Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Inovar ou vender: qual é o maior desafio da indústria de alimentos?

Cristina Souza de Cristina Souza
15 de agosto de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Inovar ou vender: qual é o maior desafio da indústria de alimentos?

Uma indústria tem a medida do seu sucesso a partir do seu crescimento, ou seja, quanto aumentou sua participação de mercado, quais foram as novas contas conquistadas, qual é sua posição no cenário regional, nacional ou global, o que, sem dúvida, é fundamental para a saúde da empresa.

Na indústria de alimentos, especialmente a que atende ao setor de alimentação fora do lar, isso não é diferente. A cultura de vendas é extremamente forte e cada conta conquistada é muito comemorada, já que os desafios para a aquisição de um cliente do setor também são muito grandes e passam por construir relações com distribuidores, estar próximo aos operadores, demonstrar que o seu produto realmente se encaixa/performa de maneira a entregar o melhor para aquele negócio e, claro, vencer o recall de marca dos seus concorrentes.

Mas vender mais não basta para a perpetuidade de uma indústria de alimentos. A dinâmica de consumo dos alimentos assumiu uma jornada extremamente ampla. O consumidor busca o melhor para sua saúde, está aberto a inovações, não quer impactos ao meio ambiente ou aos animais, quer soluções que despertem suas memórias afetivas, quer consumir algo inovador que ele não sabe ainda o que é, quer controlar as calorias, quer indulgência, quer que a sua decisão de compra tenha um impacto em uma pequena comunidade e quer muito mais. Como responder a tudo isso?

A indústria de alimentos, além de seguir atenta e atuante em relação às vendas e serviços agregados, precisa ser orientada à inovação. Mas não a inovação corriqueira, voltada às pequenas melhorias de embalagem e de adequação à legislação. Sim, isso é necessário, porém, só isso, não fará a diferença. A área de pesquisa & desenvolvimento das indústrias precisa de espaço e impulso para se antecipar e assegurar os lançamentos dos próximos 2, 5 ou até 10 anos.

O curto prazo e a reatividade, especialmente baseados nos movimentos da concorrência, tornam a inovação de baixo impacto e entrega a visão aos times de marketing e vendas de que é preciso combater o tempo todo (os argumentos do concorrente, as decisões dos clientes pela mudança e a fidelização dos seus canais de distribuição), gerando muita transpiração e colocando em risco o sucesso e perpetuidade antes conquistados.

Cada vez mais, acompanhamos empresas de todos os segmentos que perderam o ritmo da inovação e  simplesmente desaparecem. A inovação de impacto é a chave para o sucesso da indústria de alimentos.

Nota: Para estimular a indústria brasileira a romper com esse ciclo, nós, da Gouvêa Foodservice, estruturamos com a IBI-Tech de Israel um movimento que permite a indústrias brasileiras de todos os portes acessarem o ecossistema de foodtechs e agritechs de Israel de forma organizada e consistente. Trabalhamos para tornar o Brasil relevante na agenda dessas empresas, expor nossos desafios e receber deles as melhores soluções para vencermos as grandes batalhas do mercado.

Em conjunto com a IBI-Tech, iremos apoiar desde os desafios de redução de sódio, açúcar, gorduras saturadas sem desestruturar a formulação de nossos produtos, entender ou assumir a produção de proteínas cultivadas como uma vertical complementar aos seus negócios, democratizar a produção de leite vegetal para que ele possa ser um componente presente na própria indústria, entender como a inteligência artificial generativa pode apoiar na formulação de novos produtos, entre outros.

É um processo consultivo, imersivo, amplamente apoiado por especialistas e que não depende da nossa vontade, mas sim, da decisão da sua empresa.

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagens: Shutterstock

Postagem anterior

O problema da sua equipe pode ser você

Próxima Postagem

5àsec investe em expansão em Pernambuco e lança novo modelo de loja

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Próxima Postagem
5àsec investe em expansão em Pernambuco e lança novo modelo de loja

5àsec investe em expansão em Pernambuco e lança novo modelo de loja

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025
Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

9 de maio de 2025
Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

9 de maio de 2025
Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.