Mais de 87% dos consumidores que pretendem fazer compras na Black Friday devem gastar mais do que no ano passado. A maioria (84%) deve fazer as compras em lojas online, gastando entre R$1.000 e R$ 2.000 nas promoções. Os dados fazem parte de uma pesquisa sobre a intenção de compra dos brasileiros na Black Friday 2021, que ocorre no dia 26 de novembro.
Com a participação de mais de 350 pessoas de todo o país, a pesquisa foi realizada pela Pelando, rede social de compras com mais de 6 milhões de visitantes ao mês, que mapeia promoções em lojas online e oferece cupons de desconto.
A pesquisa também revelou que mais de 60% dos participantes já sabe o que vai comprar nesta edição, contra 38% de indecisos.
Preferências dos consumidores
Entre as prioridades dos consumidores estão preço bom (68,5%), frete grátis (12%), cupons de desconto (8,8%) e confiança na loja (5,6%). Em contrapartida, o alto custo do frete é eliminatório para 32,4% dos respondentes, seguido por loja mal avaliada ou desconhecida (28,5%), comentários negativos de outros consumidores (20,6%) e poucas condições de pagamento (8%).
Além disso, quase 70% dos entrevistados afirmaram que já começaram a se programar para a data. Amazon, Americanas e Magazine Luiza lideram a preferência de lojas dos consumidores brasileiros. Entre as categorias mais desejadas estão eletrônicos, com 71,4% de intenção de compra, itens de informática (56,9%), celulares e smartphones (38,3%) e eletrodomésticos (33%).
Imagem: ShutterStock