Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Os medos do consumidor digital

Redação de Redação
16 de outubro de 2014
no Artigos, Destaque do dia, Inteligência de mercado
Tempo de leitura: 3 minutos

A GS&MD – Gouvêa de Souza finalizou recentemente mais uma etapa da pesquisa que explora o conceito do Neoconsumidor, que acontece desde 2009. O Neoconsumidor é este consumidor que já é multicanal, por definição, que incorpora rapidamente os canais digitais e que ainda tem acesso a marcas, produtos, lojas e preços em qualquer lugar do mundo.

Muitas constatações podem ser feitas a partir desta pesquisa, mas gostaríamos de ressaltar, a seguir, algumas que se mostraram especialmente importantes.

O medo de não receber o produto

Algo extremamente forte que aflorou nesta onda da pesquisa foi a diminuição do medo do consumidor em expor seus dados financeiros para comprar produtos em lojas virtuais e que sempre ponteou as barreiras do e-commerce, em contraposição ao crescimento vigoroso do medo de não receber o produto comprado.

Este medo de não receber o produto pode ser visto segundo três visões diferentes. A primeira delas diz respeito a não receber mesmo o produto, seja por eventual má fé do vendedor, ou então, por algum problema no processo, o produto não chegar às suas mãos.

A segunda refere-se a receber um produto diferente do comprado, seja outra numeração, outra cor, outro material e a terceira e última visão é o recebimento de um produto que não condiz com aquele que estava apresentado no site da loja, sob a ótica do consumidor.

Apenas neste ponto da pesquisa e referente à entrega do produto pode-se antever uma série de preocupações que, não obrigatoriamente, estão listadas dentre as prioridades dos vendedores digitais.

Combater a primeira visão do medo se refere a fortalecer-se como marca respeitável, que jamais vai deixar de honrar a entrega dos produtos vendidos. Esta talvez seja a mais fácil das iniciativas já que a quase totalidade das lojas virtuais não estão voltadas a enganar o cliente. Apesar de fácil, exige consistência na execução e no posicionamento.

Reduzir os impactos da segunda visão do medo do consumidor exige um rigor no processo logístico de liberação do pedido comprado. Processos de qualidade e compatibilização entre pedido e entrega deve ser exigida ao extremo para que o nível de serviço seja mantido em altos patamares. Os efeitos nocivos do recebimento de um pedido equivocado podem ser devastadores para a marca da loja.

Minimizar os efeitos da terceira visão do medo implica em parceria consistente entre varejo digital e indústria, no sentido de apresentar e mostrar os produtos nas lojas virtuais da melhor forma possível e da maneira mais clara para não permitir equívocos na interpretação do consumidor.

Não se poder pensar em reduzir as especificações técnicas, por sinal um dos atributos mais valorizados pelo Neoconsumidor na pesquisa, bem como não dá para ser medíocre na qualidade e quantidade de fotos e imagens dos produtos. Aplicativos que permitam o manuseio digital dos produtos de forma apurada são muito bem vistos, tais como: rotação 360 graus, vistas diversas, escala relativa na presença de outros produtos complementares, etc. incorporando na loja virtual atributos também valorizados nas lojas físicas.

Um exemplo da importância destes atributos: na loja física de material de construção, por exemplo, é ver produtos de acabamento ambientados. Banheiros e cozinhas montados, jardins representados de forma clara, equipamentos e ferramentas em ação. Isto serve também para roupas montadas em looks, pra utensílios domésticos comparados na mesma imagem e assim por diante. Esta ação é muito mais fácil de ser realizada nas lojas virtuais graças aos recursos tecnológicos disponíveis

O que fica destes aprendizados é que é preciso reverter este medo, que pode atrapalhar o crescimento previsto para os canais digitais e assumir que é fundamental rever processos que incorporem, no mínimo, estas visões.

Se a loja física mudou e muito nas últimas décadas, encontrando formatos e linguagens de diálogo com consumidores de forma a atender aquilo que esperavam, não é permitido pensar que nas lojas digitais, isto também não ocorra.

É apenas uma questão de tomar a ponta nestas orientações de forma clara, lembrando que no ambiente digital, aqueles que largam de forma consistente à frente dos demais, normalmente ocupam espaços de forma rápida e se consolidam como referências.

Por este motivo, varejistas digitais: Mãos à obra! Cada segundo perdido nestes canais pode sacrificar consideravelmente um futuro onde o custo de reconquistar um cliente perdido deverá se ampliar significativamente nos próximos anos. Bem melhor manter aqueles que, à custa também de muito investimento, conseguimos trazer para dentro da loja.

Luiz Goes, sócio sênior da GS&MD – Gouvêa de Souza e responsável pela área de Inteligência de Mercado.

Postagem anterior

O novo poder do vendedor na Era Omnichannel

Próxima Postagem

Parceria entre Tietê Shopping e Waze oferece aperitivo para motoristas

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda
Supermercados

Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

22 de maio de 2025
Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards
Artigos

Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

22 de maio de 2025
Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global
Gestão

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

21 de maio de 2025
Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor
Foodservice

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Próxima Postagem

Parceria entre Tietê Shopping e Waze oferece aperitivo para motoristas

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

22 de maio de 2025
Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

22 de maio de 2025
Natura, Boticário e Ambev lideram ranking de responsabilidade ESG

Natura, Boticário e Ambev lideram ranking de responsabilidade ESG

22 de maio de 2025
Botafogo Praia Shopping lança espaço de self storage e amplia oferta de serviços ao público

Botafogo Praia Shopping lança espaço de self storage e amplia oferta de serviços ao público

22 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.