Frota de veículos elétricos deve superar 11 milhões de autos e comerciais leves no Brasil em menos de 20 anos

Estudo estima que veículos elétricos serão responsáveis por mais da metade das vendas do setor em 2040

Segundo um levantamento inédito da McKinsey & Company, a frota de automóveis e comerciais leves brasileira deve atingir 11 milhões de unidades em 2040, o que representará mais de 20% da frota circulante de veículos atual e um mercado de US$ 65 bilhões.

“Estimamos que os veículos elétricos respondam por 55% das vendas em 2040”, diz o especialista Daniele Nadalin, Senior Manager da McKinsey & Company. Segundo ele, a pesquisa identificou que o brasileiro se mostra aberto a tecnologias de mobilidade que minimizem o impacto ambiental dos deslocamentos, já que 44% dos entrevistados buscam uma alternativa sustentável para seus trajetos (contra 33% da média mundial) e 24% se consideram entusiastas da mobilidade livre de emissões (18% na média mundial).

“Nossa pesquisa identificou o brasileiro como uma população sensível a questões ambientais e para quem a sustentabilidade é um fator de decisão na compra do veículo”, diz.

Entre os gargalos para a eletrificação da frota nacional, Nadalin cita a importância da continuidade do processo educativo sobre o funcionamento desses veículos – já que ainda há muitas dúvidas dos motoristas sobre custos inerentes aos modelos, vida útil das baterias e estações de carregamento – e a necessidade de adequação da infraestrutura das cidades brasileiras. “Mesmo capitais como São Paulo e Rio de Janeiro não têm a infraestrutura de recarga necessária para atender a uma frota elétrica, principalmente, se considerarmos veículos de uso intensivo”, analisa.

Segundo Nadalin, aqueles que usam o veículo para deslocamentos mais curtos (até 30km diários), a paridade deve acontecer por volta de 2030.

Descarbonização do setor

De acordo com Ricardo Guggisberg, Presidente do IBMS – Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável, a eletrificação da frota brasileira já se consolidou como o principal caminho para a descarbonização do setor automotivo.

“A eletromobilidade já é realidade, tanto que, em 2022, os emplacamentos de automóveis e comerciais leves elétricos tiveram alta de 195% em relação ao ano anterior, com mais de 100 mil veículos eletrificados na frota circulante. Esse crescimento deve se manter acelerado pela próxima década, tanto pela chegada de novos modelos quanto pela melhoria da infraestrutura das cidades. E esta é uma das principais razões para organizarmos a 1ª edição do C-MOVE em Brasília, pois temos que envolver o governo na discussão de novas políticas públicas acerca do tema. Reunimos especialistas em suas áreas para desenhar o projeto de uma mobilidade limpa, sustentável e moderna”, afirma.

Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist