Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Foodservice: Desafios da contratação ante ao novo momento do emprego

Cristina Souza de Cristina Souza
16 de agosto de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Taxa de rotatividade chega a 77,6% no setor de bares e restaurantes em 2023

Nunca foi fácil trabalhar no foodservice. Na produção, cozinhas quentes; no salão, bandejas pesadas e clientes exigentes.

Mas, o que faz as pessoas trabalharem por 10, 20, 30 anos ou mais no segmento? Para mim, é a paixão por servir, o espírito de hospitalidade e o compromisso em gerar conexão e “restaurar” as pessoas através das boas experiências, porque a palavra restaurante tem essa origem, alimentar-se para restaurar suas forças e energias.

Frequentamos alguns dos nossos restaurantes ou bares favoritos, muito mais do que para nos alimentarmos com o objetivo de restauração. Vamos lá por termos criado conexão com todo aquele time, com os sabores da cozinha, com os sorrisos e a atenção recebida. E nesse pós-pandemia nunca quisemos tanto isso tudo de volta.

Nos últimos meses, tenho tido muitas conversas com líderes do segmento de foodservice e somente uma marca me disse: “Eu não tenho problemas de contratação. Quando abrimos vagas, temos sempre uma ótima procura.” Essa fala é 1% e os outros 99%? A voz é: “Cris, estamos mensalmente com 10% a 15% do nosso quadro com vagas abertas. Isso impede nossa expansão. Outros dizem, nosso número é de 12% de vagas abertas, somado ao turnover sobrecarrega a equipe e prejudica a experiência do cliente.

Quem não é do segmento, talvez pense que isso acontece porque os funcionários foram demitidos na pandemia e os negócios de foodservice perderam seus talentos. A maioria fez o possível e manteve sua equipe completa, ou manteve todos os que tinham a melhor performance, assim, mantiveram os melhores, mas é preciso gente nova para atender a demanda.

Então, o que pode estar acontecendo? O fato é que o mercado de trabalho mudou, as pessoas mudaram… Home office no foodservice? Não é possível. Trabalho híbrido? Não é possível. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que o Brasil fechou o segundo trimestre deste ano com taxa de 9,3% de desempregados, então existe força de trabalho disponível.

Mas qual é o caminho para o setor preencher as vagas e reduzir o turnover?

O novo conceito de restaurante deve oferecer condições mais atraentes na produção como bancadas ergonômicas, utensílios suficientes, equipamentos de qualidade e com tecnologia avançada, ambientes agradáveis e arejados, equipe dimensionada adequadamente e um negócio que busque mais do que ganhar dinheiro, que tenha um propósito, conceito e deseje honrar ou construir uma história.

No salão, o desafio também é grande, as exigências do time de atendimento são triplicadas: a cozinha determina a forma de servir, o cliente tem expectativas altas e os donos do negócio, outras mais. Mas, como ter um time de atendimento pós-pandemia feliz, motivado, apaixonado e comprometido?

Sem dúvida, oferecendo direcionamento, treinamento, integração ao time antigo, mas, principalmente, transformando digitalmente seu modelo. Implementar ferramentas para otimização de atendimento, autonomia do cliente e, principalmente, gerenciamento de dados é fundamental.

Toda equipe deve estar atenta, mas ela precisa ser alimentada com dados para agir. Nem sempre o cliente está disposto a dizer verbalmente o que o incomodou durante seu atendimento, então, buscar informações ao final ou após a visita é fundamental, especialmente nos dias de maior estresse de público.

Recentemente, participei do Congresso Nacional da Abrasel e fui perguntada: “Se o dono do restaurante tem pouco budget, como ele deve se organizar seus investimentos em tecnologia?” Ratifico que a visão da Gouvêa Foodservice é de que cozinha e salão precisam receber investimentos em processos e em tecnologia. Na produção, o uso de locação pode ser um caminho para viabilizar e no salão a combinação de ferramentas pode dar vazão.

Evoluir as ferramentas de contratação e gestão de pessoas é fundamental. Ouvir os desejos e necessidade no trabalho, mas também para a vida dessas pessoas que movem o setor.

Na Gouvêa Foodservice acreditamos fortemente que a maior evolução da visão sobre a contratação é a criação de um horizonte de crescimento dentro do negócio como ponto chave. O colaborador quer ser o próximo presidente da rede, do grupo, quer ser gestor e, se não houver espaço para esse crescimento, é importante estimular um movimento contínuo de cultura de sucessão entre os profissionais para que ao deixar a equipe ele imediatamente tenha um sucessor.

O mercado mudou, vamos nos transformar!

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
Imagem: Divulgação

Postagem anterior

A Era das Automatizações: a importância do CRM para o marketing do seu negócio

Próxima Postagem

NBA lançará maior parque de experiências do mundo no Brasil

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda
Supermercados

Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

22 de maio de 2025
Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards
Artigos

Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

22 de maio de 2025
Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global
Gestão

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

21 de maio de 2025
Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor
Foodservice

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Próxima Postagem
NBA

NBA lançará maior parque de experiências do mundo no Brasil

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

22 de maio de 2025
Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

22 de maio de 2025
Natura, Boticário e Ambev lideram ranking de responsabilidade ESG

Natura, Boticário e Ambev lideram ranking de responsabilidade ESG

22 de maio de 2025
Botafogo Praia Shopping lança espaço de self storage e amplia oferta de serviços ao público

Botafogo Praia Shopping lança espaço de self storage e amplia oferta de serviços ao público

22 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.