Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Está na hora de olhar o copo meio cheio no varejo

Momentum nº 1.024

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
16 de julho de 2023
no Artigos
Tempo de leitura: 5 minutos
Está na hora de olhar o copo meio cheio no varejo

Nós últimos tempos tem havido uma ênfase excessiva na metade meio vazia do copo do varejo. As razões são vistas na constante cobertura das mídias convencionais, digitais e redes sociais.

Sem ignorar a realidade expressa em números e relatórios, o fato é que essa ênfase tem influenciado o comportamento do mercado acionário a partir de percepções que têm sido difundidas.

Como habitualmente acontece em movimentos dessa natureza, a tendência é que muitos percam e poucos, os mais profissionais, ganhem ao sabor dos movimentos especulativos associados a essas mudanças do humor do mercado.

A situação particular e pontual de algumas empresas mais tradicionais de varejo e a inexplicável isenção tributária concedida para grupos internacionais atuando no varejo nacional, especialmente no setor de moda popular, fazem parte do cenário do copo meio vazio.

Alguns indicadores mostram isso. O Índice Stone do Varejo mostrou queda no primeiro semestre de 3,4% sobre o mesmo período de 2022.

No caso do Índice Cielo do mês de junho, o crescimento nominal teria sido de 1,8% e o real de 0,3% sobre o mesmo mês ano passado.

O Índice da PMC – Pesquisa Mensal do Comércio – reportado pelo IBGE no mês de maio ante o mês de abril mostrou queda de 1% e essa foi a manchete principal da semana. Porém, quando considerado o varejo ampliado, a expansão real é de 3,0%.

Mas todos esses são índices que retratam o passado. O IAV/IDV, Índice Antecedente de Vendas apurado pelo IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) em maio, mostrava uma previsão de evolução positiva de 3,9% para o período junho, julho e agosto, que poderia sinalizar uma tendência de reversão do quadro geral de vendas para os meses seguintes.

A análise dos fatores potenciais determinantes desse comportamento indica essa possibilidade em termos reais. É a visão do copo meio cheio na busca do equilíbrio nessas análises do presente e do futuro e a consideração do desempenho das variáveis macro que determinam o comportamento do consumo e do varejo no Brasil.

1. Emprego

Estamos num claro processo de redução do desemprego no Brasil e os indicadores mostram uma realidade que não representa de fato o que temos no País, considerando as mudanças estruturais que têm ocorrido.

O atual nível de 8,3% de desemprego, com tendência de queda, representa importante redução sobre os 14,7% de um ano atrás e está nos menores patamares desde 2015, apenas abaixo dos 8,1% do trimestre anterior, explicado por fatores sazonais.

Na realidade o Auxílio Brasil, o auto-emprego, a geração “nem-nem,” a expansão do emprego informal e outros fatores tendem a alterar o comportamento observado dos indicadores e seria possível especular que, de fato, o desemprego já é menor do que o capturado pelos indicadores oficiais, em especial pela expansão do emprego não formal, que é de interesse individual de muitos empregados.

2. Massa salarial e renda

A massa salarial real de R$ 280,9 bilhões está entre as maiores desde 2012 e sinaliza um potencial maior de consumo com tendência de aumento nos próximos meses.

A renda real media real atual no Brasil é de R$ 2.901 e tem crescido de forma consistente nesse último ano.

3. Crédito

O período recente de pandemia fez crescer o nível de endividamento e a inadimplência das famílias. E isso é problema.

O nível de endividamento representa o total da dívida das famílias em relação à massa salarial e é atualmente de 30,8%. Se somado o endividamento habitacional, esse número aumenta para 48,5%, porém, em ambos os casos com tendência de queda

Se formos analisar o atual quadro de inadimplência pelos dados do Banco Central, que representam aquelas dívidas vencidas há mais de 90 dias, o atual índice de 4,2% é o maior desde o início de 2020, quando tivemos a pandemia, porém inferior aos patamares de 2012 e 2013.

É inegável que cresceu no Brasil o crédito ao consumo, aquele tomado pelas famílias.

Em 2013 o total desse crédito representava 25% do PIB. Atualmente, representa 35%. Cresceu e desconcentrou, porém existe muito espaço para aumentar de forma saudável o crédito ao consumo quando se considera que a média do crédito ao consumo em países emergentes em relação ao PIB é de 46% e nas economias mais desenvolvidas esse fator varia de 55%, na Espanha, a 113%, como na Austrália.

4. Confiança do consumidor

O atual nível de Confiança do Consumidor, apurado pela FGV, está em 92,3 e é o maior desde final de 2019.
Ele representa a percepção dos consumidores brasileiros sobre o momento próximo e o futuro e, quanto maior, maior será a propensão a comprar e consumir.

A Confiança do Consumidor é fortemente influenciada pela inflação geral apurada agora em junho, de 3,2% com tendência declinante, e é especialmente importante aquela percebida na alimentação.

O atual indicador de 2,9% da inflação na alimentação no domicílio mostra um comportamento distinto do mesmo período no ano passado, quando atingiu o pico de 17,5%. Na alimentação fora do lar, o índice atual de 7,14% tem comportamento estável em relação aos últimos anos. Existe forte correlação, especialmente nas classes mais baixas, entre inflação de alimentos e confiança do consumidor.

Esse conjunto de fatores –, renda, emprego, massa salarial, crédito e confiança do consumidor –, é determinante fundamental do comportamento de compra e consumo e, como se percebe, existe uma convergência que sinaliza uma perspectiva de melhoria setorial nos próximos meses que poderá ser ainda impulsionada positivamente por uma redução das taxas de juros esperada a partir de agosto.

Se formos considerar esses elementos, é razoável assumir que nos próximos meses deveremos ter um comportamento melhor das vendas e do desempenho no setor de varejo, com amplo reflexo na indústria fornecedora de bens de consumo e nos serviços financeiros associados.

E tudo isso deverá permitir uma visão mais apurada da realidade, destacando a metade cheia do copo do varejo. Com toda a cautela e isolando as situações específicas de algumas organizações, definitivamente, dá para apostar na metade cheia do copo do varejo.

Vale refletir.

Nota: Esses novos e importantes elementos que impactam a transformação do varejo e do consumo também serão apresentados e debatidos com 225 palestrantes para os mais diferentes canais, categorias, formatos e modelos de negócios do varejo e do consumo no Latam Retail Show, que terá como tema central “Back to the Future” e será realizado de 19 a 21 de setembro em São Paulo. Conheça mais clicando aqui.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagens: Shutterstock

Postagem anterior

‘Revolução verde’ começa com taxonomia, mercado de carbono e emissão de títulos sustentáveis

Próxima Postagem

Netshoes quer ir além do esporte e almeja explorar até a moda casual

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar
Artigos Mercado&Food

A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar

7 de maio de 2025
Eficiência é o novo luxo: o impacto real da Inteligência Artificial nos bastidores da moda
Artigos

Eficiência é o novo luxo: o impacto real da Inteligência Artificial nos bastidores da moda

7 de maio de 2025
Produtividade no setor de alimentação: eficiência com humanidade sustenta bons negócios
Artigos

Produtividade no setor de alimentação: eficiência com humanidade sustenta bons negócios

7 de maio de 2025
O labirinto do crescimento
Artigos

O labirinto do crescimento

6 de maio de 2025
Os serviços transformam e redesenham o varejo do futuro
Artigos

Os serviços transformam e redesenham o varejo do futuro

5 de maio de 2025
Bem-estar no centro do consumo: 10 tendências que o varejo alimentar precisa acompanhar
Artigos

Bem-estar no centro do consumo: 10 tendências que o varejo alimentar precisa acompanhar

2 de maio de 2025
Próxima Postagem
Netshoes

Netshoes quer ir além do esporte e almeja explorar até a moda casual

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.