Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • INOVAÇÃO
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • NRA SHOW
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • OPINIÃO
    • ARTIGOS
    • COLUNISTAS
  • ESPECIAIS
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • PODCAST MERCADO&CONSUMO
    • BANDNEWS FM
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
    • CAMPUS PARTY
    • BLACK FRIDAY
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • INOVAÇÃO
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • NRA SHOW
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • OPINIÃO
    • ARTIGOS
    • COLUNISTAS
  • ESPECIAIS
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • PODCAST MERCADO&CONSUMO
    • BANDNEWS FM
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
    • CAMPUS PARTY
    • BLACK FRIDAY
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O cenário das locações comerciais em 2017

Redação de Redação
15 de agosto de 2016
no Artigos, Destaque do dia, Eventos, Malls, Pontos comerciais, Shopping centers
Tempo de leitura: 2 minutos

Por Marcos Hirai*

O atual momento do varejo brasileiro não tem sido nada animador. Segundo o IBGE, as vendas no primeiro semestre deste ano caíram 7% em relação ao ano passado, menor resultado da série histórica do levantamento. Além disto, 100 mil lojas fecharam no ano passado. Mas de forma alentadora, se o consumo ainda não está aumentando, nota-se uma redução do ritmo de queda.

Por consequência, segundo pesquisa recente do Ibope, nos shopping centers sobram 12 mil lojas vazias. Na época das vacas gordas, prevendo o crescimento econômico, foram abertos 259 novos empreendimentos nos últimos 5 anos. Com a desaceleração da economia, a maioria dos novos projetos foi suspensa.

Diante deste cenário, como prever os próximos anos para varejistas e shopping centers?

O momento aponta para uma fase de diálogo entre locadores e locatários. Com as vendas em baixa, o fôlego dos varejistas está menor. Com o caixa baixo, a abertura de novas lojas foi reduzida ou cancelada. Com a vacância em alta, o melhor caminho é buscar a equalização diante da realidade atual das vendas.

Mas a vacância atual também pode ser vista como positiva para redes em expansão, pois certamente surgem grandes oportunidades geradas pela crise, tanto na quantidade de ofertas quanto nos custos de ocupação, mais realistas. Pode ser também o momento oportuno para que algumas redes se desenvolvam mais do que o concorrente e assim crescer em participação de mercado, afinal, vários grupos tradicionais de varejo deixaram de expandir e estão diminuindo o número de lojas.

Da parte dos shoppings, é o momento de se reinventar no mix, buscando novos players, desenvolvendo varejistas e trazendo novos segmentos, com novos lojistas de serviços, conveniência, gastronomia e entretenimento. É também o momento de trazer o e-commerce para dentro  dos shoppings, com lojas digitais, substituindo em alguns casos a ausência de lojistas tradicionais.

É também o momento de buscar novas frentes de negócios. Trazendo como inspiração a realidade dos shoppings americanos, europeus e asiáticos, transformar as suas instalações áreas para se transformar num grande palco de mídia e merchandising pode ser fundamental para compensar a diminuição de receitas, o aumento da inadimplência e a vacância que assolam atualmente os centros comerciais.

Em suma, tanto do lado do varejo, quanto dos shoppings, grandes transformações estão ocorrendo. Sejam nas transformações dos hábitos e costumes por conta das inovações tecnológicas, quanto pela atual conjuntura econômica brasileira. 2017 promete grandes emoções!

Na próxima edição do LATAM Retail Show, que ocorrerá entre os dias 23 e 25 de agosto, no Expo Center Norte, dentro do espaço Retail Real Estate, coordenaremos o painel intitulado “O atual cenário de locações comerciais – mercado imobiliário e varejistas”. Este painel de palestras e debates ocorrerá no dia 24, no período da tarde e contará entre os paineilistas varejistas e executivos de shopping centers, debatendo o futuro do mercado.  Hélcio Póvoa da AD Shopping, Mia Stark da Gazit Brasil, Antonio Horácio da Ancar, Sérgio Iunis do Habib´s, Renato Floh da Ri-Happy e PBKIDS Brinquedos e Fábio Aloi da Inbrands estarão presentes.

*Marcos Hirai (marcos.hirai@bgeh.com.br) é sócio-diretor da GS&BGH Retail Real Estate

Compartilhe isso:

  • Facebook
  • LinkedIn
  • Twitter
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Pinterest
  • Mais
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Postagem anterior

Francês especialista em digital da Leroy Merlin divide seus conhecimentos no LATAM Retail Show

Próxima Postagem

Extrato da síntese

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Black Friday
Black Friday

Black Friday 2023 cresce 2,1% impulsionada pelo e-commerce

29 de novembro de 2023
Nestlé pretende investir R$ 6 bilhões no Brasil até 2025
Destaque do dia

Nestlé pretende investir R$ 6 bilhões no Brasil até 2025

29 de novembro de 2023
Cerca de 68% dos consumidores optam por comprar de marcas disponíveis só em delivery
Destaque do dia

Delivery: 68% dos consumidores optam por comprar de marcas disponíveis nas plataformas

29 de novembro de 2023
Com foco na experiência e espaço destinado ao Flamengo, Adidas abre megaloja no Rio
Destaque do dia

Com foco na experiência e espaço destinado ao Flamengo, Adidas abre megaloja no Rio

29 de novembro de 2023
Personalização é apenas uma das estratégias de marketing que devem receber mais atenção em 2024
Artigos

Personalização é apenas uma das estratégias de marketing que devem receber mais atenção em 2024

29 de novembro de 2023
Boticário, Natura e Samsung são as marcas mais indicadas por influenciadores no Brasil
Destaque do dia

Boticário, Natura e Samsung são as marcas mais indicadas por influenciadores no Brasil

29 de novembro de 2023
Camicado vê receita com venda em canais digitais dobrar no terceiro trimestre
Destaque do dia

Camicado vê receita com venda em canais digitais dobrar no terceiro trimestre

29 de novembro de 2023
Giuliana Flores promove clube de assinaturas com conteúdo para amantes de flores
Destaque do dia

Giuliana Flores promove clube de assinaturas com conteúdo para amantes de flores

29 de novembro de 2023
Próxima Postagem

Extrato da síntese

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

IGP-M registra inflação de 0,59% em novembro, aponta FGV

IGP-M registra inflação de 0,59% em novembro, aponta FGV

29 de novembro de 2023
General Motors

General Motors planeja US$ 10 bi em recompra de ações, para dar mais segurança a investidores

29 de novembro de 2023
Lula: não pode haver desoneração sem contrapartida a trabalhadores

Lula: não pode haver desoneração sem contrapartida a trabalhadores

29 de novembro de 2023
rodovias

Rodovias pioraram em 2023 e apenas 32,5% da malha está em condição boa ou ótima, diz CNT

29 de novembro de 2023
Black Friday

Black Friday 2023 cresce 2,1% impulsionada pelo e-commerce

29 de novembro de 2023
Ballantine's inaugura bar temático do jogo Borderlands exclusivo na CCXP23

Ballantine’s inaugura bar temático do jogo Borderlands exclusivo na CCXP23

29 de novembro de 2023
  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Copyright © 2023.
Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Economia
    • ESG
    • Gestão
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Inovação
    • Tecnologia
    • Logística
    • Meios de pagamento
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • NRA SHOW
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
    • Campus Party

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: