividade em relação a pesquisas e produção, de forma mais ágil e integrada. É possível fazer reuniões de trabalho como se estivesse na mesma sala com o seu time ou um cliente. Ou ainda falar com amigos e parentes que estão distantes, com a sensação de estar no mesmo ambiente.

Como os óculos trazem uma infinidade de possibilidades, há grandes chances de as pessoas passarem mais tempo usando o aparelho do que o computador ou o celular, incorporando-o facilmente à rotina. Lembrando que essa é apenas a primeira versão e que será lançada no início de 2024. Provavelmente as novas versões serão cada vez mais leves, com melhor performance de bateria (sem estar conectado à energia, a versão de lançamento oferece uma autonomia de apenas 2 horas) e trarão mais integrações e facilidades.

Como os óculos proporcionam essa experiência imersiva do universo digital no mundo físico, as empresas precisam começar a pensar em como conectar seus ambientes físicos ao mundo digital para que o consumidor, na outra ponta, possa ter acesso a esse ambiente, de forma imersiva, sem ter que ir fisicamente a sua loja.

Por exemplo, que tal no conforto da sua casa, passear pelos corredores do seu shopping center favorito, entrar em uma loja e ter uma experiência de compra como se estivesse fisicamente na loja? Você teria uma visão 360°, visualizaria todos os itens nas gôndolas e araras, selecionaria os itens de sua preferência e receberia a compra no local de sua preferência.

As empresas precisarão direcionar seu olhar e investir mais em tecnologia e novos equipamentos para tornar essa experiência possível, assim como rever o layout e os conceitos das lojas e transformá-las  em hubs logísticos para agilizar a entrega, além de ter profissionais cada vez mais especializados nos produtos e serviços comercializados, que entendam de live commerce e social selling, dentre outras práticas e conceitos de atendimento e vendas, e saibam operar recursos tecnológicos.

Algumas marcas talvez optem por incorporar a Inteligência Artificial nesse processo de forma parcial ou integral. Mas uma coisa é certa: o Vision Pro apoia e fortalece algo que o ser humano valoriza, o relacionamento com outras pessoas. E traz a facilidade de fazermos isso por meio de recursos digitais, incorporados ao ambiente físico. É se conectar por meio do digital, sem perder a conexão com o mundo real.

Veremos fortes transformações em diversos setores. Na indústria cinematográfica, além dos filmes 3D, há inúmeras possibilidades para o desenvolvimento de acessórios que levem à experiência dos filmes 4D para dentro de casa, possibilitando uma experiência ainda mais imersiva. Já pensou em assistir a um filme de ação com experiência 360°? Você se sentiria quase como um personagem dessa história. Os óculos já proporcionam essa experiência. Basta agora produzirem o filme que entregue isso.

Outro setor que pode sofrer grandes transformações é o do turismo. Já existem diversas plataformas com tours virtuais a museus e até a pontos turísticos em locais abertos. Provavelmente, com a utilização mais frequente dos óculos, aumente a busca por acesso a essas plataformas. Afinal, sem sair de casa, você poderia passear de manhã pelas florestas da Alemanha, visitar o Louvre à tarde e assistir ao pôr do sol em uma das praias da Grécia. Tudo isso com a sensação de estar no lugar, sem sair de casa.

O preço de lançamento dos óculos é de US$ 3.499, o que não o torna um produto popular, é verdade, mas é só o começo e uma promessa de um futuro promissor e cheio de oportunidades. As empresas precisam cada vez mais ter um olhar direcionado para a experiência de compra do cliente e para vendas de alta performance por meio de qualquer canal, seja ele físico, digital ou fígital, além de garantirem que o clima de trabalho na organização seja leve e prazeroso, afinal, pessoas que produzem felizes entregam melhores resultados. Esse é o caminho para se preparar para o futuro que já está aí, batendo à porta.

Roberta Andrade é gerente de Soluções da Friedman.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shuttersrtock

Sair da versão mobile