Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Lá vamos nós outra vez: 2020 com cara de 16

Luiz Alberto Marinho de Luiz Alberto Marinho
16 de abril de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
licoes-crise-economica-gestor-industrial-a-voz-da-industria

Todos nós concordamos que, do ponto de vista de consumo, os brasileiros não sairão da crise provocada pela pandemia do COVID-19 da mesma forma que entraram. No entanto, ainda são muitas as análises sobre as mudanças de comportamento que podem surgir a partir do medo da doença e dos novos hábitos adquiridos durante o isolamento social, e relativamente poucas as projeções relacionadas com a forte freada na economia provocada pela necessária paralisação das atividades em grande parte das empresas nacionais.

Nessa semana, estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas (Ibre-FGV), mostrou o tamanho do estrago que o COVID-19 pode causar na atividade econômica. Mesmo com toda a ajuda anunciada pelo governo, a massa salarial deve cair 5,2% e o desemprego pode chegar ao patamar de 17,8% no final do ano. As consequências para o consumo serão terríveis. Afinal, com menos dinheiro nas mãos dos trabalhadores e tanta gente sem emprego, a confiança também tende a despencar. A convergência desses fatores, a gente sabe, não é nada boa para o comércio.

É aí que entra 2016. A última vez que tivemos um cenário tão negativo foi justamente no auge da crise que se iniciou na segunda metade de 2014 e da qual começávamos a sair, quando fomos atropelados pela pandemia. Revisitar as ações do varejo e shopping centers e as reações dos brasileiros, naquela época, pode servir de referência para as estratégias de enfrentamento do duro período pós crise, depois que formos autorizados a reabrir as portas.

Em 2015 os resultados já tinham sido muito ruins para o varejo, com todos os segmentos apresentando queda nas vendas, com exceção de farmácia e cosméticos, que ainda conseguiram crescer 3% na comparação com 2014. Mas 2016 conseguiu ser ainda pior, com todos os setores perdendo vendas em relação ao ano anterior. De acordo com o IBGE, o desempenho do varejo restrito em 16 teve recuo de 6,2% ante 2015, com móveis e eletrodomésticos caindo 12,6% e vestuário e calçados tendo queda de 10,9%.

As reações dos consumidores na época foram as normais em tempos bicudos: passaram a privilegiar marcas mais baratas, ficaram mais sensíveis a preço e promoções, reduziram o consumo de itens não essenciais, trocaram presentes caros por lembrancinhas nas datas comemorativas. Provavelmente tudo isso voltará a fazer parte da rotina do consumo em nosso país, na reabertura do comércio, forçando os varejistas a reduzirem custos, melhorarem a produtividade, investirem em eficiência operacional e retomarem o mantra de fazer mais com menos. Além disso tudo, veremos uma ênfase ainda maior na integração dos canais, tema que entrou de vez na agenda do varejo nacional.

Do ponto de vista dos shopping centers, embora as vendas ainda tenham crescido 4% em 2016, a vacância naquele ano pulou para 4,6% – em 2015 ela havia ficado em 2,8%. Algo semelhante ou até pior pode acontecer neste segundo semestre, já que muitos lojistas não aguentarão o tranco do fechamento compulsório e outros tantos enxugarão suas operações. Na reabertura, o estímulo à conversão será prioridade, junto com o esforço para trazer clientes de volta e garantir a segurança de frequentadores e colaboradores do shopping e das lojas com medidas de higiene extremas. Provavelmente, ações promocionais dominarão o cenário.

Em resumo, eu vejo o futuro repetir o passado. Quando estávamos nos preparando para deixar para trás a crise de 2016, somos obrigados a encarar uma versão piorada dela. Há lições daquela época a serem aproveitadas hoje. Devemos resgatá-las.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Segundo presidente do IDV, não existe país sadio se as pequenas e médias empresas não estiverem bem

Próxima Postagem

Vendas no varejo dos EUA têm queda recorde de 8,7% em março

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls, consultoria de negócios ideal para apoiar a nova geração de centros comerciais.

Relacionados Posts

Conexão, ancestralidade e ingredientes do Brasil ganham espaço na alimentação
Foodservice

Conexão, ancestralidade e ingredientes do Brasil ganham espaço na alimentação

2 de junho de 2025
Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas
Artigos

Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas

2 de junho de 2025
Track&Field inaugura pop-up com TFC Food&Market em condomínio de luxo nos Jardins
Varejo

Track&Field inaugura pop-up com TFC Food&Market em condomínio de luxo em São Paulo

2 de junho de 2025
The LED combina mídia inteligente e dados para potencializar o ponto de venda
Retail Media

The LED combina mídia inteligente e dados para potencializar o ponto de venda

2 de junho de 2025
Antonio Carlos Pipponzi: "O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro"
Varejo

Antonio Carlos Pipponzi: “O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro”

1 de junho de 2025
Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita
Economia

Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita

1 de junho de 2025
Carrefour ações
Supermercados

De IPO bilionário a saída discreta, Carrefour deixa B3 com valor de mercado 44% menor

31 de maio de 2025
Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

31 de maio de 2025
Próxima Postagem
EUA anunciam fim das restrições para a entrada de brasileiros em novembro

Vendas no varejo dos EUA têm queda recorde de 8,7% em março

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

RD Saúde atinge a marca de 400 salas de vacinação e planeja 350 novas lojas neste ano

RD Saúde atinge a marca de 400 salas de vacinação e planeja 350 novas lojas neste ano

2 de junho de 2025
Comércio deve ter crescimento de 4,8% no faturamento no Dia dos Namorados

Comércio deve ter alta de 4,8% no faturamento no Dia dos Namorados, aponta FecomercioSP

2 de junho de 2025
Sanofi comprará a Blueprint Medicines por até US$ 9,5 bi para impulsionar fornecimento

Sanofi comprará a Blueprint Medicines por até US$ 9,5 bi para impulsionar fornecimento

2 de junho de 2025
Nestlé escolhe Aeroporto de Guarulhos para inaugurar a primeira loja da Ninho no mundo

Nestlé escolhe Aeroporto de Guarulhos para inaugurar a primeira loja da Ninho no mundo

2 de junho de 2025
diesel

Diesel cai 2,8% em maio em SP com tendência de queda entre os combustíveis

2 de junho de 2025
Petrobras reduz em 5,6% preços de gasolina para distribuidoras a partir da terça-feira, 3

Petrobras reduz em 5,6% preços de gasolina para distribuidoras a partir da terça-feira, 3

2 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.