Impulsionado durante a pandemia de covid-19, o serviço de delivery não só permanece em alta, como é o principal responsável pelos bons números da compra de bens não duráveis – alimentos, bebidas, artigos de limpeza e itens de higiene e beleza – em locais diferentes da residência do consumidor. No primeiro semestre de 2024, o consumo fora dos lares brasileiros segue acelerado, 13,2% a mais na comparação com o mesmo período do ano anterior. Consequentemente, gerou mais ocasiões de consumo, com 23,3% mais oportunidades em relação ao primeiro semestre de 2023.
Os dados pertencem ao relatório Consumer Insights, da Kantar. Segundo o documento, o delivery é o principal responsável pelo crescimento do consumo fora de casa. Além disso, o serviço de entregas possui um papel importante, pois atrai compradores mais valiosos, que agregam mais ocasiões de compra (41 vezes, em comparação a 38 vezes do não usuário), compram de forma mais intensa (48% acima em unidades de compra) e gastam mais (78% acima em tíquete médio).
Consumo na casa de outras pessoas
De acordo com o relatório, o delivery também vem abrindo espaço para novas dinâmicas fora do lar, principalmente em relação ao consumo na casa de outras pessoas, que já é o maior em contribuição, abocanhando 39,1% de importância em unidades (aumento de 8,8 pontos percentuais no primeiro semestre).
Em coexistência com o delivery, os brasileiros dão espaço para o consumo no local – do inglês, chamado de on premise. Aqui, o crescimento está conectado às boates e baladas (4,8% em contribuição de unidades no período estudado), aos bares (2,3%) e às cafeterias (2%). Também há maior contribuição dos canais de impulso (4,6%), com destaque para barraca de praia e quiosque (1,6%) e cantinas de escola, trabalho e faculdade (1,3%).
As bebidas despontam tanto no delivery como no consumo no local. Entretanto, aparecem em momentos diferentes da jornada do consumidor. As não alcoólicas, por exemplo, são mais consumidas durante a semana, com 73% do gasto realizado entre segunda e sexta-feira. Já as alcoólicas são ingeridas principalmente aos fins de semana, sendo 48% do gasto realizado no sábado ou domingo.
“Há mais espaço para alavancar outras categorias em conjunto com as bebidas alcóolicas nos finais de semana e a estratégia de como ativar o consumidor pode ser determinante para convertê-lo. Para ser a escolha do cliente, é preciso, não somente estar disponível nos locais de consumo e no delivery, mas, com uma oferta de produto que melhor se encaixe na necessidade do consumidor, portanto, é crucial entender esta ocasião de consumo, se é um evento tradicional esportivo, ou um encontro entre familiares e amigos”, diz Lyandra Nakagawa, gerente de Contas da Kantar, divisão Worldpanel.
Meios de acesso
A escolha dos meios de acesso foi um fator decisivo para a expansão das categorias de alimentos consumidos fora de casa. No primeiro semestre de 2024, o delivery impulsionou o crescimento de aperitivos doces em 28,4%, enquanto o consumo no local contribuiu com 19,1% para salgados e 2,7% para pratos e refeições.
O relatório Consumer Insights tem a proposta de acompanhar o comportamento do brasileiro de maneira contínua, trazendo uma visão em 360 graus do consumo de bens não duráveis. Para o levantamento do primeiro semestre de 2024, a Kantar consultou seis regiões metropolitanas fora de casa (Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo) e um total de 48 milhões de brasileiros.
Imagem: Shutterstock