Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Varejo tem de parar de ser convencional e engajar pessoas, diz presidente da RaiaDrogasil

Antonio Carlos Pipponzi falou, junto com outros executivos, sobre cultura de doações em painel do Latam Retail Show

Marcelo Audinino de Marcelo Audinino
15 de setembro de 2021
no Destaque do dia, Latam Retail Show, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Varejo tem de parar de ser convencional e engajar pessoas, diz presidente da RaiaDrogasil

O varejo precisa parar de atuar de forma convencional e engajar clientes e colaboradores no propósito de ajudar as pessoas, afirma Antônio Carlos Pipponzi, presidente da RaiaDrogasil S.A. Durante um dos painéis do segundo dia do Latam Retail Show 2021, nesta quarta-feira (15), ele falou sobre a cultura das doações junto com outros executivos do setor. “O engajamento é a principal alavanca para gerar envolvimento social”, disse. O evento tem cobertura especial da plataforma Mercado&Consumo.

Um dos cases apresentados no painel foi justamente o da RaiaDrogasil, que implementou o conceito de micro doações em troca de cultura e entretenimento por meio da revista “Sorria”. Ao realizar as compras nas farmácias da rede, o cliente tem a opção de doar uma pequena quantia e em troca receber o exemplar daquele mês. As doações são direcionadas para o GRAACC, além de outros projetos sociais ligados à saúde.

“Temos como propósito cuidar de gente. Envolvemos nossos funcionários com o propósito de cuidar de pessoas, por meio de iniciativas que promovam interação e participação dos colaboradores”, disse , disse Pipponzi. “Uma empresa deve ter cultura e propósitos alinhados, para criar projetos e produtos que consigam impregnar nossos funcionários com as causas dela. Não é só doação, é oferecer conteúdo de qualidade que faça com que o público se identifique com a cultura empresarial.”

Varejo tem de parar de ser convencional e engajar pessoas, diz presidente da RaiaDrogasil
Exemplar da revista “Sorria”, da RaiaDrogasil

ESG no varejo e no consumo

O painel do qual Pipponzi participou fez parte do fórum “Desenvolvendo o ESG no varejo e consumo”, realizado em parceria com o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV). As ESG são um conjunto de práticas ambientais, sociais e de governança que grande parte das empresas passaram a adotar nos últimos anos. A incorporação do ESG ao modelo de negócios mostra que a companhia está se adequando ao presente e pensa no futuro e nos impactos de suas ações.

“ESG e consumo consciente não têm volta, pois as novas gerações pautam suas escolhas por meio da reputação das empresas e o que elas fazem nessa área” afirmou Roberta Faria, Co-CEO da Editora MOL. Roberta também aponta que os varejistas devem olhar para dentro e traçar estratégias que gerem impacto, com o mínimo de custos, em ações diárias que provoquem satisfação dos clientes e colaboradores.

Integrante do Conselho Roldão Atacadista, Ricardo Roldão concordou. “Todo varejista deve ter foco no cliente e em como podemos ajudar a nossa comunidade, com transparência, organização e desafio. Ele destacou, ainda, a importância de engajar os microempreendedores por meio da educação e levar conhecimento para eles. “O papel do varejista é investir em ações voltadas para as comunidades que o cercam”, disse.

O CEO da Pernambucanas, Sergio Boriello, complementou dizendo que, com o crescimento do e-commerce, o desafio é encontrar alternativas para tentar simular essa interação humana nesse ambiente. “O canal digital perde uma sensibilidade importante nessa questão. Perde-se o contato humano, que tanto no ponto de vista da Pernambucanas, quanto da causa, é necessário”, disse.

Segundo Borriello, a empresa trabalha atualmente no desafio de remontar o ambiente digital, criando uma versão nova do e-commerce com vídeos no ato de finalização da compra, por exemplo. “Entendemos que o ato da compra é capaz de provocar uma interação humana que faz falta. Estamos descobrindo a melhor forma de fazer.”

Colaborou Fábio Barros
Imagens: Reprodução/Facebook

Postagem anterior

Comissão da Câmara aprova prorrogação da desoneração da folha até 2026

Próxima Postagem

Programa da Amazon vai permitir que marcas brasileiras sejam adquiridas no exterior

Marcelo Audinino

Marcelo Audinino

Relacionados Posts

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
ESG

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo
Economia

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários
Economia

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Amazon lança entrega Prime gratuita em um dia para mais de 50 cidades

Programa da Amazon vai permitir que marcas brasileiras sejam adquiridas no exterior

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.