Banco Central faz lançamento oficial do Pix nesta segunda-feira

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e o diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução, João Manoel de Pinho de Mello, participarão às 9h30 desta segunda-feira (16) da cerimônia de lançamento do Pix.

O evento será transmitido pelo Canal do Banco Central no YouTube e contará com as participações dos convidados Ana Carla Abrão, economista e head do escritório da Oliver Wyman no Brasil, e Ronaldo Lemos, professor da Universidade Columbia e da UERJ.

O Pix é o sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central que vai funcionar 24 horas e 7 dias por semana. Ele poderá ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.

Novas possibilidades

Na última sexta-feira (13), o Banco Central informou que aumentou as possibilidades de uso do Pix para incluir contas até então não abrangidas pelas regras do pagamento instantâneo. A partir de agora, algumas novas contas de varejo poderão receber Pix.

Um exemplo são as contas de recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), cuja modalidade de conta é prevista na lei que o instituiu e não se enquadrava no regulamento do Pix.

Com a mudança, os empregadores passarão a ter o Pix como opção para o recolhimento das contribuições ao FGTS. A previsão é que essa facilidade esteja em operação a partir de janeiro de 2021, com o lançamento do FGTS Digital.

Na outra ponta, a inclusão no Pix também beneficia os empregadores, tornando mais fácil o cumprimento de suas obrigações pelas facilidades ofertadas pelo Pix.

Imagem: Bigstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: