Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Simplificando: Omnichannel é o E-commerce

Redação de Redação
16 de setembro de 2015
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Ricardo Michelazzo*

Confesso que há pelo menos três anos venho ouvindo sobre omnichannel, mas o que eu ouvia sempre pareceu muito complexo, então nunca fez muito sentido, já que sempre defendi e vou defender a simplicidade na maneira de fazer as coisas. E no varejo eu não poderia ser diferente. Mas, ao mesmo tempo, em que não fazia sentido, havia uma inquietação de como fazer para trazer para a loja física o mesmo dinamismo da gestão do comércio eletrônico.

Durante a concepção do evento LATAM Retail Show (que ocorreu entre 24 a 27 de agosto), tivemos a ideia de apresentar uma loja-conceito englobando design, tecnologia e um serviço top de atendimento ao cliente, nomeada de Omniera – A Loja do Futuro. Como responsável por toda tecnologia embarcada na Loja do Futuro, iniciei um desafio: como os lojistas imaginam e gostariam que fosse a sua loja?  E, tentando entender o que eles queriam, chegamos a algumas conclusões: eles querem ter acesso às informações completas de produtos, sistemas de recomendação de produtos complementares, Interfaces de interação digitais com o cliente, ferramentas de campanhas simples e fáceis, meios de pagamentos integrados, novas opções para o PDV, gestão da informação acessível e em tempo real e autonomia para o time de ponto de venda.

Analisando tudo isso, chega-se à conclusão de que o que se busca é exatamente a prática de gestão de um e-commerce, então vamos operar essa loja física em uma plataforma de e-commerce. Não iremos conseguir os resultados desejados se não usarmos este caminho.

Uma vez decidido, inicia-se a execução. Vimos que não se tratava de uma questão muito complexa, obviamente tivemos que fazer algumas integrações a mais e adaptações de artes etc. Mas vimos que a gestão da rotina dessa loja seria extremamente fácil. A loja física mudaria apenas a interface com o cliente, ou seja, ao invés de nos comunicarmos por banners no site, nossas campanhas estariam em TVs, totens, mobile do cliente e etc.

Se a loja física gostaria de ter acesso a informações completas de produtos e resenhas, onde eu possuo essa informação completinha a não ser no e-commerce? Se eu quero dar para o meu cliente opções de pagamento que não sejam o check-out da loja, o que eu faço? Moblie do cliente como forma de pagamento na loja, se eu quero mostrar para o cliente produtos relacionados ao que ele está comprando, uso a ferramenta de recomendação. O varejo quer trabalhar com gestão dinâmica de preços? Ou seja, não foi necessário desenvolver nada, simplesmente integrar em novas interfaces. Está tudo pronto.

loja

Óbvio que tivemos alguns problemas, mas no fim das contas, os prós foram maiores do que os contras. Contras que são muito comuns a qualquer implantação nova de tecnologia, mas que são pífios em relação à transformação que isso vai causar na forma de gerir o varejo. Pois nessa experiência tivemos o que é de mais valioso para um varejo – um sistema único de clientes com todo o seu histórico, não importa o canal.

Essa experiência que estou compartilhando com vocês serviu para responder o que é, de fato, omnichannel. É o emprego do e-commerce na loja física e que essa iniciativa leva os clientes a criarem as suas lojas do futuro, não futuro por conta das tecnologias super desruptivas, mas sim o futuro do varejo onde o cliente está, de fato, no centro de tudo. Afinal, tecnologia não é nada. Criatividade é tudo!

Ricardo Michelazzo (ricardo@gsecomm.com.br), CEO da GS&ECOMM.

Postagem anterior

A busca por uma gestão mais eficiente, transparente e assertiva

Próxima Postagem

Estamos em 2004 ou vamos para 2024?

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Uber e iFood fazem parceria para integrar corridas e entregas nos dois aplicativos
Economia

Uber e iFood fazem parceria para integrar corridas e entregas nos dois aplicativos

14 de maio de 2025
Supermercados defendem contrato de trabalho por hora
Supermercados

Supermercados defendem contrato de trabalho por hora

14 de maio de 2025
Varejo em alerta: consumidores voltam à inadimplência e consumo deve cair
Varejo

Varejo em alerta: consumidores voltam à inadimplência e consumo deve cair

14 de maio de 2025
Automação, otimização e personalização: saiba como será o supermercado do futuro
Supermercados

Automação, otimização e personalização: saiba como será o supermercado do futuro

14 de maio de 2025
Gamificação tem avaliação e métricas?
Artigos

Gamificação tem avaliação e métricas?

14 de maio de 2025
Asics aposta em franquias para acelerar expansão no Brasil
Franquias

Asics aposta em franquias para acelerar expansão no Brasil

14 de maio de 2025
Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo
Artigos

Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo

14 de maio de 2025
Brasileiros têm R$ 9,13 bilhões em valores a receber; veja como consultar
Economia

Brasileiros têm R$ 9,13 bilhões em valores a receber; veja como consultar

13 de maio de 2025
Próxima Postagem

Estamos em 2004 ou vamos para 2024?

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Minerva e Marfrig têm 100% de animais auditados em conformidade na Amazônia Legal

Minerva e Marfrig têm 100% de animais auditados em conformidade na Amazônia Legal

14 de maio de 2025
Uber e iFood fazem parceria para integrar corridas e entregas nos dois aplicativos

Uber e iFood fazem parceria para integrar corridas e entregas nos dois aplicativos

14 de maio de 2025
Sanofi anuncia investimento de ao menos US$ 20 bilhões nos EUA até 2030

Sanofi anuncia investimento de ao menos US$ 20 bilhões nos EUA até 2030

14 de maio de 2025
China suspende medida de Lista de Entidades Não Confiáveis para 17 empresas dos EUA

China suspende medida de Lista de Entidades Não Confiáveis para 17 empresas dos EUA

14 de maio de 2025
Burberry Group planeja demitir 1,7 mil funcionários

Burberry Group planeja demitir 1,7 mil funcionários

14 de maio de 2025
Na China, varejistas dão descontos em iPhones diante desaceleração de vendas da Apple

Na China, varejistas dão descontos em iPhones diante desaceleração de vendas da Apple

14 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.