Entre os brasileiros com acesso à internet, 85% já fizeram compras online

Os dados são de um estudo conduzido em parceria entre o IAB Brasil e a Offerwise

Dos brasileiros com acesso à internet, 85% já realizaram alguma compra online, conforme evidenciado no estudo “Comportamento de compra online: hábitos de compra dos brasileiros na internet e sua relação com anúncios“, conduzido em parceria entre o IAB Brasil e a Offerwise. O levantamento destaca como a penetração do acesso à internet tem impulsionado o crescimento do comércio digital.

Os dados revelam que, entre aqueles que ainda não aderiram ao e-commerce, 32% não o fazem por não terem disponível nenhum método de pagamento, enquanto os desinteressados representam 31% do total, e outros 22% não confiam na internet para realizar transações.

“O estudo apresenta uma visão aprofundada do comportamento de compra dos brasileiros na internet, evidenciando, não apenas o crescimento exponencial do comércio online, mas também as preferências dos consumidores e as oportunidades para marcas em um mercado cada vez mais digitalizado”, afirma Cris Camargo, CEO do IAB Brasil.

Quase metade dos usuários (48%) afirmam adquirir mais produtos pela internet do que em lojas físicas, enquanto 28% utilizam ambos os canais de compra. Os smartphones são os dispositivos mais utilizados por 89% dos internautas para compras online, enquanto 39% preferem usar notebooks.

Quanto aos produtos mais adquiridos online, vestuário e moda (57%), produtos eletrônicos (45%), produtos de beleza e cuidados pessoais (42%) e produtos para o lar (40%) são os mais populares entre os consumidores.

Efetividade dos anúncios

O estudo também destaca que os anúncios online se mostram muito eficazes entre os consumidores, uma vez que 56% buscam mais informações sobre os produtos após terem contato com uma propaganda e 49% procuram avaliações e opiniões de outros consumidores sobre o produto. Além disso, 82% afirmam já ter comprado um produto ou adquirido um serviço após terem visto publicidade na internet.

O frete grátis (71%) e as promoções (70%) são fatores determinantes para ganhar a atenção dos compradores. No entanto, na hora de comprar, o maior impacto vem do preço (85%) e do valor do frete (80%).

“Nos últimos anos, os consumidores têm à disposição diversas opções para suas compras, como sites, aplicativos e lojas online, além de diferentes fontes de informações sobre marcas e produtos. Considerando o contexto econômico, os consumidores ainda estão apertando os cintos e preocupados em fazer o dinheiro valer mais. E, é claro, mais do que nunca, comprar online faz parte do cotidiano desses usuários, que estão cada vez mais familiarizados com as ferramentas disponíveis”, destaca Júlio Calil, diretor de Contas no Brasil da Offerwise

Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist