Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

4 lições que o super bowl ensina para empreendedores

Redação de Redação
16 de fevereiro de 2017
no Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos

O que a partida ensina para quem é dono de um negócio

A 51ª edição do Super Bowl, que impressionou os espectadores neste domingo ao mostrar uma virada protagonizada pela equipe favorita do principal campeonato de futebol americano, rende dicas valiosas para empreendedores. Mesmo diante de um cenário tão adverso, a equipe reagiu, conseguiu levar o jogo para a prorrogação e venceu o campeonato.

Veja, a seguir, quatro lições de empreendedorismo que podem ser aprendidas com a partida final de um dos campeonatos mais assistidos do mundo:

1. Em tempos adversos, arrisque

Os Patriots mostraram que muitas oportunidades podem ser perdidas quando se opta pelo caminho da inércia. O time fez jogadas poucos convencionais para reverter o resultado desfavorável. Quando fez um touchdown (movimento que consiste em passar a linha do gol sem ser barrado pelo adversário), o time poderia ter dado um chute que renderia um ponto extra, mas preferiu arriscar e tentar cruzar a linha do gol para ganhar pontos em dobro.

A estratégia deu certo. “Muitos negócios não deslancham porque o empreendedor tem medo de tomar decisões”, afirma Ivan Martinho, professor de marketing esportivo da pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Caso mantivesse sua estratégia, o time não ia conseguir vencer a partida. “Era uma corrida contra o tempo e com uma desvantagem grande de pontos. O cenário exigia uma tomada maior de risco para que a equipe conseguisse atingir o seu objetivo.”

2. Seja apaixonado, mas não emocional

Além da ampla desvantagem de pontos, o New England Patriots ainda errou uma jogada ao tentar reagir, mas ainda assim foi capaz de controlar a frustração para obter a vitória. “Só mantendo a frieza os jogadores foram capazes de encontrar a estratégia certa no final do jogo”, diz Carrer.

Em um cenário de adversidade, a inteligência emocional pode ser o diferencial no sucesso do negócio. E isso vale para toda a equipe de uma empresa. “Um erro comum entre os empreendedores é não se preparar e nem treinar sua equipe para enfrentar momentos difíceis”, diz Carrer. “É importante ter uma estratégia clara para contornar dificuldades.” Saiba mais: 10 sinais de que você tem inteligência emocional no trabalho.

3. Tenha timing

Ter apostado em ataques mais contundentes ao adversário no momento certo definiu o resultado da final do campeonato de futebol americano.

No mundo dos negócios, a estratégia pode significar buscar o timing correto para lançar um produto ou serviço, diz Rafael Teles, CEO da Ciklun. “Se o negócio não está dando certo por fatores externos, como uma concorrência forte, talvez seja melhor esperar por um momento mais favorável. No caso do Patriots, foi preciso aguardar a perda de energia do adversário para enquadrar uma estratégia vitoriosa”, afirma.

Qualquer negócio depende do timing correto. Um produto hoje pode não fazer o sucesso que faria no ano passado ou que poderia fazer no ano que vem. O empreendedor deve analisar essas possibilidades.

4. Aprenda com o fracasso

Começar perdendo, como o time vencedor do Super Bowl, exige uma reação que pode ser saudável para o negócio, diz Teles, da Ciklun. “O empreendedor é obrigado a aprimorar o negócio e parar de procrastinar. O fracasso ajuda a criar uma sustentação mais sólida para o negócio no futuro.”

Carrer, faz uma analogia da conquista de territórios do futebol americano com a conquista de mercados. “Se o concorrente é tão bom quando você, você em algum momento pode perder espaço. O segredo é perseverar para resgatá-lo, aprender com os erros e não ficar de braço cruzado.”

Fonte: Exame

Postagem anterior

Franchising brasileiro cresce 8,3% em 2016

Próxima Postagem

Como utilizar a gamificação como estratégia para o e-commerce?

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio
Varejo

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães
Supermercados

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025
Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet
Tecnologia

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

9 de maio de 2025
Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z
Tecnologia

Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

9 de maio de 2025
Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável
Tecnologia

Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

9 de maio de 2025
Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%
Varejo

Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

9 de maio de 2025
Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
Próxima Postagem

Como utilizar a gamificação como estratégia para o e-commerce?

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.