Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Campus Party: Inovar para transformar

Momentum nº 939

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
15 de novembro de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Neste final de semana, esticado pelo feriado do 15 de novembro, a Campus Party voltou a São Paulo em sua 13ª edição, reunindo jovens conectados a tudo que envolve tecnologia e inovação.

No seu lado mais lúdico, esse foi o reencontro de muitos que estavam separados há tempos e, contingenciados pelas circunstâncias, anteciparam e atropelaram o futuro, fazendo crescer de forma exponencial o uso das redes sociais, dos games e da interação digital.

Reunidos pela vontade de evoluir e crescer, voltaram a se encontrar em um evento que é marca registrada da inovação e da paixão pela tecnologia nas suas mais diversas variantes – do bem -, trocando informações, ideias, propostas, disputando, aprendendo, ensinando e convivendo.

Reside nesses jovens, de todas as idades, campuseiros como se autodefinem, a possibilidade de precipitarmos uma transformação positiva da realidade atual do País, um dos elementos fundamentais da propulsão para a criação de um outro e mais positivo cenário.

É possível integrar à natural veia tech dos campuseiros elementos conectados ao empreendedorismo e inovação, expandindo e acelerando as bases da economia gig, que cresce de forma explosiva no mundo impulsionada pelas novas vertentes do autoemprego geradas pelo protagonismo do digital na Sociedade 5.1.

Lembrando que a Sociedade 5.1 se iniciou com o conceito da Sociedade 5.0, mas foi potencializada e reconfigurada em sua evolução pela pandemia. É uma evolução natural das sociedades em que vivemos ao longo dos tempos – dos caçadores à agrícola, à industrial, à da informação.

Na realidade brasileira, o potencial criativo e inovador de muitos jovens e sua reconhecida e crescente consciência ambiental e sustentável, além da demanda pela aceleração da transformação social, são elementos fundamentais a serem apoiados de forma direta para evitar perdermos a oportunidade de promover uma outra cidadania.

É preciso reconhecer que para gerações mais maduras o conceito de cidadania se perdeu e está presente apenas de forma difusa e pouco relevante em nossa sociedade. Por essa razão, enfrentamos inúmeros problemas na política, no convívio e na civilidade, com reflexos na corrupção endêmica, no desperdício de recursos públicos e privados e na representatividade da informalidade em nossa economia.

Canalizar essa energia transformadora existente na maior parte dos jovens conectados pela tecnologia com iniciativas como a Campus Party é algo que transcende à realização de mais um evento reunindo esse público.

É um compromisso de inconformidade com parte da realidade que precisamos mudar. É usar a energia positiva canalizada pela tecnologia para criar novos empreendedores, profissionais, técnicos e especialistas em uma das áreas mais críticas da evolução atual da sociedade: a demanda por qualificação, orientação e evolução.

O verdadeiro propósito da renovada Campus Party está muito além de um evento híbrido reunindo geeks e fissurados por tecnologia para confraternizar e celebrar sua paixão comum. Ele se mantém por meio do trabalho permanente de educação e capacitação de jovens pela tecnologia por meio do Instituto Campus Party, subvencionado pelos recursos gerados nos eventos.

Poder levar adiante esse propósito maior de inovar para transformar, ao mesmo tempo em que contribuímos para injetar um novo “ânimus” na confiança abalada pela realidade em reconstrução, deve motivar quem pensa além dos desafios do cotidiano.

Nota: Desde 2020, em plena pandemia, o Ecossistema Gouvêa é responsável pelas iniciativas dos eventos Campus Party em suas diversas modulações no Brasil.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.

Imagens:  Divulgação

Postagem anterior

Inovação é o caminho para que corporações e startups colaborem mais entre elas

Próxima Postagem

Westwing inicia plano de expansão com duas lojas físicas no Rio de Janeiro

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Westwing inicia plano de expansão com duas lojas físicas no Rio de Janeiro

Westwing inicia plano de expansão com duas lojas físicas no Rio de Janeiro

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
D-Wave lança computador quântico de 6ª geração com avanços inéditos

D-Wave lança computador quântico de 6ª geração com avanços inéditos

20 de maio de 2025
Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização

Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização

20 de maio de 2025
Pfizer compra a Global Blood Therapeutics por US$ 5,4 bilhõesPfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa 3SBio para desenvolver medicamento contra câncer

Pfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa para desenvolver medicamento contra câncer

20 de maio de 2025
My Jewellery Atelier foca na personalização de olho no novo consumidor

My Jewellery Atelier foca na personalização de olho no novo consumidor

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.